Como ser um bom aluno na faculdade? Confira nossas 8 dicas!

Publicado em 17/08/2020 00:00 - Atualizado em 18/04/2024 20:00

Ao sair do ensino médio e da preparação para o Enem, muitos estudantes têm uma dúvida em comum: como ser um bom aluno na faculdade? Pensando nisso, este post explica que o bom desempenho na vida acadêmica depende de alguns fatores, que ajudam a manter o ritmo nos estudos e favorecem a atenção às aulas, impulsionando a dedicação às disciplinas e obrigações semestrais.

Nesse sentido, dicas de como melhorar a participação nas aulas, tirando dúvidas com o professor responsável, e para se dedicar a atividades extraclasse são importantes para ir bem nos estudos acadêmicos. Além disso, o artigo explica por que você deve aproveitar ao máximo o período de graduação, focando em desenvolver as suas habilidades profissionais. Ficou curioso? Leia até o final e saiba mais!

Por que o aproveitamento de matérias da faculdade ajuda a ser bom profissional?

Para quem se pergunta sobre a importância das disciplinas e dos componentes curriculares em uma graduação, é importante entender que a formação técnica e acadêmica é um passo indispensável na vida profissional. Por meio dela, o estudante tem acesso às principais áreas do saber, que estão associadas àquela determinada carreira.

Durante o curso, o graduando consegue, também, ampliar a sua rede de contatos profissionais, além de expandir as suas habilidades práticas, com estágios e atividades de extensão que propiciam a aplicação direta dos conhecimentos vistos em sala de aula. Mas, para ser bem-sucedido na faculdade, existem alguns aspectos essenciais que garantem o bom aproveitamento do curso.

Como ser bom aluno e garantir aproveitamento na sala de aula?

Você deve estar se perguntando, então, sobre como ser um bom aluno. Em resposta à questão, podemos listar uma série de comportamentos que ajudam a manter o boletim com notas azuis e, principalmente, a melhorar o aproveitamento da vida acadêmica.

Logo, algumas dicas, como ser proativo, participar ativamente do curso, dedicar-se a atividades extracurriculares e melhorar o uso da tecnologia, podem ajudar você a ser um bom aluno na faculdade particular ou pública. Veja, a seguir, quais são elas!

1. Participar das aulas ativamente

Participar das aulas ativamente não deve resumir-se, apenas, à sua presença em sala de aula. O que se espera de um aluno competente é a maior dedicação possível ao conteúdo ensinado pelo professor, devendo-se evitar conversas paralelas e hábitos nocivos, como o uso excessivo de aparelho celular na faculdade, que levam à distração e falta de concentração nos estudos.

2. Estudar para as provas com antecedência

As provas são um instrumento pedagógico necessário para medir (qualitativa e quantitativamente) o rendimento dos alunos, servindo de parâmetro para o corpo docente da instituição. Então, a dica é não deixar para estudar o assunto apenas na véspera do exame avaliativo, pois você, provavelmente, terá menos tempo para se dedicar à disciplina, abrindo uma lacuna no seu aprendizado teórico-profissional.

3. Ser proativo no tempo de estudos

De certa forma, ser proativo significa expandir o seu conhecimento e ampliar, ainda que sozinho, durante a sua rotina de estudos, os assuntos vistos inicialmente em sala de aula. Um aluno proativo, nesse sentido, não espera o professor passar um trabalho para nota, já que ele mesmo tem curiosidade para fazer pesquisas sobre disciplinas interessantes e vontade de se destacar, tornando-se um excelente profissional.

4. Tirar as suas dúvidas durante as aulas

Você já deve ter ouvido falar nesta dica, mas não custa repetir: tire as suas dúvidas com o professor em sala de aula! Ainda que seja uma ação efetiva, muitos estudantes têm vergonha de aprofundar um tema na faculdade. Mas esse medo ou tensão de expor a sua incompreensão sobre determinada temática deve ser superado, devido à possibilidade de melhorar o seu rendimento acadêmico com quem entende do assunto. 

5. Fazer atividades extracurriculares

Atividades extracurriculares são essenciais para a formação humana e acadêmica do graduando, ainda que não estejam entre as disciplinas obrigatórias do curso. Assim, o estudante consegue envolver-se em tarefas que, geralmente, colocam o conhecimento em prática, ampliando as habilidades e capacitando a pessoa para o mercado de trabalho.

6. Usar a internet em prol dos estudos

O uso de internet demanda bastante responsabilidade do estudante, que pode perder a rotina de estudos e dedicar-se, apenas, ao entretenimento e às redes sociais. Por isso, você deve usar o acesso a sites, aplicativos e até jogos online para aprofundar seus conhecimentos, escolhendo endereços virtuais com assuntos ligados à sua área profissional.

7. Não tentar competir com os outros

O ambiente acadêmico, como a sociedade, de forma geral, pode ser bastante competitivo, com uma cobrança excessiva por notas altas em provas, por exemplo. No entanto, é importante que você respeite o seu próprio processo de aprendizagem, deixando de lado a comparação em relação ao rendimento de outros colegas.

Dessa forma, você consegue entender quais são os métodos de estudo e as técnicas de memorização mais eficazes para adquirir conhecimento, revisando a sua experiência com a educação formal (ensino infantil, fundamental e médio), por meio da qual você chegou à faculdade.

8. Reservar um tempo para o lazer

Por fim, engana-se quem pensa que ser bem-sucedido na vida profissional é não ter tempo livre para o lazer. Muito pelo contrário, pois se dedicar a uma atividade que não tem impacto direto no seu rendimento acadêmico é importante para estar são e atento às obrigações estudantis. Nesse sentido, é indicado separar um período para descansar em meio à rotina intensa de estudos.

Lembre-se, também, de se dedicar a atividades culturais, como visitas ao teatro, a exposições de museu e cinemas, além de criar o hábito de ler livros e assistir a conteúdos interessantes na televisão e no computador. As diversas formas de expressão artística contribuem para a sua formação humana e acadêmica, ampliando o repertório cultural e ajudando a dar uma folga na rotina de estudos.

Neste post, você entendeu como ser um bom aluno na faculdade, participando mais das aulas, estudando com antecedência, sendo proativo no processo de aprendizagem, tirando as dúvidas com o professor, dedicando-se a atividades de extensão, potencializando o conhecimento na internet, praticando atividades de lazer e entendendo o próprio ritmo no curso.

O artigo foi realmente útil para você? Em caso afirmativo, continue informando-se com dicas que melhoram o seu aprendizado na faculdade. Assine, gratuitamente, a newsletter do blog e receba outros materiais interessantes sobre a vida estudantil!