Afinal, Odontologia é uma boa carreira?

Publicado em 21/12/2020 00:00 - Atualizado em 22/04/2024 01:33

Odontologia é uma boa carreira e de elevada demanda no mercado, visto que trabalha diretamente na assistência básica. Sendo assim, promove a saúde bucal de clientes de todas as idades. Logo, é um atendimento é muito procurado, já que a maioria das pessoas busca esse cuidado.

Nesse sentido, a Odontologia é muito requerida. É fundamental, porém, que o especialista formado no segmento busque aperfeiçoar suas habilidades, pois a prática valoriza ainda mais seu trabalho e você consegue se destacar no mercado.

Continue a leitura e saiba por que a Odontologia é uma boa carreira!

Quais são as áreas odontológicas?

É fundamental destacar que existem várias especializações que os profissionais do ramo odontológico podem escolher. Desse modo, para que você saiba mais sobre as áreas da Odontologia, confira as principais!

Implantodontia

Esse ramo da Odontologia destaca-se pela aplicação de implantes dentários, que favorece mais qualidade de vida aos que, infelizmente, perderam um ou mais dentes. O especialista ainda é capaz de fazer exames clínicos e planejar cirurgias. Assim, ele tem mais chances de proporcionar um tratamento de forma mais completa para os pacientes.

Odontologia Estética

É um segmento que vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas buscam dentistas especializados nesse ramo para ter um sorriso mais bonito e uma excelente harmonização da face, pois a aparência interfere significativamente na autoestima de uma pessoa. Além disso, esse especialista pode atuar em outras atividades direcionadas ao bem-estar dos clientes, como:

  • facetas de porcelana;
  • cirurgias que alteram o posicionamento da gengiva;
  • clareamento dentário;
  • lentes de contato.

Odontogeriatria

A principal finalidade desse ramo é atender às exigências da terceira idade. É importante ser um dentista muito detalhista e minucioso para alcançar bons resultados com essa parcela da população. Saiba que é fundamental ter uma avaliação positiva dos pacientes.

Odontopediatria

O odontopediatra tem a missão cuidar da saúde bucal dos pequenos. Atualmente, é recorrente também o dentista que proporciona tratamento dentário para os bebês. O objetivo é evitar possíveis contratempos, oferecendo um melhor desenvolvimento para as crianças.

Ortodontia

O intuito é fazer com que os dentes fiquem mais alinhados. Assim, os profissionais buscam corrigir o problema que interfere no encaixe das arcadas, ou seja, corrigir a oclusão. Além do mais, é usado o aparelho ortodôntico para o cuidado com os pacientes, com o objetivo de deixar o sorriso mais bonito e melhorar sua saúde bucal.

Endodontia

Tem como propósito diagnosticar e prevenir problemas que afetam a estrutura interna da boca. O especialista ajuda os clientes que enfrentam dificuldades associadas a:

  • fraturas;
  • lesões na polpa e na raiz;
  • cáries mais complexas;
  • sensibilidades muito intensas.

Como está o mercado de trabalho?

O setor de Odontologia solicita do profissional muita força de vontade para conseguir alcançar o sucesso desejado. Existem muito dentistas no mercado, mas isso não quer dizer que a área está saturada, já que há diversos segmentos em que o especialista pode atuar. Logo, essa característica faz com que tenha clientes para todos.

É válido destacar que o dentista pode ter seu consultório próprio ou pode trabalhar em outros locais. Um deles, por exemplo, é a clínica particular, que pode ser criada em parceria com outros profissionais do setor odontológico.

Existem também as oportunidades de serviço em hospitais públicos e privados. Nesses ambientes, é possível exercer o serviço em unidades de pronto atendimento, unidades básicas de saúde e no Programa de Saúde da Família, mais conhecido como (PSF).

Hoje em dia, a maioria das escolas e das organizações contrata dentistas para o desenvolvimento de iniciativas direcionadas ao cuidado com a saúde bucal. Além disso, esses profissionais podem trabalhar como pesquisadores e professores nas faculdades, assim contribuindo para a capacitação de novos profissionais.

Qual a especialidade que está em alta?

É perceptível que um dentista tem a opção de se especializar em diversas áreas. Então, no momento de escolher em qual atuar, você pode levar em consideração aquela que está mais se destacando no mercado e que apresenta maior demanda.

As áreas mais promissoras nos dias de hoje são a Implantodontia e a Odontologia Estética, já que, cada vez mais, os pacientes buscam melhorar a aparência e a estética do sorriso. O maior benefício desses segmentos é que eles oferecem um ótimo retorno financeiro.

A Odontopediatria também merece destaque, pois está em alta assim como a Odontogeriatria, que atua especialmente no tratamento para idosos. Por causa do crescimento de vida da população, esse é um segmento que tende a aumentar mais ainda nos próximos anos. As áreas mais tradicionais da Odontologia, a Endodontia e a Ortodontia, também são excelentes opções e nunca deixam de ter clientes.

É mais vantajoso trabalhar em clínicas ou abrir um consultório?

As duas opções apresentam suas vantagens e desvantagens, assim você deverá analisar qual mais se adéqua às suas necessidades. Para os profissionais que têm o desejo de liderar e empreender, abrir o próprio consultório pode ser a melhor alternativa, especialmente se desejam ter mais autonomia e flexibilidade no dia a dia de trabalho.

Contudo, para investir na área odontológica, é fundamental apresentar um bom montante financeiro, pois os instrumentos necessários para montar uma clínica moderna são caros. Além do mais, você deverá pagar o aluguel e os encargos relacionados com os funcionários.

Outro aspecto que merece ser destacado é que, ao ser administrador do seu consultório, você terá mais obrigações administrativas, como gestão de pessoas, divulgação e contabilidade, o que pode diminuir seu tempo exercendo o trabalho de dentista.

O trabalho em consultório é uma alternativa mais viável para quem está começando na carreira e não apresenta condições em investir em uma clínica própria. A maior vantagem do profissional é ter clientes fixos e, com a prática e a convivência com outros dentistas do ramo, você obterá muita experiência.

Portanto, analise qual o caminho deseja seguir no ramo odontológico. O mercado oferece diversas opções, e elas estão se destacando cada vez mais no mercado. Por essa razão, busque estudar em uma boa instituição, por exemplo, a FCO. Isso ajudará muito em seu sucesso. Entenda que a Odontologia é uma excelente carreira e que muitas vezes faltam bons profissionais.

Gostou do post? Então, deixe seu comentário para sabermos o que achou do assunto!