Experiência profissional: guia completo para adquirir na sua área

Publicado em 13/01/2021 00:00 - Atualizado em 03/05/2024 15:53

Atualmente, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, para garantir uma vaga no segmento almejado, não basta apenas ter uma formação de qualidade. A experiência na área é um diferencial que melhora o currículo e torna o profissional mais atrativo para as organizações.

Um bom currículo é formado não apenas de habilidades técnicas, mas também de prática, isto é, experiências profissionais. A união desses fatores é fundamental para gerar novas oportunidades de trabalho, melhorar os ganhos financeiros e, sobretudo, para a sua satisfação profissional e para o crescimento na carreira.

Nesse sentido, é importante desenvolver novas competências ao buscar outras oportunidades para ser um candidato ainda mais completo. Para que você saiba mais sobre o assunto, desenvolvemos um guia acerca da experiência profissional, destacando como adquirir essa prática na sua área de atuação. Leia o artigo e confira!

Qual a importância de ter experiência profissional?

Sem dúvida, o nível de conhecimento e a formação adequada são dois fatores essenciais para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. Todavia, apenas essas qualificações não são suficientes para obter uma vaga, haja vista a exigência da maioria das empresas com relação à experiência na área.

A necessidade de experiência, muitas vezes, indica que o candidato sabe lidar com as diferentes imposições de uma atividade específica, como é o caso do trabalho em equipe. Para as empresas, as pessoas que passaram por experiências profissionais diferentes sabem como reagir em contextos distintos, além de terem o conhecimento necessário para determinadas atividades. 

Outro aspecto que justifica a importância da experiência profissional é o fato de desenvolver conhecimentos práticos. A universidade capacita os alunos para conhecer a área de atuação e ampliar as habilidades. Porém, é no trabalho que tudo isso é colocado em prática, impulsionando ainda mais a evolução profissional.

Acumular experiências é uma maneira de aumentar as suas oportunidades de emprego e de produzir novos conhecimentos, além de, obviamente, permitir alcançar salários e ocupações melhores. Além disso, é a possibilidade de determinar a escolha da carreira e o segmento com mais facilidade. 

Por que o mercado exige experiência profissional?

De modo geral, podemos dizer que as organizações costumam exigir um tempo de experiência profissional por causa da postura transmitida no ambiente de trabalho. Essa conduta está associada a conseguir encarar as atividades com seriedade e profissionalismo, saber agir apropriadamente, lidar com a hierarquia, entre outros fatores.

Além do mais, a experiência contribui para aumentar a motivação na carreira, porque quando o profissional não consegue atuar na sua área, ele tende a se sentir frustrado, prejudicando o ânimo nas atividades laborais. Por isso, a prática é importante para aqueles que desejam se destacar e atingir uma posição relevante no mercado.

Vale ressaltar, no entanto, que, muitas vezes, a experiência exigida pelas empresas é o maior impedimento para que os profissionais consigam sobressair e garantir um cargo de interesse. No entanto, existe uma norma trabalhista, a Lei n°11.644, de 2008, que proíbe o empregador de exigir do candidato ao emprego uma experiência prévia por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade. 

Quais os desafios?

No atual cenário de crise econômica e de poucas oportunidades, conquistar um espaço no mercado de trabalho é um desafio cada vez maior. Além disso, a falta de experiência e de qualificação profissional dificulta bastante a obtenção de um emprego.

Conquistar o primeiro estágio ou trabalho sem experiência, sem dúvida, é um dos grandes obstáculos previstos no mercado. Isso porque as empresas a consideram uma comprovação das suas competências para o cargo e costumam valorizar mais esse conhecimento na prática do que as formações teóricas. 

Outro aspecto que vale a pena destacar é a dificuldade de melhoria quando não se busca evolução pessoal e novas habilidades. Muitos profissionais acabam se acomodando com o tempo e deixam de se qualificar, perdendo espaço para aqueles que buscam novas experiências e diferenciais.

Dessa forma, é preciso investir no seu aperfeiçoamento e no desenvolvimento para estar sempre atualizado e preparado, o que é altamente valorizado pelos contratantes atuais. Entretanto, não se esqueça de que, mesmo que você não tenha experiência formal, trabalhando de fato na área, existem outros tipos de bagagens que são valorizadas. 

Além disso, apresentar às empresas um currículo ruim, somente explicitando o período trabalhado, pode fazê-lo perder grandes propostas. Isso porque as informações objetivas ajudam a garantir bons resultados no negócio.

Dessa forma, é preciso detalhar as aptidões conquistadas durante a carreira e indicar como poderiam contribuir para a sua performance na função. Para cada experiência profissional de trabalho escolhida, especifique as atividades realizadas no decorrer dos anos. Esse é um passo relevante, uma vez que, por meio dele, é possível demonstrar os conhecimentos adquiridos e que podem contribuir para os resultados da companhia.

Como adquirir experiência profissional?

Apesar dos desafios apresentados, lembre-se de que é possível driblá-los no início da carreira para adquirir a sua experiência profissional. Para isso, seja proativo e, principalmente, saiba valorizar as suas habilidades.

Quer dicas de como conseguir experiência profissional? A seguir, saiba o que fazer, sobretudo durante a vida acadêmica!

Tenha um bom networking

O famoso networking diz respeito à rede de contatos que os profissionais precisam desenvolver, especialmente durante a faculdade. Afinal, as chances de conseguir um emprego e, consequentemente, mais experiência na área aumentam quando você conhece profissionais experientes e relevantes no seu campo, pois eles podem fazer indicações em contextos específicos.

Nesse caso, é importante participar de palestras, seminários, workshops, congressos e demais eventos para estabelecer conexões, que, em geral, podem mudar o rumo da sua carreira futura.

Faça estágios

Diante de um mercado de trabalho concorrido, os estágios podem ser um grande diferencial para se destacar em meio a tantos concorrentes. As oportunidades são diversas e sempre existem habilidades para serem adquiridas.

Embora o estágio não seja obrigatório em alguns períodos dos cursos, vale a pena se candidatar para aqueles que têm vagas na área que você estuda. Isso porque, além de contribuir para o seu aprendizado e melhorar o seu currículo, essa oportunidade ajuda a adquirir experiência profissional. Se houver um bom desempenho, também é possível ter chances de conseguir o seu primeiro emprego na empresa em que estagiou.

 

Trabalhe na faculdade

Os trabalhos na faculdade são sempre uma boa opção para adquirir experiência. É possível trabalhar em cargos administrativos, na secretaria do curso ou em algum departamento específico que tenha a ver com a carreira que você almeja seguir, considerando sempre as suas habilidades e os interesses pessoais.

Além disso, as atividades de monitoria também representam uma ótima opção se você for muito bom em alguma matéria. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que se adquire conhecimento, é possível aproveitar para fazer o networking na faculdade e ganhar uma bolsa de auxílio. 

Realize serviços voluntários

De modo geral, o trabalho voluntário é avaliado como um grande diferencial dos candidatos pelas empresas. Esse tipo de experiência significa que a pessoa tem comprometimento, interesse concreto pelo setor e capacidade de colaboração, além de proatividade e um bom relacionamento interpessoal.

Vale lembrar que diversas instituições de ensino oferecem essas oportunidades, tornando-se uma opção viável de crescimento. Além de permitir que seja adquirida mais experiência, esse trabalho facilita a busca por uma vaga futura, ajuda a criar uma forte rede de contatos e, o mais importante, mostra um perfil mais altruísta, que se preocupa mais com o seu desenvolvimento do que com um salário alto.

Participe de um projeto de pesquisa

Mesmo fora do mercado de trabalho, outra maneira de adquirir experiência profissional é aproveitando o que a faculdade tem a oferecer além das aulas. Os cursos superiores são formados por três pilares: ensino, pesquisa e projetos de extensão.

Nesse contexto, o estudante aprende, realiza pesquisas e aplica os seus conhecimentos de maneira prática na comunidade por meio de projetos que atendem ao público externo. Os projetos de pesquisa possibilitam que o estudante vivencie a rotina de trabalho da sua área de estudos para conquistar as competências essenciais. Isso pode ser interessante para quem pretende ter uma carreira acadêmica.

Matricule-se em aulas práticas

Uma ótima alternativa para incrementar o seu currículo é se matricular em aulas praticas no seu tempo livre, priorizando uma trajetória profissional que faça sentido em termos de especialização.

Não deixe também de aproveitar a oportunidade para sanar dúvidas com os professores dessas matérias. Isso porque ser um bom aluno e manter uma relação próxima com os docentes é uma estratégia importante para garantir indicações de estágio e empregos futuramente.

Faça cursos online

Nem sempre a capacitação precisa ser realizada do modo tradicional, por meio de cursos presenciais. Hoje em dia, a oferta de cursos online tornou-se cada vez maior, sobretudo devido à evolução da tecnologia e à flexibilidade de acesso. Por isso, uma boa alternativa para adquirir mais conhecimento na sua área e se capacitar para o mercado de trabalho é realizar cursos na modalidade de ensino a distância.

Além de ter um formato mais dinâmico, o curso online permite que o aluno tenha mais autonomia e organização. Isso garante mais credibilidade no currículo, deixando o profissional à frente dos concorrentes.

Elabore um bom currículo

Por último, mas não menos importante: esforce-se para estruturar um currículo perfeito. Esse instrumento, certamente, é uma das formas mais eficazes de ser visto pelas empresas e de demonstrar competência para assumir a vaga desejada.

Se você ainda não tem boas experiências, busque vagas que sejam adequadas ao seu perfil e coloque em prática todas as dicas anteriores. Mesmo que seja um momento difícil, deixe claro para as empresas por que você merece uma chance.

Um currículo bem elaborado pode ser um diferencial. Nele, é possível apresentar as suas habilidades, as preferências e até mesmo as práticas acadêmicas e profissionais. Mantenha tudo organizado em ordem cronológica, seja o mais objetivo possível e surpreenda o recrutador.

Como a instituição de ensino pode ajudar?

A fase acadêmica pode ser determinante para adquirir experiência profissional. Afinal, a faculdade é um ambiente cheio de oportunidades, mas que poucas pessoas sabem explorar nesse aspecto.

Portanto, se os seus planos envolvem conseguir boas experiências para planejar uma carreira de sucesso profissional, considere a ajuda que a universidade oferece. Ter uma formação de qualidade é uma condição para se destacar no mercado de trabalho e conquistar vantagens.

É crucial, também, avaliar a qualidade da instituição escolhida para estudar. A equipe de professores e dos demais profissionais deve ser atualizada e ter uma experiência de destaque no mercado, porque, assim, garantirá os requisitos necessários para auxiliar os alunos a desenvolverem novas habilidades — muito úteis em sua carreira futura.

Acima de tudo, esteja sempre atento às novidades da sua área, às discussões do mercado de trabalho e às inovações tecnológicas dos setores, para, assim, aproveitar cada oportunidade de se aprimorar.

Quais as opções oferecidas pela FCO?

Agora que você já conhece a importância da experiência profissional e como adquiri-la, que tal descobrir quais são as opções oferecidas pela Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO)?

O papel da FCO vai muito além de oferecer ensino e estrutura de qualidade, metodologias inovadoras e professores altamente qualificados. Os estudantes têm muito suporte na profissão por meio de estratégias que ajudam a prepará-los para experiências de trabalho, como os projetos de extensão e de iniciação científica e os programas de estágio em Odontologia.

A faculdade acredita que a experiência e os conhecimentos adquiridos diferenciam os profissionais. Em virtude disso, proporcionamos aos alunos uma formação com métodos inovadores, como forma de torná-los diferenciados no mercado de trabalho.

Além disso, estimulamos o envolvimento e o desenvolvimento das pessoas, pois acreditamos na capacidade que elas apresentam de evoluírem com excelência a partir da qualidade da formação e da orientação.

Em síntese, como vimos, a experiência profissional é imprescindível para o mercado de trabalho, sendo uma maneira de se destacar e de garantir ótimas oportunidades. Desse modo, vale a pena buscar estratégias para alcançar novos conhecimentos e habilidades e se preparar para crescer na carreira.

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre a FCO? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer os melhores serviços oferecidos pela nossa instituição. Basta acessar o nosso site!