10 dicas para estudar sozinho e se dar bem no vestibular

Publicado em 16/03/2020 00:00 - Atualizado em 26/01/2024 09:25

10 dicas para estudar sozinho e se dar bem no vestibular

O vestibular é uma das fases mais importantes da vida acadêmica. Entrar em boas universidades é um dos maiores desejos dos alunos e um importante passo para sua carreira. Infelizmente, quanto mais renomada a faculdade, mais difícil é ingressar no curso desejado, pois, além de dominar as matérias, é necessário superar a concorrência acirrada.

Com tudo isso, você pode se perguntar: é possível estudar sozinho e, mesmo assim, conseguir ser aprovado no vestibular? Vamos responder a essa pergunta com algumas dicas fundamentais. Confira!

Quanto tempo antes do vestibular devo começar a estudar?

É recomendável começar a estudar o quanto antes — preferencialmente desde que iniciar o ensino médio. Além de conseguir absorver todo o conteúdo que está ainda “fresco em sua mente” enquanto estuda no ensino regular, você conseguirá focar em organização e planejamento, além de começar a se acostumar com a rotina pesada de estudos que acontecerá às vésperas do vestibular.

Quais dicas farão com que eu me saia bem ao estudar sozinho?

Agora chegou o momento de ver as dicas para alcançar seus objetivos!

1. Escolha um ambiente adequado

Antes mesmo de começar a estudar sozinho para o vestibular, comece a preparar o ambiente para que ele seja ao mesmo tempo confortável, evite distrações e seja organizado.

Veja algumas sugestões para lá de úteis:

  • tenha mesa e cadeira para permitir a leitura e a escrita (não estude deitado!);
  • eleja um lugar com pouca circulação de pessoas;
  • opte por um ambiente silencioso;
  • crie uma boa iluminação.

2. Crie um plano de estudos

A segunda etapa é criar um plano com todas as disciplinas que você deve estudar. O cronograma o ajudará a organizar e a estabelecer uma rotina de estudos saudável. Alguns itens são indispensáveis tanto na elaboração do “mapa” do cronograma quanto para seu dia a dia como estudante.

Assim, compre canetas coloridas e fosforescentes — elas ajudam na hora da marcação dos temas a serem estudados, post-its — não deixam você esquecer do que for mais importante, como: “revisar tal matéria”, “decorar tal fórmula”, entre outras lembranças.

3. Adapte-se a uma rotina de estudos

Acostume-se a ter disciplina em seu dia a dia de estudo, ela será importantíssima nessa fase da sua vida. Com isso em mente, fixe horários de estudo para que as tarefas não se acumulem. O ideal é dividir o período de estudos em dois. Assim, pela manhã você pode estudar das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h.

Esses períodos de tempo são apenas sugestões, mas você pode estipular horários segundo seu relógio biológico. Assim, se você rende mais no período noturno, foque os estudos nesse horário, mas se tiver mais disposição pela manhã, priorize esse período para se dedicar às matérias, sobretudo àquelas em que tem mais dificuldade.

Dessa forma, ao fim do dia você estudou oito horas e ainda teve um tempo para almoçar descansar um pouco após o almoço e à noite.

4. Estude cada disciplina separadamente

Ao criar um cronograma, lembre-se de fazê-lo de uma forma que permita que você estude cada disciplina separadamente. O ideal é que você separe as matérias por temas e, em seguida, em subtemas.

Não se esqueça de separar um tempo suficiente para estudar cada tipo de matéria (mais tempo para as que você tem mais dificuldade) e para revisar cada uma com muita tranquilidade.

5. Seja flexível quanto à rotina e ao plano de estudos

Sabe aqueles dias em que nada rola como o planejado e parece que nada do que você estuda “entra na sua cabeça”. Isso acontece com todo mundo e, enquanto muitos alunos (concorrentes) se desesperam e pioram tudo, você contornará essa situação.

Nesses dias, permita-se fugir um pouco da rotina criada. Assim, faça mais intervalos ao longo do dia e estude as matérias em que tem mais facilidade, ainda que em seu plano de estudos aquele dia seja reservado à Física, por exemplo. Mas deixe isso anotado para que em um dia de maior disposição você parta, justamente, para o que tem mais dificuldade.

6. Varie os métodos de estudo

São muitos os métodos que você pode usar para estudar. Além de facilitar o aprendizado, eles evitam a monotonia, que pode gerar distrações e sono. Nossas sugestões são:

  • escrever as fórmulas e fixá-las num quadro;
  • fazer listas dos pontos principais;
  • marcar os textos enquanto lê;
  • fazer resumos da matéria;
  • responder questionários;
  • criar fluxogramas;
  • ler em voz alta;
  • reler a matéria.

7. Reserve um tempo para o lazer

O descanso e o lazer são fundamentais para recompor as energias e começar uma nova rotina de estudos. Por isso, nunca os deixe de lado. Assim, em seu cronograma coloque “lazer/descanso” e nesses momentos saia com os amigos, assista a uma série, faça caminhadas, passeie no shopping ou simplesmente durma.

8. Faça anotações e resumos

O caderninho de anotações será um dos seus melhores amigos enquanto você estuda para o vestibular. Anote o que há de mais importante para aquele dia e os pontos que precisa revisar, além daquela dica que você acabou de aprender e quer colocar em prática depois.

Já um planner será muito útil para marcar compromissos para a próximas semanas e para servir de base para seu planejamento. Eles são excelentes aliados dos estudos, pois pode-se anotar tudo o que é tipo de coisa e ainda ter um planeamento mensal, um semanal e diário, além de contar com calendário.

Já os post-its são para aquilo que deve ser feito com urgência ou que você não pode esquecer de jeito nenhum. Use de várias cores e abuse desses bloquinhos autocolantes.

9. Faça pausas

Além do lazer, é importante fazer pequenas pausas ao longo do dia. Nós não somos máquinas, e todos temos nosso próprio limite. Em determinado momento, o cansaço faz com que você não consiga se concentrar mais. Por isso, é importante criar pequenas pausas ao longo do dia, mas elas precisam fazer parte do cronograma e podem ser 10 ou 15 minutos.

Nesse período, você toma um café, alonga o corpo, bebe água, faz um lanchinho, um agrado no cachorro e dá até para tomar um banho. Você notará que, ao voltar aos estudos, estará relaxado e com mais energia, fundamental para o cérebro assimilar melhor a matéria.

10. Evite distrações

Mesmo enquanto está concentrado em uma matéria, o cérebro não para de funcionar em “segundo plano”. Com isso, pode acontecer de você estar estudando e lembrar que precisa resolver algo não relacionado aos estudos. Quando isso acontecer, não pare de estudar, mas anote essa lembrança para cumpri-la depois.

Além disso, precisamos citar o grande vilão das distrações, o smartphone — esse computador de mão que vive nos tirando a atenção de tudo. O ideal é que ele fique no modo silencioso, mas, se estiver aguardando um telefonema, deixe-o com volume, mas em outro cômodo, para que você só escute as chamadas e não as notificações.

O que fazer se eu não conseguir estudar sozinho?

Calma, se isso acontecer, não se desespere. Várias pessoas têm esse receio, pois, mesmo com todas as dicas e muito esforço, há quem não consiga se preparar sem a figura de um professor — inclusive para tirar dúvidas.

Se esse for seu caso, você pode contar com a ajuda de vários cursos preparatórios, além de professores particulares para ajudar nas matérias mais difíceis. O importante é não desistir do seu sonho.

Por fim, uma última dica: estudar é importante, mas cuidar de sua saúde também! Não a deixe de lado enquanto se prepara para o vestibular, combinado?

E então, gostou das nossas dicas para quem pretende estudar sozinho? Agora, queremos saber: você está se preparando sozinho para o vestibular? Tem mais alguma dica ou alguma dúvida? Deixe seu comentário!