O que é odontopediatria e qual a função desse profissional?

Publicado em 10/01/2022 00:00 - Atualizado em 16/04/2024 16:06

É verdade que a Odontologia é a área do conhecimento que estuda e cuida do sistema que compreende o crânio, a face, a cavidade bucal e o pescoço. Devido à grande complexidade dessas partes do corpo humano, a ciência odontológica se divide em subáreas, que especificam a carreira de dentista. Pensando nisso, este conteúdo apresenta o que é odontopediatria.

A seguir, você entende, também, como funciona a área da odontopediatria na Odontologia e descobre quais são as principais funções desse profissional, dedicado à saúde bucal das crianças. Ao final, o artigo mostra qual é o perfil profissional do odontopediatra e resume como o estudante pode notar afinidades com essa área da ciência odontológica.

Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Afinal, o que é a odontopediatria?

A odontopediatria é um dos principais ramos da Odontologia, visto que se dedica ao diagnóstico, à prevenção e ao controle de problemas bucais em bebês e crianças. Dessa forma, o odontopediatra ajuda a manter a dentição original dos pacientes, ensinando os pequenos e os seus responsáveis a preservarem os elementos dentários.

Qual é a diferença entre odontopediatria e odontohebiatria?

Respondendo à questão, a odontopediatria é a área da ciência odontológica que se dedica a estudar e a tratar doenças bucais em pacientes com 0 a 11 anos de idade. Por outro lado, a odontohebiatria é uma especialização da Odontologia para o diagnóstico e o tratamento da estrutura dentária de adolescentes.

Qual é a importância da odontopediatria?

O odontopediatra, sem dúvidas, tem um grande desafio profissional: preservar a saúde bucal infantil! Essa tarefa é bastante importante para o desenvolvimento de hábitos orais saudáveis, uma vez que o paciente cresce com o acompanhamento do cirurgião-dentista e percebe, desde cedo, que a boca cumpre funções essenciais para o organismo.

Ao mesmo tempo, manter um acompanhamento odontológico desde a infância ajuda a identificar precocemente cárie e problemas ortodônticos (no crescimento e no desenvolvimento da dentição, por exemplo), podendo o paciente tratar as disfunções e manter uma boa saúde dental.

Quais são as principais funções do odontopediatra?

Até aqui, você entendeu o que é e qual a importância da odontopediatria na sociedade. Mas a dúvida que fica é em relação às atribuições desse profissional, não é mesmo? Então, listamos as principais funções do cirurgião-dentista especializado em saúde bucal das crianças. Veja a seguir!

Educar crianças e cuidadores

Uma das principais funções do odontopediatra é auxiliar os cuidadores, sejam pais, mães e outros responsáveis, na higienização bucal das crianças. A depender da idade do paciente, o profissional deve explicar, também, para o pequeno como limpar os próprios dentes a fim de evitar complicações na arcada dentária.

Realizar a manutenção da saúde bucal

A função pedagógica do odontopediatra é de extrema importância para o desenvolvimento da saúde bucal das crianças. No entanto, o profissional deve, também, examinar a arcada e manter as estruturas dentárias, realizando intervenções quando houver alguma disfunção na boca dos pacientes.

Esse cuidado evita que os problemas comprometam o funcionamento e a estética bucal das crianças, pois, muitas vezes, os pacientes apresentam disfunções odontológicas na infância que, sem o devido acompanhamento e tratamento clínico, evoluem para graves doenças orais na fase adulta.

Colocar aparelho ortodôntico

Muitas crianças apresentam problemas ortodônticos, principalmente quando os dentinhos não têm espaço suficiente na arcada, o que leva ao encavalamento dentário, por exemplo, comprometendo as funções e a aparência da boca. Para evitar essa e outras disfunções, o odontopediatra deve analisar a cavidade e indicar, caso seja necessário, o uso de aparelho ortodôntico.

Após o diagnóstico e a indicação de tratamento, o profissional odontopediatra pode colocar o aparelho ortodôntico no paciente infantil, realizando a manutenção constante das peças e verificando se a movimentação dentária (processo de harmonização do sorriso) está ocorrendo conforme o planejamento odontológico.

Prevenir e tratar cáries

Cárie é uma das disfunções que mais danificam a estrutura dentária das crianças. O problema é causado pela proliferação de bactérias na boca, alimentando-se de restos de alimento e produzindo um ácido que destrói a parte interna e externa dos dentes.

Com o devido acompanhamento, a criança avaliada pelo odontopediatra consegue ter um diagnóstico rápido da cárie, devendo o profissional remover as impurezas da boca e restaurar a saúde bucal do paciente infantil.

Qual é o perfil profissional do odontopediatra?

De maneira geral, o cirurgião-dentista deve ter uma série de qualidades para conseguir atender às demandas dos pacientes e cumprir o seu papel social. Para você ter ideia, o profissional deve ser humanista, gostar de cuidar das pessoas, ter muita concentração e, claro, ser muito atento aos detalhes, uma vez que os procedimentos exigem muita técnica do especialista.

Igualmente, o odontopediatra — após a graduação em Odontologia, precisa realizar cursos e formações complementares para se especializar em saúde bucal infantil — deve ter muita concentração e paciência para examinar os pequenos no consultório, explicando para eles, de uma maneira lúdica, como melhorar a escovação e reduzir os danos na boca, por exemplo.

O odontopediatra também deve deixar as crianças confortáveis com os tratamentos odontológicos, apresentando-lhes a importância de manter os dentes saudáveis e apaziguando possíveis medos dos pequenos com os aparelhos odontológicos.

Como saber se tem afinidade por essa área da Odontologia?

Ao longo da formação acadêmica e prática em Odontologia, o estudante é apresentado a uma série de saberes que aprofundam o conhecimento sobre anatomia e saúde bucal humana. Nesse processo, é importante se envolver com as disciplinas, observando quais despertam mais atenção e são mais desafiadoras na vida universitária.

Assim, o bom aluno consegue observar algumas capacidades para lidar com as diversas áreas da Odontologia e pode, após a conclusão da graduação, realizar uma especialização, mestrado e doutorado em alguma de sua preferência.

Neste conteúdo, você entendeu o que é odontopediatria e qual é a função desse importante profissional em uma clínica odontológica. Mas, para aprimorar o conhecimento e se especializar na subárea, é preciso investir, antes, em uma ótima faculdade de Odontologia, onde o estudante aprende sobre as diversas temáticas ligadas à saúde bucal humana e se desenvolver enquanto profissional.

Gostou do texto? Se sim, continue se informando sobre a Odontologia. Veja, agora, como é a carreira de dentista!