Concurso público odontologia: 6 opções para dentistas

Publicado em 05/10/2020 00:00 - Atualizado em 21/11/2024 09:05

Caso a sua área de trabalho seja a Odontologia e você deseje ter estabilidade e um bom salário, é o momento de deixar o medo e as dúvidas de lado e começar a se preparar para um concurso público odontologia. Isso porque as oportunidades na área da saúde são ótimas.

Nesse sentido, é preciso destacar que, para concorrer a uma vaga no concurso na área odontológica, é necessário apresentar o diploma de nível superior do curso em uma instituição de ensino reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). Além do mais, é solicitado o registro no Conselho de Classe.

Continue a leitura e confira 6 opções de concurso público para dentistas!

Quais os concursos para a área odontológica?

Atualmente, existem vários concursos direcionados para os profissionais da área da saúde e, entre eles, para os que cursaram Odontologia. Sendo assim, confira seis oportunidades!

1. Marinha

A Marinha do Brasil publicou o edital do seu concurso direcionado para a área da saúde nos primeiros dias do mês de janeiro. Nessa oportunidade, são oferecidas 41 vagas, distribuídas da seguinte maneira:

  • 33 vagas para médicos;
  • 4 vagas para cirurgião-dentista;
  • 2 vagas para enfermeiros;
  • 2 vagas para farmacêuticos.

2. Departamento Penitenciário Nacional – Depen

O Depen lançou várias vagas nas áreas de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia e Serviço Social, sendo que os salários giram em torno de R$ 5.000. As provas estão agendadas para setembro, então, é bom ficar de olho.

3. Prefeitura Municipal de Paty dos Alferes/RJ

A Prefeitura lançou um edital que oferece diversas vagas desde o nível técnico até o superior na área da saúde. Podem concorrer a essas oportunidades os enfermeiros, os farmacêuticos, os médicos, os veterinários, os dentistas, os nutricionistas, os psicólogos, os técnicos em enfermagem, os técnicos em raio-X e os técnicos em laboratórios. 

4. Prefeitura Municipal de Bia Forte/MG

A Prefeitura está ofertando várias vagas para técnicos em enfermagem, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e farmacêuticos. As provas estão marcadas para setembro e essa é uma ótima oportunidade para quem quer ser concursado.

5. Prefeitura Municipal de Rialma/GO

A Prefeitura oferece diversas vagas para os profissionais da área da saúde, inclusive para os dentistas. Entre as outras oportunidades, podemos mencionar as vagas para enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos, auxiliares de odontólogo, agentes de combate a endemias e fiscais de vigilância sanitária. As provas estão agendadas para setembro.

6. Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos – MT

No ramo da saúde, a Prefeitura vai oferecer oportunidades para quem cursou Odontologia, Enfermagem, Medicina, Psiquiatria, Psicologia, entre outros.

Como se preparar para o concurso?

É fundamental saber como se preparar de forma eficiente para um concurso, visto que está cada dia mais acirrado. Assim, é válido lembrar que muitos deles oferecem ótimas oportunidades de estabilidade financeira. Confira como se destacar!

Tenha disciplina

É preciso que todo o cotidiano do candidato mude para que ele consiga se adaptar à nova rotina de estudo e de dedicação. Então, primeiramente, é necessário que o concurseiro elabore um planejamento, no qual serão colocadas todas as tarefas diárias e os horários de início e de finalização de cada uma delas.

Nesse plano, é preciso que seja indicado o horário para a realização de todas as tarefas. No entanto, jamais se prive da vida social e do descanso. Tire as horas suficientes para dormir e se distrair, assim, você não ficará cansado durante os estudos.

Tenha um bom local de estudos

O ambiente de estudos não é o mesmo para todos. Logo, é preciso pensar e analisar o seu comportamento. Porém, existem algumas características que um bom local de estudos precisa ter, como uma boa iluminação, ventilação e silêncio. Além disso, ele deve ser organizado e limpo. 

Adquira um bom material

Atualmente, por causa da concorrência, é impossível ser aprovado em um concurso sem gastar com alguns materiais. Você pode até iniciar com alguns disponíveis gratuitamente na internet, mas, em algum momento, terá que comprar bons livros. Saiba que, ao estudar somente pela internet, você corre o risco de usar materiais desatualizados.

Desse modo, é fundamental que você procure por conteúdos recentes e direcionados para a sua área de atuação. É fundamental que eles também tragam exercícios para treino. É indicado, ainda, refazer as provas dos concursos antigos, já que, desse modo, você adquire confiança e se familiariza com o modelo da abordagem da banca que prepara a prova.

Organize o estudo

O concurseiro deve saber quais as estratégias de estudo que facilitam o seu aprendizado e a boa absorção do conteúdo. Assim, ele poderá programar uma rotina eficiente, com horários estabelecidos para cada conteúdo e, em seguida, marcar em uma planilha as disciplinas já vistas para evitar repetição.

Não se esqueça de ficar de olho no edital, pois ele consiste em uma ótima fonte de orientação para a matéria a ser estudada e serve também para ter uma noção de quais conteúdos têm mais relevância na nota e assim por diante. Nesse sentido, quando o edital do concurso for aberto, lembre-se de focar os conteúdos que estão sendo abordados e veja também os antigos para direcionar os seus estudos.

Quais são os conteúdos que mais caem no concurso de Odontologia?

O primeiro passo para ser aprovado em um concurso é compreender que há diferentes tipos de conteúdos na área odontológica que podem ser cobrados nas provas. Dessa forma, é preciso que você fique atento aos temas de conhecimentos gerais e aos específicos da área.

Na parte de conhecimentos gerais, geralmente, são cobrados Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Atualidades. Já nos conteúdos específicos, as bancas podem cobrar:

  • Periodontia: doenças e condições periodontais;
  • reabilitação oral e oclusão: anatomia funcional, etiologia dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório; tratamentos dos distúrbios funcionais do sistema mastigatório e terapia oclusal;
  • Dentística;
  • materiais dentários;
  • Imaginologia;
  • radiologia odontológica;
  • anatomia de pescoço e cabeça;
  • cirurgia oral: cirurgia oral menor e traumatologia;
  • legislação aplicada ao SUS;
  • Odontopediatria;
  • saúde pública e epidemiologia, entre outras.

Portanto, existem diversas opções de concurso público odontologia. Sendo assim, é preciso estudar e seguir as dicas mencionadas para conseguir a aprovação. Compreenda que, nos dias de hoje, o concurso é uma ótima opção para quem deseja alcançar uma estabilidade financeira. Tente adequar as suas atividades diárias aos seus estudos e, assim, você alcançará ótimos resultados nas provas.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros importantes assuntos!