Quais são os 14 principais livros de odontologia que você deve ler? Confira aqui

Publicado em 21/04/2021 00:00 - Atualizado em 24/12/2024 14:52

A grande parte dos cursos de Odontologia prepara os futuros profissionais para quase todos os desafios da profissão, exceto para a administração de um consultório. A verdade, porém, é que o especialista precisa saber um pouco a respeito de liderança, finanças, marketing e sucesso.

Para saber mais a respeito do assunto, alguns autores produziram importantes livros para ajudar no crescimento pessoal e na ampliação dos seus conhecimentos a respeito de empreendedorismo de uma forma positiva e saudável. Continue a leitura e saiba quais são os 14 principais livros de Odontologia que você deve ler!

Quais são os 14 livros de Odontologia essenciais para o dentista?

1. O Livro do Dentista

O Livro do Dentista foi produzido por Daniel Korytnicki, um uruguaio. Nessa obra, ele narra sua própria história com o intuito de reduzir o medo dos pacientes do famoso “motorzinho”. Para isso, o escritor mescla a licença poética a respeito da história da Odontologia com ótimas ilustrações, sendo uma boa maneira de redescobrir a profissão do cirurgião-dentista sob um aspecto lúdico e ingênuo.

2. Como Conversar com Qualquer Pessoa

Um dos pré-requisitos para um bom dentista é saber se comunicar com seus pacientes. Essa característica pode interferir na eficácia do tratamento, na qualidade dos serviços oferecidos, na recorrência das consultas e na propaganda de indicação.

Nessa obra da especialista em comunicação interpessoal Leil Lowndes, são abordados 92 truques desenvolvidos a partir de seus estudos para conseguir o sucesso nos relacionamentos profissionais e pessoais.

Leil Lowndes ressalta que ninguém chega ao sucesso sozinho, e, para se destacar, é preciso saber se comunicar com outras pessoas de forma satisfatória. Logo, é fundamental manter uma comunicação saudável com outros profissionais.

3. Seu Cliente Pode Pagar Mais

Diversos dentistas têm receio de estar cobrando um valor pelo seu serviço além do que o paciente consegue pagar. Então, a fim de se tornar mais acessíveis para o público-alvo, eles flexibilizam seus preços. Porém, ao fazerem isso, acabam desvalorizando o próprio trabalho.

Nesse sentido, saiba que a obra de Ian Brooks trata da diferença de preços oferecidos e de como, mesmo com valores tão “pouco acessíveis”, os serviços caros são os mais adquiridos. O escritor ainda apresenta a interferência que os descontos podem causar no seu faturamento.

4. A Nova Lógica do Sucesso

A Nova Lógica do Sucesso foi escrito por Roberto Shinyashiki e aborda a invisibilidade profissional, ou seja, quando o profissional trabalha bastante, dá o sangue todas as horas do dia e não consegue chegar a seus objetivos. Além disso, pode acontecer de os colegas de profissão que não trabalham com a mesma eficácia serem promovidos e ganharem muito mais.

Esse é o desafio da Carla, que, com 29 anos, estava com a vida profissional parada e não se sentia bem na organização em que trabalhava, visto que tinha a impressão de que nada que fazia era capaz de transformar sua realidade. Após uma crise intensa, ela se depara com quatro lições que podem afastar qualquer profissional do fracasso.

5. Se Disney Administrasse seu Hospital

Assim como as empresas Disney, os hospitais e as clínicas são organizações que não devem perder o foco na compaixão e no encantamento das pessoas. Por essa razão, o escritor Fred Lee traçou vários paralelos entre os dois tipos de empreendimento.

O autor juntou sua experiência como executivo em hospitais e uma viagem pelas organizações Disney para deixar claro como é possível mudar a prestação de serviço em uma experiência mais saudável e agradável.

6. Empresas Feitas para Vencer

O livro de Jim Collins deixa claro como grandes empresas conseguem crescer com o decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser colocado no DNA de uma instituição desde o seu começo.

O escritor mostra exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura, visto que qualquer negócio precisa estar ciente das mudanças que acontecem no decorrer do tempo.

7. Marketing e Vendas para Dentistas

Neste livro de Odontologia, a autora, Heloísa Borges, oferece mais que teoria a respeito de marketing. Com sua experiência na área, ela construiu um livro indispensável para os profissionais que desejam abrir ou aumentar suas clínicas, alcançando seus objetivos com sucesso.

Caso você deseje se destacar no mercado, essa obra é uma ótima opção para conseguir traçar estratégias eficientes. Afinal, como o mercado está cada vez mais concorrido, é importante buscar ações para se diferenciar da concorrência.

8. Nasce um Empreendedor

Muitos brasileiros gostariam de abrir uma empresa própria. O sonho de empreender domina a nova geração pelo desejo de deixar sua marca no mundo, pela vontade de construir uma organização líder ou, simplesmente, pela vontade de não ter um chefe.

Assim, Bob Wollheim e Donny Nuccio deixam claro, em sua obra, por onde começar e como se preparar para essa nova fase. Para isso, eles reúnem os mais influentes empreendedores do país para passar dicas e depoimentos para quem deseja encarar o universo do empreendedorismo.

9. Sonho Grande

A obra Sonho Grande, de Cristiane Correa, faz um relato dos bastidores da trajetória de três empreendedores que conseguiram ter sucesso profissional, erguendo o maior império da história do capitalismo brasileiro. Tudo isso foi alcançado de forma discreta, pois o desejo dos empreendedores era ficar longe dos holofotes. Para chegar lá, o livro mostra como eles precisaram de simplicidade e da procura incessante pela redução de gastos.

10. O Monge e o Executivo

Não dá para dizer que esse seja um livro de Odontologia, mas a obra de James Hunter, lançada em 1998, continua muito atual para qualquer empreendedor. Isso, porque ela conta a história de um executivo que vai para um mosteiro cristão ficar alguns dias em contato com um monge, em busca de dar um novo sentido à sua caminha. No lugar, ele descobre os princípios de ser um verdadeiro líder.

11. O Poder do Fracasso

A obra de Sarah Lewis consiste em uma forma de mudar como entendemos a criatividade e a conquista da excelência. Para produzir esse sucesso, a escritora lança uma nova ideia a respeito da necessidade de ter tentativas frustradas e do poder motivador que a não vitória tem.

A autora aborda uma teoria do que realmente significa falhar e de como o fracasso é determinante para alcançar o sucesso almejado. A escritora determina, ainda, o perfil de diversas pessoas que conseguiram alcançar o sucesso na sua área de atuação seguindo caminhos complicados, tendo, muitas vezes, retrocedido e perdido.

Logo, falhar é essencial, mas é um mistério, visto que pode ser o fim de um plano e o início de diversas possibilidades. Por isso, o fracasso precisa ser vivido, e só a partir dele se torna possível ter sabedoria para recomeçar.

12. Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

A preocupação acaba com nossa energia e vontade de viver, já que atrapalha os pensamentos e enfraquece o desejo de crescer. Dale Carnegie mostra, em sua obra, técnicas eficientes que deram bons resultados para homens e mulheres. Ele apresenta várias práticas que podem ser usadas por muito tempo.

13. O Poder do Hábito

O hábito faz parte de todas as culturas e é diferente de pessoa para pessoa. Porém, há hábitos que proporcionam mais sucesso para o indivíduo. Assim, o escritor apresenta os mais interessantes de se cultivar e como sua adoção interfere diretamente em nossas vidas e no sucesso profissional.

Os dentistas precisam ler esse livro porque, com ele, podem aprender a modificar a sua percepção a respeito do trabalho e melhorar o seu dia a dia. Essa obra permite que você mude os pensamentos relacionados à carreira e, assim, flua melhor no mercado de trabalho.

14. O Mito do Empreendedor

O livro de Michael E. Gerber traz métodos para que o profissional consiga se preparar melhor, isto é, mantenha uma atitude positiva e aumente sua produtividade. A obra é uma excelente fonte de conhecimentos para quem deseja encarar os desafios de criar a própria empresa e transformar uma boa ideia em um negócio bem-sucedido.

Como empreender na Odontologia?

Após a leitura dos livros de Odontologia e empreendedorismo mencionados, é possível perceber a importância de empreender com consciência para alcançar a estabilidade com seu consultório, certo? Para saber como crescer de forma satisfatória, confira as dicas a seguir!

Invista em capacitação

Muitos profissionais apresentam dificuldades para administrar o seu próprio negócio, visto que não entendem a respeito dos processos administrativos. Por essa razão, é importante investir em um bom curso de capacitação e dedicar-se aos estudos. Com isso, o profissional de Odontologia conseguirá garantir um serviço de excelência aos seus pacientes e cuidar bem da sua organização.

Ofereça um atendimento de qualidade

Para conseguir oferecer um atendimento humanizado, a clínica precisa ter respeito, empatia e atenção. Atualmente, esses pilares são fundamentais, pois os clientes estão cada vez mais exigentes.

Aposte no marketing

O marketing da clínica odontológica é primordial para deixar a imagem do consultório moderna e popular. Esse tipo de estratégia empresarial tem como finalidade aumentar a quantidade de pacientes e, consequentemente, o lucro.

Invista em ferramentas tecnológicas

Hoje em dia, as inovações tecnológicas trouxeram uma enorme variedade de ferramentas para a área odontológica. Para conseguir empreender, é muito importante que o profissional saiba utilizar todas elas durante os seus processos e atendimentos.

Qual é a importância do empreendedorismo na Odontologia?

A área odontológica está cada vez mais acirrada, mas isso não quer dizer que não haja boas oportunidades para que os profissionais tenham suas próprias clínicas e façam sucesso. Por esse motivo, ler os livros de Odontologia e empreendedorismo mencionados é essencial para entender como funciona o processo de criar seu próprio negócio nesse ramo.

No fim das contas, montar uma clínica é uma das melhores opções na área. Porém, é preciso muita atenção e estudo, pois esse trabalho tende a ser bastante desafiador. Com os pacientes cada vez mais exigentes, como vimos, é primordial oferecer um serviço de boa qualidade, para conseguir aumentar a possibilidade de fidelizá-los.

Quais as principais características de um dentista empreendedor?

Para que o dentista alcance o sucesso em sua clínica, tem que ser responsável. O profissional precisa ter consciência das suas obrigações e honrar com os seus compromissos. Além do mais, ele deve estar comprometido com seu trabalho e respeitar o tempo dos clientes, para que não perca credibilidade.

Por fim, a dedicação jamais pode ser deixada de lado. Isso significa que você terá de estar sempre interessado e disposto a investir em sua formação pessoal e profissional, criando uma boa rotina de estudos e aproveitando as melhores técnicas, a fim de tirar o máximo do seu tempo dedicado a aprender. Essa postura contribuirá muito para o seu sucesso.

No fim, o especialista precisa saber o que está fazendo e sempre procurar ser o melhor que puder em suas tarefas. Entretanto, todo mundo apresenta suas limitações, que devem ser reconhecidas. Assim, você não pode aceitar qualquer tipo de trabalho. Ao descobrir até onde vai sua capacidade, aposte em especializações em áreas de sua preferência, para que o trabalho seja cada vez mais bem executado — e, claro, lhe dê prazer.

Nossa última recomendação é que o dentista empreendedor invista na sua capacidade de liderança e gestão. Afinal, realizar a administração de um negócio envolve diversos desafios, e é bom estar preparado para enfrentá-los. Um bom gestor sabe alocar seus recursos de maneira satisfatória, valorizando os funcionários, fornecedores e todos os impactados pela sua prática.

Saiba que não basta ser um dentista muito capacitado e competente com uma equipe de colaboradores insatisfeita. Para alcançar um bom desenvolvimento, é fundamental cuidar do time. Afinal, os colaboradores são as pessoas que contribuem para que sua clínica preste um serviço de excelência e, assim, consiga se destacar no mercado.

Existem diversos livros de Odontologia para os dentistas que desejam empreender. O mercado demanda cada vez mais capacitação e preparação de quem deseja ter o próprio negócio. A principal finalidade dos autores que vimos aqui é ajudar tanto no crescimento pessoal quanto profissional dos especialistas. Confira já essas obras!

Gostou do nosso post? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos a respeito da sua carreira!