Como atuar em Odontologia Clínica? Descubra agora!

Publicado em 24/01/2022 00:00 - Atualizado em 15/01/2025 12:38

É fato que exercer alguma função na área da saúde é uma ótima opção para quem gosta de cuidar com pessoas e pretende encontrar emprego com mais facilidade, visto que a demanda nesse segmento é bem grande. Diante disso, a odontologia clínica que, por sua vez é um setor ligado a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas bucais tem crescido muito nos últimos anos e oferece múltiplas opções de atuação.

Desse modo, caso você se interesse em ser um dentista e deseja se especializar nessa área, saiba que o clínico geral tem como principal ofício o atendimento primários dos seus pacientes, em caso mais graves você precisa encaminhar o indivíduo com urgência para o profissional da área específica a fim de que a saúde bucal do cliente não seja comprometida.

Está gostando do post? Prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!

O que é a Odontologia Clínica?

No curso de odontologia, o acadêmico estuda de maneira intensa e detalhada a saúde dos dentes, da boca e dos ossos da face com o intuito de descobrir possíveis problemas de saúde bucal, como é o caso de gengivite, periodontite e retração gengival. Logo, os estudantes começam a desenvolver técnicas e aprender sobre os tratamentos para solucionar os danos causados por esses problemas.

O profissional da odontologia clínica é responsável por dar o diagnóstico e instruir o paciente sobre os cuidados que precisa ter com a sua arcada dentária. A ideia é trabalhar a prevenção desde o bebê até o idoso. Um dos principais procedimentos efetuados pelo clínico geral são: raspagem de tártaro, remoção de cáries, atendimentos de urgência e aplicação de flúor.

Quais as funções do dentista clínico?

A odontologia clínica é uma especialidade que está integralmente voltada para o atendimento inicial do cliente. Diante disso, o clínico geral faz a primeira avaliação no paciente, analisando com cautela as condições dos dentes, gengivas e mucosas bucais para detectar alguma anormalidade.

Após a avaliação inicial, alguns procedimentos talvez precisem ser realizados por esse profissional, como é o caso da extração de dentes, pequenas restaurações, ajustes e polimentos de restauração e profilaxia. Por fim, em alguns casos mais complexos esse dentista pode realizar também radiografias para que o diagnóstico tenha precisão.

Qual a importância do dentista clínico?

É de conhecimento de boa parte da população que o corpo humano só consegue se desenvolver bem caso o organismos esteja em perfeita harmonia com o restante dos órgãos. Diante disso, a boca que é uma das principais partes da nossa estrutura física e precisa ser bem cuidada, afinal, é por meio dela que nos alimentamos, respiramos e sorrimos.

Nesse sentido, o profissional responsável por estudar e tratar todo o sistema que envolve a região bucal é o dentista clínico, pois ele atua de maneira primordial, encaminhando para outros profissionais, caso o paciente tenha alguma complicação. Mas se o problema for de pequena proporção, ele mesmo pode tratar para gerar bem-estar e tranquilidade ao paciente.

O que é preciso para atuar nessa área odontológica?

As diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia afirmam que, após a graduação, o cirurgião-dentista se forma como generalista e tem um conhecimento prévio de todas as áreas. Então, caso você deseje atuar nesse segmento basta se inscrever no Conselho Regional do estado em que mora.

Quando o acadêmico está prestes a se formar, se ele ainda não sabe ao certo qual rumo da odontologia deve seguir, pode trabalhar em clínicas, atendendo os pacientes de forma geral para saber se sente bem nesse campo. Porém, muitos profissionais preferem fazer uma especialização para trabalhar em um setor mais específico, já que o curso oferece aos seus discentes um grande um leque de opções de atuação.

Quais as principais características da Odontologia Clínica?

Por ser um campo vasto, e a cada dia mais promissor, a odontologia oferece à população maior bem-estar e qualidade de vida, pois ajuda as pessoas a manterem uma saúde bucal por meio do alinhamento dos dentes, uma higienização precisa e tratamentos menos complexos. Listamos abaixo algumas das suas principais características!

Realização de procedimentos comuns

Certamente, alguma vez na vida você já passou por um dentista clínico geral e fez alguns tratamentos básicos, como a remoção de cáries e tártaros, restauração de dentes e aplicação de flúor a fim de impedir o desgaste da arcada dentária. Além disso, os clínicos podem atender situações de emergência e dar as orientações básicas aos seus clientes.

Amplo campo de atuação

Esse segmento da saúde costuma ser repleto de boas oportunidades de trabalho, isso se deve ao fato de os procedimentos realizados pelos clínicos gerais fazerem parte da rotina de cuidados com a saúde bucal em clínicas, escolas e empresas. Logo, nesse semento é mais fácil se destacar e encontrar um emprego do que em outras especialidades.

Manutenção da saúde bucal

Esses profissionais ajudam e orientam os seus pacientes sobre o uso correto do fio dental e ensinam de maneira paciente e calma como as crianças devem fazer a escovação e maneira certa dos movimentos.

Para além disso, o dentista clínico é um dos profissionais que precisam ser visitados pelo menos uma vez ao ano, seja por bebês, crianças ou idosos, tendo em vista que, se qualquer problema for detectado em seu início, a pessoa poderá evitar dores e desconfortos futuramente.

Por que escolher uma boa faculdade?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a odontologia clínica, o que é, a sua importância e as suas principais formas de atuação, e tem interesse em cursar odontologia, busque por instituições de ensino que possam oferecer uma formação qualificada.

Quando se trata de escolher uma universidade para começar os estudos, todo cuidado é pouco, afinal, é preciso pesquisar e saber mais sobre as origens da faculdade, se é reconhecida pelo MEC e se a equipe de professores é competente.

FCO é uma faculdade referência nesse segmento e conta com uma equipe estruturada e especializada para te ajudar a se destacar no mercado de trabalho.

Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook Instagram!