Estágio em Odontologia: conheça os programas da FCO

Publicado em 19/10/2020 00:00 - Atualizado em 01/11/2024 13:56

Durante a faculdade, novas experiências estão ao alcance do estudante todos os dias. Portanto, é muito importante ir além do conhecimento adquirido em sala de aula, buscando aliar teoria e prática da maneira mais complementar possível. Conseguir um estágio, por exemplo, representa um grande passo no começo da carreira.

Aqui, vamos nos ater em especial à área dos dentistas. Capaz de aperfeiçoar técnicas e proporcionar desafios ainda não encontrados, o estágio em Odontologia é uma das etapas de maior relevância dos anos de graduação.

Para garantir um conteúdo completo, trazemos, a seguir, informações sobre a atualidade do mercado de estágios, por meio da entrevista com Michelle Pimenta Oliveira, Coordenadora de Estágios, Atividades e Projetos Acadêmicos da Faculdade de Ciências Odontológicas — FCO. Confira!

Como encontrar o estágio ideal?

Dar os primeiros passos na profissão escolhida para o seu futuro é motivo de muita comemoração. Afinal de contas, esse momento significa impactos não apenas na vida profissional, mas também no âmbito pessoal.

Pouco antes do estopim da pandemia de coronavírus, o mercado de estágio estava em alta. E mesmo com a natural queda por conta da Covid-19, há expectativa de reaquecimento do setor para o segundo semestre de 2020.

Ciente do cenário econômico, então vale a pena ficar por dentro de algumas das principais dicas para encontrar o estágio ideal:

  • verifique as habilidades a serem desenvolvidas ao longo do período;
  • entre em contato com funcionários ou ex-estagiários em busca de informações;
  • analise bem as questões de logística, envolvendo transporte e distâncias;
  • informe-se a respeito da legislação vigente;
  • jamais deixe sua vida acadêmica em segundo plano, ou seja, concilie estágio e faculdade.

Quais são os programas de estágio na FCO?

Agora que você já viu um panorama geral sobre o mercado, além de sugestões para procurar uma vaga, é hora de conhecer as opções da FCO para estágio em Odontologia. Basicamente, a instituição busca entregar ao aluno a melhor combinação entre teoria e prática, conforme ressalta a coordenadora Michelle.

”Desde o segundo período, os estudantes já realizam estágios supervisionados por dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS). Existe um acompanhamento nessas atividades de educação e saúde, sensibilizando, em especial, crianças e adolescentes nas escolas públicas do nosso município (Montes Claros) sobre a necessidade da manutenção de hábitos saudáveis”, diz ela.

Na FCO, portanto, os programas de estágio acontecem em unidades do SUS ligadas à Prefeitura e, mais adiante no curso, em clínicas da própria instituição. Isso incentiva o transporte do conhecimento teórico para a prática.

De que forma funcionam os programas?

Michelle Oliveira nos explica: ”eles começam na disciplina de saúde coletiva, com os acadêmicos já se envolvendo com a saúde familiar e compreendendo diversas realidades sociais, culturais e econômicas distintas, de acordo com a população que atendem”.

Na FCO, cerca de seis estudantes vão até uma unidade de saúde, sempre acompanhados por dentistas da Prefeitura de Montes Claros. Lá, acontecem atividades preventivas promocionais, e, a partir do terceiro período da graduação, os alunos também atuam no SUS, com foco no diagnóstico de doenças periodontais.

Entram em cena, segundo Michelle, pesquisas clínicas sobre saúde bucal, incluindo levantamentos epidemiológicos. No semestre seguinte, o quarto, os graduandos iniciam nas chamadas clínicas articuladas, que englobam várias disciplinas ao mesmo tempo, promovendo atendimentos aos pacientes.

O que os alunos fazem no estágio?

Nas clínicas articuladas, os estudantes são estimulados a colocar na prática uma série de coisas, como:

  • restaurações;
  • extrações dentárias;
  • tratamento preventivos de ortodontia, sobretudo em crianças;
  • colocação de próteses e dentaduras;
  • clareamentos;
  • raspagens;
  • cirurgias;
  • tratamento de canal;
  • diagnósticos de lesões de boca etc.

A coordenadora aponta para a visão macro trabalhada nos programas de estágio em Odontologia da FCO. O paciente é analisado de modo humanizado, ou seja, a realidade social de onde ele vem faz toda a diferença no tratamento. No tópico seguinte, abordamos mais a fundo essa questão.

Quais são os diferenciais da FCO?

Na FCO, de acordo com Michelle, o fortalecimento de um senso de humanidade é o principal objetivo da formação. Afinal, enquanto trabalha nas unidades do SUS, o aluno precisa aprender a lidar com toda uma equipe em busca do mesmo ideal: o bem-estar do paciente.

Além do estímulo a qualidades relacionadas ao relacionamento interpessoal, o estudante da FCO lida dia a dia com a necessidade de respeitar horários de saída e chegada. A consequência desse incentivo é justamente o entendimento das dores do paciente, desenvolvendo profissionais muito mais humanos.

”A principal vantagem é a aplicação da teoria na prática em um cenário amplo, envolvendo SUS, feiras em locais públicos e clínicas. A FCO ainda não oferece estágios extracurriculares, mas estamos em processo de finalização de acordos para disponibilizar essa nova atração, o que vai ajudar ainda mais os graduandos”, destaca Michelle.

Como se candidatar a uma vaga? Existe um perfil ideal?

A responsável pelo setor de Estágios, Atividades e Projetos Acadêmicos da FCO explica que, por não haver estágio extracurricular, basta estar matriculado para começar a partir do segundo período no SUS e, do quarto semestre, na clínica.

Segundo ela, não há requisitos, exceto, é claro, dos valores fundamentais: responsabilidade, comprometimento e disciplina. Para tirar o maior proveito possível dos estágios, o aluno deve marcar presença constante, também visando a auxiliar os colegas e garantir o máximo de aprendizado ao próprio alcance.

Na FCO, ainda vale mencionar, os estágios não têm duração específica. Na verdade, eles vão do segundo período até o último. No décimo, aliás, as tarefas são marcadas pela realização de atividades integralmente clínicas, de atendimento odontológico dentro do SUS.

Proatividade, responsabilidade, disciplina e senso de humanidade figuram, portanto, entre os principais benefícios do estágio em Odontologia da FCO. Conforme observamos ao longo do texto, todos esses valores são aliados ao conhecimento teórico e prático, buscando a formação de dentistas bem-sucedidos, comprometidos e com olhar holístico ao paciente.

E aí, curtiu o post? Se você tem interesse em saber mais a respeito do que a FCO pode oferecer, aproveite a visita ao blog e entre em contato com a nossa equipe: estamos à sua disposição para sanar qualquer dúvida!