7 dicas de ouro para você fazer sucesso na carreira de dentista

Publicado em 14/09/2020 00:00 - Atualizado em 28/04/2024 17:00

Para quem está começando a carreira de dentista, o momento tende a ser desafiador, devido às responsabilidades da profissão e ao mercado odontológico, com pessoal capacitado e especializado em diversas áreas da odontologia. Pensando nisso, este post traz 7 dicas valiosas para você ser bem-sucedido na profissão.

A seguir, você também confere por que o networking (rede de contatos profissionais), o marketing pessoal, a presença no ambiente virtual, a tecnologia, a especialização e a oportunidade de empreender no próprio negócio são oportunidades para crescer profissionalmente na clínica odontológica. Ficou curioso? Siga a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema!

Quais são os desafios da carreira profissional de dentista?

A profissão de dentista cumpre diversas funções na sociedade, ajudando pacientes a ter saúde bucal e a reconquistar a autoestima com o sorriso harmônico. No entanto, para ser bem-sucedido no trabalho, é preciso escolher uma boa formação acadêmica e manter-se atualizado, procurando especializar-se em uma área da odontologia.

Para quem está iniciando a carreira (no aprendizado teórico-prática da faculdade particular ou pública e no atendimento em consultório), a vida profissional pode exigir muitos desafios diários, mas é preciso ter dedicação, paciência e paixão pela profissão para seguir adiante.

Afinal, dedicar a sua vida a cuidar do outro, tratando disfunções ortofaciais, é gratificante, ainda mais quando se sabe que aspectos da profissão são importantes para ter êxito na clínica odontológica e na comunidade profissional.

Que aspectos são importantes para se dar bem na carreira de dentista?

O momento de iniciar uma carreira é, geralmente, desafiador para o jovem profissional, uma vez que ele começa a experimentar uma rotina totalmente nova, com diferentes responsabilidades e um cenário competitivo profissionalmente. Mas, nessa hora, alguns aspectos se sobressaem e podem ser um divisor de águas para quem deseja atuar nesse mercado.

1. Construa uma rede de contatos consistente

De maneira geral, as carreiras implicam uma rede sólida de contatos profissionais — o chamado networking —, para oferecer suporte e possibilidade de crescimento à pessoa em um ambiente competitivo de trabalho. Não seria diferente, portanto, com os dentistas, que precisam destacar-se no mercado ao começar a atender em clínicas odontológicas.

Nesse sentido, é importante contactar os colegas com quem você estudou na faculdade ou com quem já trabalhou, em clínicas odontológicas e postos de saúde, por exemplo, para crescer profissionalmente. Uma dica valiosa é montar um perfil, detalhando a sua formação acadêmica e as suas habilidades, em uma rede social profissional, como o LinkedIn, que ajuda a expandir o networking em outras cidades e regiões.

2. Invista em marketing pessoal

A dica anterior, para apostar em networking,remete a esta: investir em um marketing pessoal bem-executado. Essa ação, que tem o objetivo de promover uma pessoa a partir da imagem profissional que ela passa para o seu público, não deve ser negligenciada pelo dentista, uma vez que o plano permite que você construa uma voz de autoridade e apareça para possíveis pacientes como um profissional respeitável.

Desse modo, você pode colocar um plano de marketing pessoal em prática ao criar um perfil nas redes sociais, mas focando no objetivo de atrair mais atenção (de um público segmentado) e influenciar as pessoas certas com um conteúdo profissional e, claro, atento às novidades e tecnologias no cuidado com a saúde oral.

3. Aposte na tecnologia

O mercado da odontologia tende a ser desafiador, a cada ano, devido às novas tecnologias — seja na busca por procedimentos, seja em técnicas de tratamento ou em instrumentais odontológicos sofisticados. Por isso, um grande diferencial para quem quer êxito nessa carreira é manter-se por dentro das novidades e das ferramentas tecnológicas para o segmento.

4. Faça uma especialização

A odontologia pode ser dividida em mais de 10 áreas distintas, desde a cirurgia geral (para preservação do estado geral dos dentes e tecidos bucais) até a odontologia legal (examinação para perícia judicial), passando pela saúde coletiva (formação humanista para atendimento em postos e unidades básicas de saúde) e a odontopediatria (estudo e tratamento da saúde bucal em crianças).

Ainda que o profissional receba informações interessantes sobre essas especialidades na graduação (devido ao amplo currículo do curso de Odontologia), é necessário fazer uma especialização (pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado etc.) para dominar melhor técnicas odontológicas e conhecer profundamente assuntos ligados ao funcionamento e à estética ortofacial.

5. Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube etc.) são ambientes para uma empresa aparecer para o público segmentado. E isso não seria menos desafiador para os dentistas, que devem produzir conteúdo digital (vídeos sobre tratamentos, postagens de antes e depois de procedimentos, página sobre serviços da clínica etc.), ajudando possíveis pacientes com um acompanhamento profissional.

6. Atualize-se constantemente

Esta dica é indispensável para ter competitividade nas áreas da odontologia: não deixe de se atualizar! A ciência odontológica e o mercado de tratamento estético-funcional em saúde bucal são bastante ágeis, oferecendo, rotineiramente, novas opções para tratar doenças e disfunções orais.

A velocidade com que o segmento se empenha para oferecer um melhor atendimento aos pacientes com problemas odontológicos deve servir de motivação para o profissional buscar, sempre, conhecimento e expertise junto aos pares (outros dentistas), às empresas odontológicas e aos centros de investigação em saúde bucal, por exemplo.

7. Abra seu próprio negócio

Abrir o próprio negócio é o sonho da maior parte dos dentistas que atuam em consultório odontológico. E o motivo não poderia ser outro: empreender com responsabilidade. Dessa forma, você pode contar com uma rede de profissionais e pacientes que ajudem a montar a sua própria clínica, investindo em tratamentos atualizados e equipamentos de última geração.

Neste post, você teve acesso às melhores dicas para ser exitoso na carreira de dentista. Mas, além de seguir as recomendações — seja criando rede de contatos profissionais, seja investindo em marketing pessoal e digital, atualizando-se ou empreendendo —, você deve ter cuidado para não perder tempo e conquistar as melhores oportunidades na área.

O texto foi realmente útil para você? Então, continue informando-se sobre a área da odontologia e veja como está a empregabilidade para dentistas hoje em dia!