Odontologia legal: veja agora como atuar nessa área

Publicado em 26/01/2022 00:00 - Atualizado em 22/04/2024 15:27

É fato que, a cada dia que passa, os profissionais buscam se especializar para aumentar seu leque de opções na hora da contratação ou de prestar um concurso público, afinal, quanto mais bem instruído o indivíduo é, mais ele é reconhecido e valorizado. Nesse sentido, a odontologia legal tem sido uma alternativa para diversos dentistas que buscam realizar novos trabalhos fora dos consultórios.

Somado a isso, essa especialidade está em ascensão e tem chamado a atenção de vários profissionais da Odontologia, visto que esse ofício é amplo pois não trabalha somente no setor criminal, mas também em perícias trabalhistas e fiscalização de conselhos.

Está gostando do conteúdo? Prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades!

O que é a odontologia legal?

Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), essa área da saúde está diretamente relacionada à pesquisa de fenômenos físicos, químicos e biológicos que, de alguma maneira, afetam o ser humano — morto ou vivo —, resultando em lesões parciais que podem ou não serem reversíveis.

Além disso, a odontologia legal é conhecida como uma área aplicada a diversos conhecimentos que, por sua vez, são adquiridos ao longo da graduação, como é o caso de radiologia, odontopediatria e ortodontia.

Como surgiu a odontologia legal?

A atuação nesse setor odontológico surgiu em Paris, em 1897, quando um incêndio em um bazar muito movimentado e frequentado por pessoas de alta patente, onde ocorriam leilões beneficentes, resultou em centenas de mortos, e muitos deles ficaram sem identificação. 

Logo após essa tragédia, um cônsul chamado Albert Hans sugeriu que fizesse uma comparação da arcada dentária das vítimas. Assim, com os tratamentos odontológicos registrados pelos cirurgiões da época, o resultado foi de aproximadamente 90% de identificação dos indivíduos atingidos. 

Quais as principais competências dessa especialização?

Para fazer parte dessa área da Odontologia, o dentista precisa ter algumas competências específicas para que o trabalho seja desenvolvido de maneira segura, ou seja, é preciso que todos esses ensinamentos sejam adquiridos durante a graduação, a pós-graduação e os cursos de aperfeiçoamento.

Logo, ao odontolegista cabem as seguintes aptidões:

  • identificação humana;
  • perícia em foro civil e criminal;
  • traumatologia odonto-legal;
  • elaboração de laudos, relatórios e atestados;
  • perícia logística no vivo e no morto;
  • tanatologia forense.

Quais as principais características da odontologia legal?

Geralmente, os dentistas legais trabalham em conjunto com médicos legistas, policiais e toxicologistas. Então, a principal característica que marca essa especialização é que, nos casos de morte, o profissional comparece à autópsia e tira fotos, faz as devidas medidas cranianas e radiografias dos restos mortais. Logo, essas amostras coletadas são comparadas com os indivíduos desaparecidos, assim a ossada pode ser identificada.

Porém, existem situações bem mais complexas, por exemplo, nos casos em que marcas de mordidas são verificadas no corpo de uma determinada pessoa suspeita de um crime, em alimentos e chicletes, e o dentista usa o mesmo aparato para tentar determinar ou excluir fontes desses ferimentos. Logo, o profissional precisa ser rápido, observador e não descartar nenhuma hipótese durante o processo de investigação.

O que faz um dentista legal?

É preciso destacar que esse profissional desempenha diversas atividades, como a identificação dos restos mortais que por algum motivo não foram detectados usando apenas o reconhecimento facial, verificação de corpos em massa, como no caso de acidentes em massa, envolvendo aviões e ônibus.

Além disso, cabe a esse profissional estimar a idade dos restos mortais encontrados, testemunhar em casos de negligência odontológica, fazer perícias nas áreas administrativas e trabalhistas e realizar tanatologia forense, que, por sua vez, é uma ramo da ciência que explica todos os eventos relacionados a uma determinada morte.

A perícia criminal, por exemplo, é uma das áreas mais visadas da ontologia, visto que os filmes e os noticiários dão muita visibilidade a esse segmento, além de ser um setor com os melhores salários.

Desse modo, os dentistas que almejam fazer parte desse grupo de dentistas legais precisam conhecer de maneira detalhada as funções desse ofício, realizar a graduação em Odontologia, fazer uma especialização nessa área e ser aprovado no concurso público. Logo, vale a pena investir nessa carreira, afinal, os lugares de atuação são amplos, como na prestação de serviços aos ministérios públicos e demais órgãos.

Qual a média salarial de um dentista legal?

Reconhecimento perante a sociedade e estabilidade financeira são o sonho de qualquer profissional, afinal, o investimento que as pessoas fazem em graduação e cursos de especialização é esperando o retorno futuro.

Desse modo, partindo dessa ideia, de acordo com o site Glassdoor, o salário do odontologista legal pode chegar a R$ 8.078 se for concursado, porém é claro que existem oscilações nesse valor, tudo depende de como está a situação financeira do País. Além disso, é importante pontuar que os odontolegistas recebem um dos salários mais altos do setor de Odontologia.

Os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) pesquisou 31 profissionais dessa área que trabalham 33 horas semanais e descobriu que a média salarial deles é de aproximadamente R$ 4.097,67. Logo, vale a pena se qualificar e atuar nessa área, afinal, o setor da saúde sempre precisa de colaboradores especializados.

Dessa maneira, o primeiro passo a ser tomado é ter a certeza de que você quer seguir essa área e tem vocação para isso. Logo, é importante pesquisar bem as possibilidades e encontrar o caminho que mais se encaixe com a sua personalidade. Leia conteúdos, faça pesquisas com colegas e se prepare financeiramente para este investimento.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre a odontologia legal, suas características, a média salarial e as principais formas de atuação dos odontolegistas, na hora de fazer sua especialização busque centros educacionais qualificados e que sejam referência no mercado odontológico. Logo, você conseguirá se destacar na profissão e, por consequência, obterá prestígio e visibilidade na sociedade.

Gostou do conteúdo? Então, não perca tempo e aproveite para ler mais sobre a carreira em Odontologia!