Instrumentais odontológicos: saiba mais sobre o que é o projeto P.A.I

Publicado em 14/05/2020 00:00 - Atualizado em 07/05/2024 22:13

A criação de programas, como os financiamentos estudantis e as bolsas de estudo, facilitou o acesso ao ensino superior, em especial para os cursos com custo mais alto, como Medicina e Odontologia. No entanto, ainda é preciso que o estudante se preocupe com o material para realizar o curso, como é o caso dos instrumentais odontológicos.

Assim, mesmo que a mensalidade seja mais acessível ou o estudante faça o curso de graça, ele ainda tem outras despesas. Por isso, muitos acabam desistindo da faculdade por não conseguir bancá-la, e foi a partir desse problema que a FCO desenvolveu o projeto P.A.I.

Para compreender o que é esse programa, conversamos com a coordenadora pedagógica da FCO, Patrícia Helena Costa Mendes. Continue lendo para entender como o projeto funciona, quem pode participar e por que ele é tão importante para os estudantes de Odontologia.

O que é o projeto P.A.I., desenvolvido pela FCO?

Os cursos de uma faculdade não envolvem somente a mensalidade. O estudante também tem outras despesas, que são com a sua alimentação, com o transporte, com os livros e os materiais que utilizará nas aulas práticas. Isso não é diferente com o curso de Odontologia.

Para facilitar o dia a dia de estudos dos graduandos, a FCO (Faculdade de Ciências Odontológicas) desenvolveu, em setembro de 2018, o projeto P.A.I. (Programa de Aquisição de Instrumentais), concebido por seu Núcleo Docente Estruturante (NDE).

O intuito do projeto é facilitar, aos estudantes, o acesso a todos os instrumentais odontológicos de que eles precisam. Desse modo, podem desenvolver as suas atividades laboratoriais e clínicas enquanto estiverem em curso.

Os instrumentais são emprestados para os estudantes diariamente de acordo com a programação das aulas. Então, além do conhecimento, a FCO oferece, para seus alunos, todos os mecanismos para que deem continuidade ao processo de aprendizado e formação.

Qual a importância desse projeto para os estudantes de Odontologia?

Conforme citamos, o ingresso no ensino superior, mesmo em cursos com um custo mais alto, está mais fácil atualmente em função de determinados programas, como o ProUni e o FIES. No entanto, alguns alunos que conseguem dar início à graduação por meio desses programas, muitas vezes, precisam interromper os estudos por não conseguirem arcar com os custos dos materiais.

Segundo Patrícia Helena Costa Mendes, “A ideia surgiu ao identificar, entre nossos estudantes, dificuldade financeira para adquirir instrumentais odontológicos e por ser esse fato o principal motivo de evasão de estudantes nos cursos de Odontologia”.

Sendo assim, o Projeto de Aquisição de Instrumentais Odontológicos é fundamental para que os estudantes consigam realizar as atividades práticas do curso sem a necessidade de investir em materiais próprios.

É válido ressaltar que a prática é um momento fundamental no curso de Odontologia, uma vez que o aluno precisa dessa formação para estar bem preparado para o mercado. Daí a necessidade indispensável de ter os instrumentais odontológicos.

O projeto surgiu como uma solução inovadora para atender aos alunos, permitindo concluírem a sua formação. Além disso, é uma tranquilidade para eles e para suas famílias, pois não é preciso fazer investimentos que poderiam comprometer suas finanças.

Como o Projeto de Aquisição de Instrumentais funciona?

O Projeto de Aquisição de Instrumentais Odontológicos funciona de uma forma muito simples. De acordo com Patrícia Helena, a FCO adquiriu cerca de 3.400 instrumentais clínicos de 94 diferentes especificações. Eles foram organizados em kits específicos, somando cerca de 45 unidades de cada.

O empréstimo é feito por dia conforme o planejamento da aula. No caso das atividades laboratoriais, ou seja, pré-clínicas, o próprio professor faz a solicitação da reserva dos kits para o auxiliar clínico. No caso do atendimento clínico, a solicitação é feita pelo estudante com o preenchimento de um formulário e de acordo com o planejamento integral do paciente.

Antes do empréstimo, todos os kits são conferidos e, depois da sua utilização, devem ser feitas a lavagem deles e a devolução para o auxiliar clínico. No ato, ele também faz a conferência para verificar se os instrumentais estão corretos e conservados.

Segundo a coordenadora pedagógica da FCO, o programa tem funcionado muito bem e gerado satisfação entre os professores, os alunos, os seus familiares e os funcionários. Além disso, muitos estudantes solicitaram transferências para a instituição em função desse diferencial, que permite cursar Odontologia de uma forma mais tranquila em relação aos custos.

Quem pode participar do Programa de Aquisição de Instrumentais?

Outro grande atrativo do Projeto de Aquisição de Instrumentais é o fato de que não existe nenhuma distinção entre os estudantes. Ou seja, qualquer um deles pode fazer o empréstimo do material, não importando, por exemplo, se é um aluno mensalista beneficiário de programas de financiamento e bolsas.

A Patrícia nos explicou que todos os estudantes são beneficiados, que não há necessidade de fazer um cadastro prévio e que não existe qualquer tipo de critério de seleção. Portanto, todo estudante matriculado no curso tem o direito de utilizar os kits disponibilizados pela instituição.

O P.A.I. também não é exclusivo para um determinado semestre. Com isso, o empréstimo dos instrumentais odontológicos está à disposição dos estudantes durante todo o curso. Sempre que eles precisarem ou que o professor fizer a solicitação para disciplinas clínicas ou laboratoriais, é possível recorrer ao benefício.

Mais um diferencial que a FCO alcançou com o projeto é o fato de não haver qualquer custo adicional à mensalidade para quem participa do programa.

O estudante não paga a mais pela graduação por desfrutar desse benefício porque, segundo Patrícia Helena, “com base nos princípios éticos e humanistas preconizados pela proposta pedagógica do curso de Odontologia para o perfil do seu egresso, cabe à instituição identificar os empecilhos apresentados pelos estudantes que possam comprometer suas atividades acadêmicas”.

Então, a FCO tem a preocupação e o comprometimento de garantir, aos seus alunos, todas as condições e os recursos necessários para desenvolverem a sua formação profissional. “Almejamos que nossos alunos tenham tranquilidade durante sua trajetória acadêmica e que se sintam motivados e apoiados pela instituição”, esclareceu Patrícia.

O Projeto de Aquisição de Instrumentais Odontológicos (P.A.I.) é mais uma prova do comprometimento da FCO com seus alunos. Assim, possibilita, para eles, uma formação completa, sem a preocupação de adquirir materiais nesse momento, podendo focar somente aquilo que mais interessa: o seu aprendizado para atuar como um profissional competente.

Quer saber mais sobre essa e sobre outras vantagens oferecidas pela FCO? Então, entre em contato conosco para conhecer o nosso método de trabalho!