Como se concentrar nos estudos no momento de pandemia? Veja 6 dicas

Publicado em 13/06/2020 00:00 - Atualizado em 29/01/2024 03:40

Às vezes, temos certa dificuldade de saber como se concentrar nos estudos, certo? Ainda que seja algo complicado de lidar, é mais comum do que imaginamos. Grande parte disso tem como causas a rotina agitada e o excesso de informações que chegam para nós a todo o momento.

Em tempos de pandemia, isso pode ser ainda mais forte. Afinal, precisamos considerar que se trata de um momento atípico em que mudamos totalmente o nosso dia a dia, ficando isolados para nos prevenir do novo coronavírus

Essa é uma situação que impacta nossa relação com as tarefas diárias e, principalmente, nossa concentração nos estudos. E isso não é uma vergonha! Para continuar rendendo nos estudos, é fundamental traçar algumas estratégias. Então, continue a leitura deste post e veja 6 dicas de como se concentrar durante a pandemia.

Desafios enfrentados em tempos de pandemia

A crise provocada pelo novo coronavírus é a maior com a qual a sociedade pós-moderna já teve que lidar. Por isso, não é incomum que tenhamos várias dúvidas, incertezas e receios não apenas sobre o futuro e sobre como tudo vai ficar depois disso, mas principalmente sobre o agora.

No entanto, para traçar estratégias para driblar tudo isso, é preciso, primeiramente, compreender quais são os desafios a serem enfrentados. Veja, a seguir, alguns deles.

Medo e ansiedade

Como mencionado, um momento como este pode gerar certo medo e ansiedade devido à falta de previsibilidade sobre quando a pandemia vai acabar. Esses sentimentos acabam nos paralisando de alguma forma. Porém, não se preocupe, pois isso é totalmente compreensível!

Isolamento social

Estamos acostumados a conviver com pessoas quase todos os dias, seja com os nossos colegas de curso preparatório, seja com amigos, seja com parentes. Então, quando nos vemos obrigados a ficar dentro de casa, isolados, temos certo estranhamento. Ainda que pensemos que não, trata-se de outro fator que impacta nossa concentração nos estudos.

Excessiva quantidade de informações

A todo o momento, chegam informações sobre a atual situação do Brasil e do mundo em meio ao novo coronavírus. Por esse motivo, nossa cabeça está sempre cheia de dados e de notícias, o que torna bastante difícil se “desligar” um pouco de tudo isso.

Quebra de rotina

Antes do início da pandemia do novo coronavírus, estávamos acostumados com uma rotina, certo? Acordar, ir para o cursinho, estudar, exercitar-se na academia etc. No entanto, de uma hora para a outra, tudo mudou. Todas as tarefas passaram a ser feitas dentro de casa, dentro do possível, e aí, foi necessária uma readaptação.

Distrações

Ficar o dia todo em casa pode fazer com que tenhamos muito mais distrações que nos atrapalhem a concentração nos estudos. Pais e mães que nos chamam, cachorros ou gatos aos quais queremos dar atenção, televisão ligada etc. São tantos os estímulos que não é raro ter dificuldades de render nos estudos. E, mais uma vez, está tudo bem.

6 dicas de como se concentrar nos estudos durante a pandemia

Diante de todos os desafios que citamos, é preciso nos planejar ainda melhor para não deixarmos a peteca cair. Então, que tal conferir algumas dicas de como se concentrar nos estudos durante a quarentena?

1. Estabeleça uma rotina

É verdade que estar em casa boa parte do dia acaba nos confundindo quando o assunto é criar uma rotina. Os dias parecem todos iguais, não é mesmo? Ainda assim, para ter uma boa concentração nos estudos, é fundamental traçar uma rotina que possa guiar você e ajudá-lo a se manter focado.

Então, nada de começar a estudar em qualquer hora do dia e nem de seguir sem intervalo algum, hein? Primeiramente, procure estabelecer um horário para dormir. Assim, será mais fácil acordar numa hora adequada e começar os estudos. Procure também estabelecer horários para refeições e lanches e, é claro, algumas pausas para descansar a mente.

2. Defina pequenas metas diárias

Estudar baseado em metas pode auxiliar bastante a manter o foco. Na quarentena, isso é ainda mais importante, considerando os desafios impostos. Uma boa dica é estabelecer pequenos objetivos diários conforme suas necessidades de estudos.

Procure observar quais são as disciplinas que precisam ser estudadas em cada dia (lembra-se da rotina que mencionamos?) e determine uma quantidade mínima, seja de páginas de leitura, seja de resolução de exercícios, seja, até mesmo, de vídeos de matérias a serem assistidos no dia. Assim, será mais fácil se manter concentrado e, quando bater as metas, você se sentirá ainda mais motivado.

3. Evite distrações

Como mencionamos, um dos desafios de estudar em casa está relacionado com as distrações que acabam aparecendo. Isso diz respeito não só a quem está na residência com a gente, mas também ao nosso impulso de mexer no celular e consultar as redes sociais a todo o momento.

No entanto, isso acaba “picando” nossos momentos de estudos, transformando pequenas olhadinhas no Instagram, por exemplo, em um longo intervalo. E aí, a concentração já foi toda embora. Então, que tal aproveitar a dica de metas diárias e estabelecer um horário específico para entrar na internet? Avisar a todos em casa sobre a importância de não interromper por qualquer motivo também pode ser uma boa ideia!

4. Estude em um local tranquilo e organizado

Um local de estudos bagunçado, sujo ou com muito barulho ao redor comumente atrapalha bastante a nossa concentração. Além disso, não ter uma ergonomia (otimização de condições posturais para os estudos, nesse caso) adequada pode impactar e provocar dores articulares e musculares.

Então, não deixe de separar um local apropriado em todos esses sentidos. Ele pode ser seu próprio quarto (se você tiver infraestrutura para isso), o escritório, a sala de jantar ou qualquer outro lugar que o permita estudar com tranquilidade e organização. Não se esqueça também de separar todo o material que será necessário antes mesmo de começar os estudos.

5. Evite estudar cansado

Para agregar conhecimento de maneira eficaz, é importante que nosso cérebro esteja descansado. Caso contrário, além de ser mais difícil se concentrar, a aprendizagem também ficará comprometida.

Nesse sentido, procure dormir bem e, caso chegue a um horário da noite em que já se sinta com a mente cansada, não tente lutar contra isso. Procure dormir mais cedo, por exemplo, para conseguir acordar mais cedo no dia seguinte e concentrar-se ainda mais nos estudos.

6. Adote técnicas de produtividade

Ainda que seja estabelecida uma rotina e que metas diárias sejam implementadas, algumas pessoas se encontram dispersas no momento dos estudos durante a pandemia. Para contornar isso, é possível adotar técnicas de produtividade que auxiliam a manter o foco.

Uma delas é a Pomodoro. Trata-se de um método de gerenciamento de tempo que pode e deve ser aplicado nos estudos. Para isso, você precisa montar uma lista das tarefas a serem feitas e aplicar um timer

Feito isso, é preciso concentrar-se durante 25 minutos de maneira seguida e, terminado esse tempo, descansar por cinco. Ao completar 5 ciclos desses, é possível descansar entre 15 e 30 minutos como uma espécie de recompensa pela meta batida.

Ainda que pareça mais difícil saber como se concentrar nos estudos em tempos de pandemia, aplicando algumas técnicas e estratégias, é possível se manter focado e ter bons resultados na aquisição de conhecimento.

Nesse sentido, a tecnologia se mostra uma grande aliada, possibilitando acesso a uma infinidade de informações. É sempre válido também contar com instituições de ensino que prestem apoio e se preocupem com os bons resultados dos alunos, ainda que à distância, em momentos como este.

Este conteúdo foi útil? É provável que seus amigos estejam passando por essa mesma dificuldade. Então, por que não compartilhar este post nas redes sociais com eles?