Como se organizar para conseguir trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Publicado em 23/03/2020 00:00 - Atualizado em 24/08/2024 20:54

A necessidade de trabalhar e estudar é uma realidade de boa parte dos estudantes do ensino superior. Afinal, além da importância de conseguir uma melhor qualificação profissional, ainda há todas as dificuldades envolvidas com os custos da vida pessoal e, por isso, não é possível se dedicar apenas ao curso.

No entanto, é viável dar conta das duas atividades? Sim. Pode ser até tranquilo, desde que você siga alguns passos de forma correta para conseguir se tornar um ótimo estudante, com todos os boletos pagos.

Veja, então, algumas dicas imperdíveis para conciliar o ato de trabalhar e estudar e conquiste o sucesso! Boa leitura!

Organize bem os horários

Quando há menos tempo livre, é fundamental que sua rotina funcione bem certinha. Para isso, é fundamental que você tenha uma boa organização dos seus horários. Uma agenda física ou um aplicativo específico no seu celular podem ser grandes aliados.

Lembre-se de considerar o tempo de deslocamento entre sua casa e o trabalho e o trabalho e a faculdade, pois ele pode representar um bom tempo em sua rotina.

Realize um cronograma

Como será o seu semestre? Quando serão suas provas e entregas de trabalhos? É importante considerar esses pontos, já que será necessário reservar um tempo maior para estudos e encaixar isso em sua rotina mais apertada.

Sendo assim, você poderá fazer sacrifícios na proximidade desses períodos, para encaixar sua rotina de estudos com maior conforto e saber quanto tempo antes deverá se preparar para seus exames, sem comprometer seu trabalho.

O ideal é tentar enumerar quais são as principais datas ao longo de um semestre e programar-se antecipadamente para elas. Novamente, uma agenda, um planner semestral ou o seu aplicativo preferido de celular podem ser grandes aliados.

Estabeleça as suas prioridades

Uma dificuldade muito grande quando você trabalha e estuda ao mesmo tempo é conseguir encaixar uma série de tarefas, até mesmo cotidianas, em sua rotina. Para que isso seja mais efetivo, estabeleça quais são as suas prioridades no seu dia a dia.

Para entender o que se encaixa nessa categoria, faça uma lista com a seguinte classificação:

  • urgente e prioridade;
  • não urgente e prioridade;
  • urgente e não prioridade;
  • não urgente e não prioridade.

Por meio disso, é possível entender o que merece maior atenção e o que poderá ficar para outro momento em que você esteja com a rotina mais tranquila, permitindo lidar melhor com seus compromissos.

Mantenha a produtividade na rotina

Um bom meio para mensurar se você está conseguindo lidar com a dupla jornada é observando se a sua produtividade está dentro do que você precisa para conseguir se habituar ao trabalho e aos estudos. Para isso, estabeleça metas semanais dentro dessas duas áreas.

Por exemplo, estabeleça uma meta de horas de estudo por semana e acompanhe se, ao final do período, terá cumprido o objetivo total. Mesmo que, em alguns dias, você esteja mais cansado, pense em compensar nos demais.

O importante é que você entenda a relevância do hábito em seu dia a dia. É ele que o levará ao sucesso ao longo do tempo.

Busque motivação

Muitas vezes, manter trabalho e estudos será altamente cansativo e poderá desanimá-lo ao longo do semestre, principalmente nos períodos em que há um aumento no número de obrigações. Para evitar problemas, é importante buscar motivação no seu dia a dia.

Entenda sempre qual é o seu objetivo final e que a qualificação é importante para o seu sucesso profissional. Além disso, outras medidas para conseguir motivação são:

  • faça atividades que deem prazer;
  • respeite seu descanso;
  • deixe mensagens em seus cadernos, locais de estudo, entre outros, que sirvam de motivação.

Não perca o foco

O foco, aqui, pode ser algo tanto rotineiro, quanto se manter concentrado nas suas atividades ao longo do dia, realizando uma de cada vez, quanto em longo prazo, pensando no objetivo final. Quando falamos na primeira opção, algumas medidas podem ajudar:

  • estude e trabalhe longe do celular;
  • estabeleça um máximo de horas para acessar aplicativos de mensagens e redes sociais;
  • escolha uma playlist que auxilie na sua concentração;
  • pratique a meditação.

Use a tecnologia como aliada

Cada vez mais, há tecnologias que auxiliam aqueles que precisam de acompanhamento para conseguir manter rotinas saudáveis e produtivas, unindo trabalho e estudos. Há diversos aplicativos que podem otimizar o seu dia a dia. São eles:

  • Evernote: funciona como uma espécie de caderno virtual, que você pode acessar em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo, podendo consultar suas anotações e estudar em qualquer lugar pelo seu smartphone;
  • Pomicro: inspirado no método Pomodoro, auxilia você a manter o foco e a concentração durante os estudos e o trabalho;
  • AppDetox: para você que não larga as redes sociais, ele bloqueia o acesso aos aplicativos que são mais utilizados e que mais consomem seu tempo;
  • Wunderlist: auxilia você a fazer listas e organizar suas tarefas do dia a dia.

Aproveite as brechas

Para quem trabalha e estuda longe de casa, conseguir organizar uma rotina de estudos pode ser bastante complicado, não é mesmo? Então, que tal conseguir otimizar isso? O tempo que você fica no trânsito ou no transporte púbico pode, por exemplo, ser aproveitado a seu favor.

É possível ouvir um podcast sobre o tema do seu curso, audiobooks, vídeos que auxiliem nos seus estudos, entre outros.

Descanse dentro do possível

Muitas vezes, quem trabalha e estuda tende a querer virar diversas noites, acreditando que ter mais tempo para estudar poderá ser proveitoso. A questão é: será que isso é realmente produtivo para o aprendizado?

Segundo pesquisas, a falta de descanso pode prejudicar os estudos, fazendo com que a sua memória não consiga absorver, de fato, o que aprendeu. Para entender a dimensão dessa questão, dormir pouco pode afetar o cérebro da mesma forma que o álcool. Por isso, muitas vezes, é melhor colocar um pé atrás, dormir e deixar os estudos para o dia seguinte.

Una o útil ao agradável

Se você precisa trabalhar para manter os custos pessoais e da faculdade e os estudos, por que não unir o útil ao agradável e conseguir otimizar isso? Por exemplo, e se você conseguir vender produtos no local em que estuda? Isso já diminui a sua necessidade de ir a outro lugar para trabalhar e, em muitos casos, é mais rentável do que um trabalho formal.

Algumas opções são:

  • revenda de produtos de beleza;
  • revenda de peças de vestuário (roupas, lingeries, entre outros);
  • impressão de trabalhos;
  • venda de acessórios;
  • venda de doces, salgados e marmitas.

Sempre há alguma possibilidade interessante de comércio dentro das faculdades, que permita fazer um dinheiro extra para garantir seu sustento.

Trabalhar e estudar pode ser um grande desafio, não é mesmo? Mas, com essas dicas, é possível conseguir melhores resultados e conquistar o sucesso em sua formação profissional.

Gostou dessas dicas? Siga nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos como este em seu feed.