8 dicas para garantir um ambiente de estudo produtivo!

Publicado em 29/12/2021 00:00 - Atualizado em 18/12/2024 13:04

Hoje em dia, existem muitos estímulos que podem desviar a atenção dos estudantes e prejudicar o processo de aprendizagem. Por isso, é importante criar um ambiente de estudo bem iluminado, arejado, confortável e inspirador no qual o aluno possa se ater às suas obrigações e, assim, conquistar seus objetivos pessoais e profissionais.

Pensando nisso, este conteúdo lista as melhores dicas para criar um espaço produtivo para os estudos, como reservar um quarto silencioso, regular a iluminação e a temperatura do local, manter a organização da sala, usar uma cadeira confortável, eliminar distrações, fazer um mural de anotações e investir em uma linda decoração.

Continue a leitura e veja como criar um ambiente de estudo incrível!

Afinal, o que é o ambiente de estudo?

Antes de tudo, é importante caracterizar o ambiente de estudo, um espaço que pode ser tanto o quarto do aluno quanto outro cômodo da casa, desde que tenha elementos suficientes para o estudante se dedicar às atividades sem perder o foco e a motivação na vida universitária.

Por que é importante criar um ambiente de estudo?

É verdade que o ambiente de estudo cumpre uma grande função no processo de aprendizagem do estudante, uma vez que é o local onde ele se dedica às tarefas e demais atividades pedagógicas, assumindo a responsabilidade e pensando nos seus objetivos.

Mas, quando o ambiente de estudos não é adequado para a pessoa, o aluno pode se esquecer dos prazos e, inclusive, perder o ânimo para seguir se dedicando ao curso universitário, motivo pelo qual se deve investir em uma sala ou um cômodo específico para a realização das tarefas estudantis.

Que dicas ajudam a ter um ambiente de estudo produtivo?

É verdade que o ambiente de estudo tem uma função importantíssima para o aprendizado do estudante. Mas que dicas ajudam a criar esse espaço produtivo em casa? Listamos as principais!

1. Reserve um espaço silencioso

Para ter foco e concentração, nada melhor do que estudar em um ambiente silencioso, certo? O motivo é que o barulho e o som alto podem atrapalhar o desempenho estudantil, provocando um ruído que dispersa o aluno e prejudica a fixação do conteúdo.

Dessa maneira, se sua casa estiver localizada em uma área muito barulhenta da cidade, o ideal é encontrar o cômodo mais distante da rua e pedir ajuda à família, aos amigos ou a outros moradores da residência para reservar um espaço silencioso para os estudos.

2. Atente à iluminação

A iluminação é outro fato de extrema importância para criar um ambiente de estudos produtivo. O estudante não tem como ler e aprender os conteúdos se não houver luz suficiente no espaço. Além disso, estudar em um local escuro prejudica a visão e pode levar a problemas como dor de cabeça, miopia e astigmatismo.

3. Regule a temperatura

O ambiente de estudos também deve ter uma temperatura amena para ser confortável e adequado ao estudante.

Por isso, é importante regular os ares desse espaço, principalmente quando o aluno mora em regiões muito quentes ou extremamente frias, devendo investir, se possível, em equipamentos tecnológicos para equilibrar a temperatura no cômodo.

4. Mantenha a organização do ambiente

Se você quer redobrar o foco nos estudos, uma dica é manter o ambiente organizado. Sabe por quê? Uma sala desarrumada e com excesso de itens disfuncionais pode atrapalhar a rotina e desviar a atenção para o que realmente importa: o processo de aprendizagem e a responsabilidade do aluno diante das tarefas acadêmicas.

5. Use uma cadeira confortável

Com a popularização do home office, o trabalho em casa, muitas pessoas estão sentindo dores no corpo devido às longas jornadas em cadeiras desconfortáveis e pouco ergonômicas, isto é, sem cumprir regras que tornam a vida do trabalhador mais segura e produtiva.

E não seria diferente com a vida do estudante, que deve ter uma cadeira bem acolchoada e adequada à altura e ao peso da pessoa. Assim, é possível cumprir a rotina de estudos sem prejudicar a saúde.

6. Elimine as distrações

Um dos maiores desafios da vida acadêmica é não perder o foco, pois existem muitas distrações que podem comprometer a rotina e desviar o estudante dos seus objetivos profissionais.

Nesse sentido, o ambiente de estudos deve ser um local sem aparelhos tecnológicos (TV, rádio, videogame, entre outros) e serviços de entretenimento (como streaming e plataformas musicais), por exemplo, que distraiam o aluno e atrapalhem a concentração na hora de realizar as demandas da faculdade.

No entanto, caso o ambiente de estudos seja no próprio quarto da pessoa e haja aparelhos que possam distrair sua atenção, o ideal é que ela mantenha o foco e, apesar dos estímulos ao lazer, cumpra regularmente suas tarefas acadêmicas.

7. Aposte no mural de anotações

O dia a dia do estudante é repleto de afazeres, seja acompanhar as aulas, realizar tarefas, participar das discussões estudantis, cumprir a carga de trabalhos práticos e experiência profissional, enfim.

Para dar conta do recado e não atrasar os compromissos, uma dica é investir no mural de anotações, um quadro no qual o estudante pode deixar lembretes e organizar um calendário, destacando as demandas com o prazo mais próximo do fim, por exemplo.

8. Faça uma decoração inspiradora

O estudante, em geral, passa boa parte da semana dedicando-se às suas tarefas no ambiente de estudo. Por isso, nada mais justo do que apostar em uma decoração arrojada e inspiradora, que desperte a criatividade, renove o fôlego nas atividades acadêmicas e transforme esse em um dos cômodos mais confortáveis da casa.

Neste conteúdo, você entendeu por que é necessário criar um ambiente de estudo, espaço onde o estudante realiza as tarefas pedagógicas e avança nos planos profissionais. Por outro lado, se não houver um local confortável para se dedicar a essas obrigações, o aluno pode perder o foco e a disposição para atingir as metas e avançar na carreira.

O texto foi útil para você? Se sim, continue descobrindo dicas que ajudam a focar nos estudos. Curta a nossa página no Facebook e veja outros materiais interessantes sobre o tema!