Como lidar com a ansiedade pré-vestibular? Entenda aqui

Publicado em 24/09/2020 00:00 - Atualizado em 01/11/2024 11:25

A ansiedade pré-vestibular é um dos mais sérios problemas enfrentados por jovens neste século. Não à toa, uma pesquisa realizada pelo Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que 56% dos alunos brasileiros sofrem estresse por conta da excessiva carga de estudos.

No ranking de 180 países analisados, o Brasil ocupa a segunda colocação, evidenciando a gravidade da situação por aqui. É muito importante, então, saber como lidar com a ansiedade e minimizá-la, o que estimula o bem-estar do vestibulando e, de quebra, resulta em melhores resultados nas provas.

Para falar a fundo sobre o assunto, entrevistamos Ilma Mendes de Almeida, psicopedagoga e psicanalista do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Coordenaria de Apoio Discente, Docente e Colaborador da Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO). Faça boa leitura!

Qual é o impacto da ansiedade no estudo pré-vestibular?

De início, vale a pena enfatizar o que Ilma destaca: ”sentir ansiedade faz parte da nossa vida”. A ansiedade, portanto, é inerente ao ser humano. Situações que apresentam algum tipo de risco, em especial por estar prestes a enfrentar um cenário desconhecido, sentir-se indefeso e com medo é absolutamente natural.

A psicopedagoga ainda alerta para os famosos ”brancos” durante provas ou diferentes tipos de teste. É a ansiedade que causa esse esquecimento repentino, geralmente sobre questões que o vestibulando, no caso, domina o suficiente para não ter problemas ao desenvolver respostas.

O período prévio ao vestibular costuma gerar insegurança, angústia e até um certo medo, sobretudo pelo ambiente que cerca o estudante. Existe a pressão familiar, dos amigos e da sociedade diante de um evento tão relevante, capaz de ditar o rumo da vida durante os próximos anos.

Esse acúmulo de incertezas resulta, então, em um impacto bastante negativo, dificultando o sucesso nas provas e a consequente aprovação para o curso desejado.

Como lidar com a ansiedade pré-vestibular?

A primeira coisa que devemos fazer com relação a ansiedade é identificar a causa dela”, diz Ilma. A principal razão deste tipo de problema pode estar ligada ao estilo de vida, a alimentação, a aspectos genéticos e inclusive ao medo do futuro. Até mesmo questões internas, que não conseguimos reconhecer, atuam como estimulantes da ansiedade.

É importante entender que esse distúrbio consiste em uma consequência do estado emocional humano. Sendo assim, diversas práticas têm capacidade de contribuir para reduzir os níveis de ansiedade e, entre elas, se destaca a respiração.

Respire profunda e pausadamente, sinta o ar entrar e sair lentamente dos seus pulmões. Isso tem o poder de acalmar e permitir pensamentos mais claros, com tranquilidade”, explica a psicanalista do NAP. Ela ainda listou outros hábitos excelentes para ajudar nesse sentido:

  • organizar a rotina — desorganização tende a gerar ansiedade, ou seja, uma rotina de estudos, atividades e lazer ajuda a combater a ansiedade;
  • cortar o que estimula a ansiedade — é comum que substâncias como cafeína, álcool, nicotina e refrigerantes, só para citar alguns exemplos, atuem como ”gatilhos” do problema, então evite qualquer coisa que você identifique como um estimulante desse sentimento;
  • dormir mais cedo — para isso, vale a pena se desconectar da internet e do celular mais ou menos uma hora antes de ir para a cama, pois o brilho da tela incentiva o organismo a permanecer acordado;
  • acordar mais cedo — como consequência de um sono tranquilo e duradouro, você consegue levantar antes, então se espreguice, trabalhe a respiração, faça atividades físicas e deixe as redes sociais em segundo plano;
  • diminuir o consumo de alimentos processados — nós somos o que comemos, então tente evitar os processados, como sanduíche, salgadinhos, bolachas e demais empacotados, substituindo-os por opções saudáveis;
  • manter a mente focada em pensamentos positivos — nem sempre é fácil, mas o cérebro vai se acostumando conforme tenta ser mais ”pra cima”.

Importância de procurar uma rede de apoio

Contar com o auxílio profissional pode ajudar a tornar todos os tópicos mencionados acima muito mais plausíveis. Essa decisão representa um grande passo para mudar determinadas perspectivas, portanto é importante ter clareza do grau de ansiedade para avaliar a própria capacidade de lidar com sensações perturbadoras.

Ilma Almeida ressalta que uma rede de apoio ou um profissional da área da terapia deve ter o conhecimento necessário sobre saúde mental para orientar o indivíduo a como seguir práticas úteis para diminuir o nível de ansiedade.

O que é o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da FCO?

Segundo Ilma, a ideia principal do NAP é criar um ambiente de escuta e intervenções psicopedagógicas de temas relacionados a aprendizagem. O núcleo promove atendimentos visando o bem-estar de discentes, docentes, colaboradores e vestibulandos da FCO.

Além disso, cursos, oficinas e palestras são realizados com frequência para incentivar o desenvolvimento pessoal de todos aqueles que têm acesso ao serviço. As práticas acontecem sob demanda de cada segmento, em sessões individuais e grupais.

Funcionamento e objetivos

A garantia de uma boa qualidade de vida é o grande foco do projeto, sempre em consonância com a missão da FCO, que tem como objetivo principal formar dentistas de sucesso pessoal e profissional. As atividades buscam diagnosticar e acompanhar possíveis dificuldades enfrentadas por professores, colaboradores e alunos.

Para entender melhor, confira uma lista de medidas propostas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico:

  • orientação e técnicas de estudo;
  • oficinas temáticas de acordo com as necessidades identificadas;
  • ajuda na solução de problemas, baseando-se nas suas causas, estado e evolução;
  • diálogo servindo como principal ferramenta de detecção de problemas;
  • escuta, observação e procura por informações reais para encontrar a abordagem adequada em todas as situações.

Lidar bem com a ansiedade pré-vestibular, conforme observamos, é primordial não apenas para conquistar os objetivos pessoais, mas também para aumentar a qualidade de vida e evitar distúrbios psicológicos que limitam o nosso bem-estar.

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da FCO manifesta preocupação constante sobre esse assunto e presta auxílio especial a vestibulandos e alunos. Nosso foco é incentivar a evolução pessoal ao mesmo tempo em que o estudante adquire conhecimentos técnicos na área da Odontologia.

E aí, gostou do conteúdo? Foi útil para você? Então aproveite a visita ao blog e entre em contato conosco para saber mais informações a respeito do que a FCO pode oferecer!