Como se preparar para o vestibular? Confira este guia!

Publicado em 26/03/2020 00:00 - Atualizado em 05/05/2024 16:55

Se você está procurando informações e dicas sobre como se preparar para o vestibular, é importante saber que, para ter um bom desempenho nas provas, você precisa se atentar aos seus estudos, à sua saúde e ao seu estado psicológico.

O equilíbrio entre esses três fatores é fundamental para que você tenha uma boa preparação, disposição e concentração para enfrentar a maratona de provas. Não basta simplesmente devorar todos os livros: você também precisa de uma boa alimentação, momentos de lazer e descanso.

Como é muito comum os candidatos cometerem erros nessa etapa pré-vestibular, preparamos este guia com algumas dicas e recomendações para você se preparar corretamente e alcançar ótimos resultados. Continue a leitura e veja como conquistar a tão sonhada aprovação!

Como se preparar para o vestibular antecipadamente?

Não há como se preparar para o vestibular de forma satisfatória se você deixar tudo para a última hora. O ideal é que, assim que você decidir fazer as provas, já comece a adotar algumas mudanças nos seus hábitos de estudo na sua rotina, pois esse processo de preparação precisa fazer parte do seu dia a dia.

Veja a seguir quais são as melhores práticas para se preparar bem antes da data agendada para a realização das avaliações.

Inicie seus estudos meses antes da prova

É fato que você vai ter muito conteúdo para estudar quando for prestar o vestibular. Para dar conta de tudo isso, é fundamental começar muito antes da data prevista para a realização da prova. Sim, estamos falando realmente de meses.

Caso você seja estudante do Ensino Médio e tenha ingressado agora no terceiro ano, pretendendo fazer as provas de verão, o ideal é que já inicie os seus estudos no começo do ano letivo. Dessa forma você vai ter bastante tempo para se dedicar a todas as matérias.

Faça um curso pré-vestibular

Estudar sozinho pode ser difícil para muitas pessoas por causa da dificuldade de assimilar conteúdos novos, de entender as matérias ou mesmo pelo desestímulo de se sentir um pouco isolado. Nesses casos, é interessante que você faça um curso pré-vestibular.

Esse preparo também é muito válido para que você receba a instrução de professores especializados nesse tipo de avaliação. Você vai conhecer a estrutura das provas, o modo como o enunciado é elaborado, as formas mais simples de resolver questões, além de algumas possíveis pegadinhas e aspectos que exigem sua atenção para não interpretar os textos do jeito errado.

Confira os temas mais recorrentes

Todo processo seletivo conta com alguns temas que são mais exigidos, por isso, também são bastante recorrentes nas diferentes edições. Uma excelente forma de você se preparar para o vestibular de determinada instituição é justamente conhecer esses temas.

Procure as provas antigas, converse com professores e com pessoas que já fizeram esse vestibular para ter mais informações a respeito dos temas que possivelmente vão ser cobrados. Dessa forma é possível ter uma noção daquilo que exige mais a sua atenção, a fim de definir um ponto de partida para os seus estudos.

Foque nas matérias em que você tem dificuldade

É natural ter dificuldades em determinada matéria, afinal, não dá para ser bom em tudo, certo? No entanto, você não pode simplesmente deixar de lado aquilo que não desperta tanto o seu interesse ou o que parece ser muito difícil entender.

Na verdade, o ideal é que você seja persistente nesses casos, focando justamente nos conteúdos que são desafiadores. Todos os demais também exigem a sua atenção, mas aqueles em que você tem mais chances de errar são os que demandam mais dedicação.

Aposte nos simulados

Muitos candidatos não sabem como se preparar para o vestibular, nem mesmo têm ideia de por onde devem começar seus estudos. Isso acontece porque são tantas matérias, conteúdos e temas que parece impossível não se confundir. O importante aqui é manter a calma e fazer simulados.

Essa estratégia de estudo consiste em escolher uma edição anterior do vestibular e realizar a prova como se fosse a oficial, respeitando o tempo e todas as regras estabelecidas. Assim, você pode sentir um pouco do clima do processo seletivo.

O simulado é uma excelente forma de você não ser pego de surpresa, uma vez que já vai ter uma noção de como as coisas acontecem. Caso prefira, também é válido participar de uma das edições do vestibular como trainee, apenas com o intuito conferir como é o ambiente para preparar o seu estado psicológico quando for para valer.

Organizar um cronograma de estudos

Conforme explicamos, você vai ter muito conteúdo para estudar, e cada uma das matérias é importante. Sendo assim, nada pode ficar para trás! A melhor forma de se organizar para se dedicar a tudo é criar um cronograma de estudos.

Depois de conferir os temas que costumam ser mais recorrentes no processo seletivo, estabeleça aquilo que deve ser estudado primeiro, o que vem depois, quando se dedicar, quantos dias são necessários para cada conteúdo e assim por diante.

Aqui não existe uma fórmula mágica, porque esse cronograma depende muito de aspectos pessoais, como o seu tempo disponível, o modo como pretende estudar, as matérias que exigem mais a sua atenção, entre outros pontos importantes. Considere as suas próprias necessidades para se organizar do modo que for mais adequado e eficaz para você.

Estabeleça um tempo de estudo diário

Provavelmente você tem um horário certo para dormir, fazer suas refeições, frequentar um curso e cumprir outras tarefas ou atividades do dia a dia. O mesmo deve acontecer quando você estiver se preparando para prestar o vestibular.

Faça uma análise da sua rotina e veja quanto tempo você tem disponível para se dedicar aos estudos. A partir dessas informações, reserve aquele tempo especificamente para isso e procure manter a disciplina para respeitar esse momento de preparação.

Não importa se você pode se dedicar apenas 30 minutos por dia ou se tem disponível 5 horas para estudar: o importante é reservar esse momento e aproveitá-lo da melhor forma possível. Também não faz mal se em um dia tiver mais tempo do que em outro, desde que você faça dos estudos um compromisso.

Respeite os momentos de descanso

Você precisa descansar, e isso é indiscutível. Não há como se preparar para o vestibular alcançando um bom desempenho se você não respeitar os limites do seu corpo e da sua mente. Ambos precisam de uma pausa para recuperar a energia.

Sendo assim, evite se estender madrugada adentro. Também não sacrifique totalmente seus feriados e finais de semana, pois o descanso é fundamental para que você não fique com a sua saúde abalada, pois isso acaba causando estresse e sobrecarga.

Atente-se às atualidades

O vestibular não testa apenas os conhecimentos acadêmicos dos candidatos: a prova avalia se eles estão a par de tudo o que acontece ao redor do mundo. Em função disso, você precisa criar o hábito de acompanhar as notícias para se atualizar sobre os assuntos do momento.

Nessa hora, é interessante utilizar a tecnologia para aprendizado. Em vez de ouvir música ou conferir suas redes sociais enquanto estiver no trânsito, por exemplo, use o celular para acessar portais de notícias e ficar por dentro de tudo. Isso também conta como horas de estudos diárias!

Cuide da saúde

Imagine se no dia de prestar o vestibular você acaba ficando doente. Isso vai péssimo para o seu desempenho, afinal, quando não estamos nos sentindo bem, a cabeça parece que não funciona direito, a memória falha e não temos concentração.

Além de se preocupar com os seus estudos e respeitar os momentos de descanso, cuide da saúde. Faça isso mantendo uma alimentação equilibrada e saudável para fortalecer o sistema imunológico. Não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente, pois eles também dão disposição e beneficiam o cérebro.

Como se preparar às vésperas do vestibular?

Todas as dicas anteriores sobre como se preparar para o vestibular focam nos longos períodos que antecedem o processo seletivo. Quando a prova estiver chegando, você vai precisar de uma preparação diferente, já que essa vai ser a reta final. 

Veja o que fazer quando estiver às vésperas do exame!

Evite estudar muito

Acredite: se você não conseguiu estudar tudo aquilo que precisava meses antes do vestibular, não vai ser nos últimos dias que, milagrosamente, você vai dar conta de tudo. O momento é de evitar o excesso de estudos para não acabar prejudicando tudo aquilo que você já assimilou.

Agora é hora de reforçar os conteúdos que você já aprendeu, continuar acompanhando as atualidades e não fazer longas maratonas. Procure exigir menos da sua mente, apenas revisando e tirando algumas dúvidas para não fazer confusões na hora da prova.

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Mais do que nunca você precisa manter uma alimentação saudável e equilibrada. Agora que o dia do vestibular está chegando, seu corpo precisa de energia e boa disposição para enfrentar as horas do processo seletivo. Em função disso, o seu cardápio precisa ser muito bem elaborado.

Prefira alimentos naturais e mais leves, de fácil digestão. Evite tudo aquilo que pode fazer mal, como as frituras, os alimentos gordurosos, industrializados e também as besteiras de sempre, como refrigerantes, doces, salgadinhos e fast-food.

Descanse bem

Talvez depois de toda essa maratona de preparação você já esteja sentindo o cansaço, tanto físico quanto mental — e isso não é bom. É fundamental descansar ainda mais, realmente respeitando as suas horas de sono.

O ideal é estabelecer um horário fixo para dormir e acordar, porque desse modo você vai regular o seu relógio biológico. Não se esqueça que o ser humano não é noturno, por isso, procure não trocar o dia pela noite. Essa prática provoca um desgaste muito grande no organismo. 

Outro ponto importante: não se esqueça de se deitar cedo no dia anterior à prova.

Tenha momentos de lazer e descontração

Sua dedicação e persistência são muito louváveis, e as pessoas admiram aqueles que preferem sacrificar os seus momentos de lazer em prol de um sonho ou objetivo. Agora que você está chegando perto do dia do vestibular, o ideal é relaxar um pouco.

Conforme explicamos, de nada adianta adotar uma rotina frenética de estudos porque, na reta final, sua preocupação é ter bastante disposição para o dia da prova. Confie em tudo aquilo que você já fez até aqui e se dê o direito de momentos de lazer e descontração ao lado da sua família, dos amigos ou mesmo por conta própria. O importante é relaxar.

Deixe tudo preparado antecipadamente

Evite ao máximo aquele velho hábito de deixar as coisas para a última hora. Você pode colocar tudo a perder por causa de uma pequena falha, como esquecer um documento. O ideal, portanto, é deixar tudo preparado antecipadamente para prevenir imprevistos.

Separe tudo o que você precisar levar e programe a sua ida até o local da prova — com seus pais, um amigo ou utilizando o transporte público. Nesse último caso, verifique os horários, o itinerário e todos os detalhes que podem gerar algum atraso ou problema, comprometendo a realização da prova.

Tenha atenção ao local e ao horário da prova

Não deixe para conferir o local e o horário da prova no último momento. Faça isso alguns dias antes para se programar. Também não ache que sabe onde fica o local da prova: tenha certeza para não cometer erros.

Não se esqueça que os candidatos que chegam atrasados são impedidos de entrar. Evite qualquer tipo de confusão e confira exatamente onde precisa comparecer, em qual horário. Dessa forma você não corre o risco de ir para o lugar errado ou de encontrar os portões fechados.

Confira as regras

Todo processo seletivo tem as suas regras, e com o vestibular isso não é diferente. São estabelecidos alguns critérios que devem ser seguidos por todos os candidatos, como evitar o uso do celular e de equipamentos eletrônicos durante a realização da prova.

Confira o edital e verifique o que você pode ou não fazer durante o exame. Veja quais são os objetos que estão liberados, aqueles que não passam do portão e os quais precisam ser devidamente guardados antes do início do exame. Desse modo, você evita uma desclassificação.

Viu só como se preparar para o vestibular envolve um conjunto de práticas? Não é uma boa alternativa deixar tudo para a última hora. Comece a se preparar com meses de antecedência para ter tempo de estudar tudo o que precisa, evitando sobrecarga, estresse, esgotamento físico e mental. Com essas dicas você certamente vai alcançar um excelente resultado!

Quer ficar por dentro de mais dicas para conquistar um futuro brilhante? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!