Como usar a técnica Pomodoro para ser produtivo nos estudos?

Publicado em 26/01/2021 00:00 - Atualizado em 26/01/2024 15:49

Para ter um ótimo desempenho e se livrar das distrações, é preciso ter bastante foco e concentração nos estudos. Mas a dúvida, justamente, é como melhorar a dedicação pessoal e impulsionar a realização das tarefas, certo? Pensando nisso, este texto apresenta o que é e como aplicar a técnica Pomodoro à sua vida hoje.

Adiante, você entenderá como essa técnica, surgida na década de 1980, é cada vez mais pertinente na rotina de estudos e conferirá, também, dicas (como listar as demandas, separar um alarme e fazer as devidas pausas) para ser bem-sucedido com a aplicação dessa metodologia. Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura do artigo!

O que é e como surgiu a técnica Pomodoro?

Antes de tudo, é preciso entender que a técnica Pomodoro, palavra que, em italiano, designa o tomate e que, nesse caso, refere-se a um tipo de cronômetro (temporizador) nesse formato, propõe a divisão do tempo em blocos de 25 minutos, durante os quais a pessoa deve desenvolver uma tarefa determinada.

Em relação à história da técnica Pomodoro, podemos afirmar que ela surgiu no final do século passado, mais especificamente em 1988, quando o italiano Francisco Cirillo desenvolveu um método para fracionar o tempo, o que otimiza a dedicação e melhora a realização de tarefas, tanto no âmbito dos estudos quanto no de outras demandas.

Nesse sentido, a metodologia, que foi publicada no mais famoso livro de Cirillo, “The Pomodoro Technique”, implica uma mudança na maneira como a sociedade encara o tempo. Para a filosofia do italiano, o tempo deve ser um aliado, e não um vilão, na vida universitária ou estudantil, uma vez que ter controle sobre os minutos ou as horas pode acelerar a resolução dos objetivos e impulsionar os processos humanos.

Como funciona a técnica Pomodoro nos estudos?

Você já sabe que a técnica Pomodoro é usada para tarefas da escola ou da faculdade, mas como essa metodologia pode facilitar os seus estudos e tornar você um bom aluno? Para descobrir como aplicar esse método de gestão do tempo, siga o passo a passo:

  1. a técnica começa com a definição das principais tarefas do dia, que você pode anotar em um papel ou em uma tabela digitalizada, organizando a sua lista por prioridade;
  2. depois, é hora de partir para a resolução das tarefas, que devem ser concluídas em um “pomodoro”, isto é, em um intervalo de até 25 minutos. Lembre-se de que quem define a prioridade na entrega das atividades é você, a partir dos objetivos pessoais e estudantis;
  3. por fim, o método Pomodoro requer que você faça pausas de 5 minutos após o período de 25 minutos dedicados à resolução de uma tarefa. Ao finalizar a demanda no tempo determinado, você deve marcar um “X” no seu planejamento e partir para a próxima tarefa do dia.

Ao final, você deve se orgulhar do período dedicado à realização das demandas dos dias, entendendo como a técnica Pomodoro pode ser benéfica para melhorar a sua concentração nas tarefas, com pausas que estimulam o trabalho e adicionam o devido e merecido relaxamento, em blocos de cinco minutos, à sua rotina de estudos.

Quais são as melhores dicas para usar a técnica Pomodoro?

Para ter sucesso com a técnica Pomodoro, você deve ter atenção a algumas dicas, como programar um alarme, eliminar distrações e listar todas as tarefas que deseja fazer em um dia.

Liste as tarefas

Não há segredo: antes de partir para a resolução dos problemas, é preciso identificar o que se precisa fazer ou as tarefas que deseja cumprir. Dessa forma, comece o dia elencando as demandas mais urgentes e use critérios para hierarquizá-las, seja por grau de dificuldade, seja por ordem ou prazo de entrega.

Elimine distrações

Uma das principais aliadas da procrastinação, o ato de adiar a realização de uma tarefa ou função, é a distração. Por isso, a sugestão é identificar o que mais desvia você dos seus objetivos para aumentar a sua responsabilidade e a concentração na hora de se dedicar aos trabalhos.

Por outro lado, caso ocorra alguma interrupção no momento em que você deveria se dedicar a realizar uma tarefa, o mais indicado é anotar o que causou essa quebra do planejamento, para ajudá-lo a se concentrar melhor, evitando ações inesperadas na próxima vez.

Separe um alarme

A técnica Pomodoro funciona com base na divisão, previamente estabelecida, do tempo em blocos de 25 e cinco minutos. Assim, é importante que você conte com um alarme para seguir à risca o método, seja na realização das demandas, seja no período de pausa.

Execute as tarefas e faça pausas

Para fazer a técnica Pomodoro funcionar, você tem que manter o compromisso com o passo a passo descrito por Cirillo, isto é, deve tentar ao máximo realizar uma tarefa no bloco de 25 minutos para, no intervalo de cinco minutos seguintes, espairecer e descansar. Não pense, contudo, que eliminar as pausas tornará você mais produtivo, pois elas são essenciais para turbinar a concentração e melhorar o foco.

Analise os resultados

Ao final da rotina de estudos, você deve voltar à lista de tarefas e analisar todos os resultados, calculando em quanto tempo fez cada demanda e, se for o caso, notar se restou algum trabalho pendente. Com base nesses dados, é possível aprimorar o método e torná-lo ainda mais eficaz.

Quais recursos podem ajudar na utilização da técnica Pomodoro?

É verdade que a técnica Pomodoro nasceu a partir do uso de um temporizador, que dividia o espaço das horas em blocos de 25 minutos. Porém, você não precisa dessa ferramenta, necessariamente, para aplicar o método à sua rotina de estudos.

Caso não conte com um cronômetro, seja o aparelho específico, seja a ferramenta instalada no celular, a indicação é usar aplicativos que simulam e facilitam a aplicação da técnica.

Para testar hoje mesmo, você pode procurar nas lojas de apps e baixar as aplicações Pomello (em duas versões, de 64 e 34 bits) ou TomatoTimer (também usual para a interface do computador). Outra opção, ideal para quem usa o sistema iOS, é o aplicativo Be Focused – Focus Timer, para zerar distrações e focar o que realmente importa.

Neste texto, você aprendeu sobre a técnica Pomodoro, que impulsiona a gestão pessoal, dividindo o tempo em blocos de 25 minutos, intercalados por pausas de cinco minutos. Com essa metodologia, é possível se concentrar, evitando distrações e interrupções descabidas, o que se reflete na qualidade e na dedicação aos estudos.

Você gostou deste artigo? Se sim, continue aprendendo ou aprimorando técnicas para melhorar o seu desempenho. Veja, agora, como se concentrar e ter mais foco na vida estudantil!