Quais são as 9 principais áreas da Odontologia? Conheça aqui!

Publicado em 03/08/2020 00:00 - Atualizado em 21/11/2024 10:31

Optar por uma profissão envolve vários aspectos, por isso, é comum que o estudante esqueça um deles: levar em consideração as áreas de atuação no mercado de trabalho da carreira escolhida. Nesse sentido, a Odontologia é uma área que leva vantagem em relação a muitas outras, pelas várias possibilidades de atuação que o ramo apresenta.

Neste texto, por exemplo, você verá quais são as principais áreas da Odontologia e conhecerá seus aspectos para começar a pensar em qual área seguir na carreira. Confira!

1. Clínica Geral

A primeira área citada é a mais conhecida da Odontologia. Antes de falar sobre ela, convém mencionar que todo profissional já sai da faculdade como cirurgião-dentista. Assim, o formando será cirurgião-dentista clínico geral. Ele está capacitado a realizar limpeza dentária, observar a saúde bucal de dentes, gengivas e céu da boca, tratar cáries, fazer aplicação de flúor, entre outros procedimentos. 

Como esse profissional deve ser procurado periodicamente — em geral, a cada seis meses — para limpeza e observação de cada dente em busca de cáries ou outros problemas bucais, o mercado de trabalho é sempre muito receptivo. O dentista clínico geral pode abrir seu próprio consultório ou trabalhar em clínicas de outros dentistas.

2. Odontopediatria

Na especialidade Odontopediatria, o dentista trata da saúde bucal das crianças. Sua função primordial é buscar preservar a dentição de leite para ajudar na mastigação e no desenvolvimento da fala — o que pode influenciar o equilíbrio emocional e a autoestima da criança, podendo evitar, inclusive, casos de bullying.

O odontopediatra ainda atua na observação da posição dos dentes para prever se haverá espaço para o nascimento dos dentes do siso, que ocorre após os 16 anos. Ele ainda verifica se a criança pode precisar usar aparelho para que os dentes permanentes nasçam na posição correta. Em caso dessa desconfiança, ele encaminha a criança ou o pré-adolescente a um ortodontista.

Para lidar com pacientes tão jovens, que ainda não sabem o que acontecerá naquele “lugar tão diferente”, é necessário ter uma boa dose de paciência e calma, pois enquanto há crianças muito receptivas, outras já chegam ao consultório cheias de medo.

3. Ortodontia

Enfim, chegamos à área citada duas vezes anteriormente. O ortodontista é procurado por pacientes que precisam usar aparelhos ortodônticos para corrigir a posição dos dentes de uma ou das duas arcadas dentárias. Na infância, os aparelhos móveis são os mais comuns. Já na adolescência e na idade adulta, os mais usados são os tradicionais aparelhos fixos.

Ao analisar o histórico médico e dentário da pessoa, além de realizar exames clínicos, o ortodontista consegue definir qual é o melhor tratamento ortodôntico para cada caso. Esse profissional ainda trabalha com a prevenção dos problemas relacionados ao posicionamento dos dentes. Ou seja, com as formas de prevenir a necessidade do uso de aparelho no futuro.

4. Periodontia

Outra das principais áreas da Odontologia é a Periodontia. Esse especialista cuida da saúde das gengivas e dos ossos nos quais os dentes estão inseridos. Em seu dia a dia, o periodontista realiza:

  • raspagens nos dentes;
  • cirurgias;
  • demais procedimentos ao redor do dente.

Essa área é muito importante dentro da Odontologia, pois, sem a adequada atenção, essas doenças afetam importantes estruturas bucais e podem provocar inflamações e infecções bacterianas. O mercado de trabalho para o periodontista está em alta, sobretudo em terapia periodontal, utilização de biomateriais e cirurgias reconstrutivas.

5. Endodontia

Você já precisou fazer um tratamento de canal? Então, você já tratou, ao menos, um dente com um endodontista. Isso porque Endodontia é a especialidade que trata dos problemas das polpas dentárias e da raiz dos dentes. Ou seja, ainda que não seja necessário tratar o canal, esse profissional avalia a gravidade das doenças do nervo e da raiz dental, que podem ocorrer por traumas, fraturas ou cáries profundas.

Esse é um ramo fundamental da Odontologia, pois, se não tratados, esses problemas causam muitas dores e o paciente pode desenvolver infecções que podem atingir não só a boca, mas outros órgãos do corpo, em especial o coração (endocardite infecciosa).

6. Prótese (reabilitação oral)

Procura por uma especialização em uma área promissora? Então você precisa conhecer a área da reabilitação oral. Trata-se de uma especialidade dedicada a uma série de tratamentos focados em restaurar a saúde bucal do paciente e sua estética, através da inserção de prótese.

Com a busca incessante das pessoas pela estética, se especializar em técnicas de reabilitação oral pode ser muito promissor para a carreira de um dentista.

7. Saúde Coletiva

Nessa área, o dentista se aprofunda na formação humanista e tem, como campo de atuação, planos de saúde e cooperativas, bem como participa de programas de assistência social em unidades básicas e postos de saúde.

Trata-se de um ramo muito promissor. Além disso, a atuação desses profissionais da Odontologia é tida como uma das mais importantes com relação à prevenção e em termos sociais.

8. Odontologia Estética

Também conhecida como Odontologia Restauradora, essa especialidade trabalha com a vaidade dos pacientes. Além de restaurarem a forma e, assim, devolverem a função dos dentes, os dentistas estetas melhoram o sorriso dos pacientes. Para isso, os profissionais contam com:

  • o uso do Botox® (toxina botulínica) para atenuar o sorriso gengival;
  • o uso de resinas para restaurações estéticas;
  • as lentes de contato dental;
  • as facetas de porcelana;
  • o clareamento dental;
  • os peelings gengivais.

Além de deixar o sorriso mais bonito, a Odontologia Estética ainda colabora para a melhora da autoestima do paciente, pois é capaz de deixar face e lábios com aparência mais equilibrada e harmoniosa.

9. Odontologia Legal

Trata-se de uma especialidade pouco conhecida, pois é uma das mais recentes da Odontologia. Justamente por isso, essa área tem carência de profissionais, o que a torna muito promissora. Nesse ramo, o dentista elabora laudos e emite pareceres técnicos ao solicitar exames e fazer perícias forenses, uma função muito requisitada.

Com seu trabalho, ele usa seus conhecimentos na identificação de cadáveres por meio da arcada dentária. Outras funções são a análise de marcas de mordidas em uma investigação criminal e a identificação da faixa etária da pessoa que faleceu.

Nosso conteúdo mostrou a você que, atualmente, a Odontologia não se preocupa somente em tratar dos dentes. Agora, tudo o que se relaciona à saúde e à beleza bucal importa, desde devolver a função até melhorar a qualidade de vida da pessoa e a sua autoestima.

E então, o que achou das nove áreas da Odontologia apresentadas? Agora, queremos saber se você pretende cursar ou já está cursando Odontologia e se já se decidiu por qual ramo seguir. Deixe seu comentário!