5 dicas essenciais para você estudar para o vestibular na quarentena

Publicado em 18/05/2020 00:00 - Atualizado em 17/08/2024 16:59

Estudar na quarentena tem sido um grande desafio para muitas pessoas que estavam se preparando para o vestibular, rumo ao ensino superior. Um cenário de incertezas se mostrou inicialmente, fazendo com que muitos, diante disso, perdessem o ânimo para continuar sua rotina de estudos.

Mas não é hora de desanimar! Afinal, este momento vai passar e é fundamental manter o ritmo para voltar com tudo no fim da crise. Vamos aproveitar e mostrar 5 dicas imperdíveis para estudar para o vestibular. Boa leitura e tire suas dúvidas sobre o tema.

1. Prepare um cronograma para estudar na quarentena

Um dos pontos que pode levar à desmotivação para os estudos diz respeito a não ter um objetivo final para cumprir. Se não há um ponto de chegada, como saber o caminho a percorrer? Por isso, é importante não deixar de lado um cronograma diário de estudos.

Não é porque há uma mudança nas rotinas agora que você deverá deixar seu ritmo de estudos de lado. Ao término do período, as provas ocorrerão normalmente, e será necessário estar preparado para isso.

Sendo assim, anote quais são os conteúdos que precisa estudar e trace um cronograma, tema a tema, disciplina a disciplina, para conseguir acompanhar e, também, revisar tudo que é cobrado na prova.

Consciente de todo o conteúdo necessário e com um cronograma bem-estruturado, você poderá traçar a estratégia necessária para cumpri-lo adequadamente. Além disso, é importante para gerar uma sensação de “dever cumprido”.

Lembre-se de que seu cérebro precisa, principalmente em um momento delicado como o de isolamento social, ter reforços positivos constantemente para não perder a motivação. Estabelecer metas é uma parte importante para isso.

2. Separe um lugar próprio em casa para estudar

O ambiente no qual você realiza seus estudos é fundamental para conseguir uma boa produtividade no dia a dia. Principalmente para quem estava habituado a estudar fora de casa e está estranhando essa mudança no momento.

Diante disso, pode ser preciso adaptar o espaço para conseguir criar um ambiente propício para concentração e aprendizado. Veja algumas dicas importantes para isso:

  • escolha um cômodo no qual haja menor movimentação de pessoas na sua casa;
  • se for possível, evite estudar em seu quarto. Isso porque o cérebro tende a associar o ambiente “de estudo/trabalho” com o local e você terá maior dificuldade para dormir depois;
  • deixe à mão todos os itens de que poderá precisar durante os estudos, como canetas, post-its, lápis, papel, apostilas, entre outros;
  • deixe o ambiente com a sua cara. Quanto mais você se identifica com o local e se sente confortável, mais concentrado ficará para suas atividades;
  • tenha cadeira e mesa confortáveis. Afinal, você não conseguirá render se sentir incômodos ou dores no corpo ao longo do dia, não é mesmo?

3. Acompanhe canais do YouTube sobre vestibular

Um ponto positivo no atual momento é que as tecnologias estão sendo aliadas fundamentais para que as pessoas possam aproveitar conteúdos importantes e que acrescentem ao seu dia a dia. E por que não os aproveitar e estudar para o vestibular?

Diversos canais no YouTube, por exemplo, são focados justamente para esse fim. Vamos mostrar alguns que vão auxiliar você a potencializar seus estudos:

  • Professor Noslen: um dos maiores canais de conteúdo para vestibular, o professor aborda os principais temas sobre Língua Portuguesa de forma divertida;
  • Ferretto Matemática: para aqueles que têm mais dificuldades em aprender Matemática, este é o conteúdo ideal para você. As explicações do professor são didáticas e auxiliarão nos seus estudos;
  • Resumão: que estudante não ama um resumo? A proposta do canal é trazer um conteúdo resumido para os vestibulandos na área de História;
  • Biologia Total: o canal do professor Paulo Jubilut já é bem famoso por trazer conteúdos importantes de Biologia de forma divertida e didática. Ele também produz materiais de revisão bem interessantes;
  • Aulalivre: nele você encontrará uma série de conteúdos de diversas disciplinas, praticamente todas que são cobradas nos principais vestibulares;
  • Física Fábris: essa disciplina é uma das que mais geram dificuldades para os estudantes. O professor Fabrício Scheffer auxilia aqueles que têm mais dificuldades, trazendo o conteúdo de forma simples e interessante.

4. Aproveite o uso dos aplicativos para estudos

Outro estímulo diferente e que pode auxiliá-lo em seus estudos são os aplicativos de smartphone voltados justamente para os vestibulandos. É uma forma diferente, também, de estímulo e que permite que você aprenda de outras formas, inclusive, por meio de interatividade. Alguns dos principais que podem ajudar são:

  • Redação Nota 1000: o aplicativo proporciona treinar com temas que já foram abordados em outras provas, além de permitir que professores corrijam suas redações e o orientem para melhores práticas;
  • Maths Formulas: sabe aquela quantidade enorme de fórmulas matemáticas que são difíceis de guardar? Este app lista todas elas, com fácil acesso, para que você possa utilizá-las, bem como auxiliar a memorizá-las em seus estudos;
  • LookHistória: auxilia no estudo de questões de História, trazendo uma série de períodos históricos, elencando conceitos-chave e contextos de cada um deles, facilitando o estudo;
  • AppProva: treinar questões do Enem e dos principais vestibulares do Brasil é uma forma de prepará-lo, na prática, para o vestibular. O AppProva mostra diversas questões, além de cronometrar o tempo para resposta de cada uma. Assim, você poderá avaliar sua agilidade de raciocínio. Interessante, não?
  • Meu Pomodoro: ele não é, necessariamente, um app de conteúdo, mas pode ser um aliado para os estudos. Com ele, você pode cronometrar o tempo para se manter concentrado, sem estímulos externos (sem olhar aplicativos!) e ter um tempo de descanso.

5. Não deixe de descansar

O descanso é uma parte fundamental do processo de aprendizado. Não adianta, por exemplo, virar madrugadas e privar seu cérebro de descansar. Isso porque é no sono que ele assimila o conteúdo estudado durante o dia.

Por isso, não se sobrecarregue: faça suas pausas, tire um tempo livre, faça outras atividades e dedique-se a cuidar de você, principalmente em um momento tão delicado. Lembre-se de que equilíbrio é fundamental para os estudos e preparação para o vestibular.

Não se desmotive e não deixe de estudar na quarentena! Mesmo com o isolamento gerado pela pandemia da Covid-19, esse cenário passará, tal como outras pandemias também passaram. Então, respire fundo e siga em sua jornada rumo ao ensino superior.

Quer mais dicas úteis para seus estudos e auxiliá-lo em seu vestibular? Assine nossa newsletter e receba conteúdos imperdíveis e diretamente em seu e-mail!