Coronavírus: 5 razões para acreditar que esse pode ser o tema da redação do Enem

Publicado em 11/06/2020 00:00 - Atualizado em 31/08/2024 07:16

O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal vestibular do país e costuma deixar os estudantes à flor da pele até o dia de aplicação da prova. E a redação Enem 2020 é um dos eixos que mais afetam os vestibulandos, devido à imprevisibilidade dos assuntos tratados.

Pensando nisso, o post a seguir dá 5 razões para o novo coronavírus ser escolhido como tema da única prova subjetiva do exame, seja pela atualidade, seja pelo impacto social e ambiental, seja pela apresentação de solução e pelo aspecto interdisciplinar. Por fim, você ainda confere dicas para manter o foco nos estudos em meio à pandemia.

Ficou curioso? Então, comece agora mesmo a leitura e tire as suas dúvidas!

Como o tema da redação Enem 2020 será escolhido?

As provas objetivas do Enem são elaboradas por especialistas contratados por edital de chamada pública. Os profissionais, capacitados em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas, sugerem itens, os quais são analisados pela equipe técnica e, em caso de aprovação, passam a compor o banco de questões do vestibular.

O tema da redação do Enem, no entanto, é escolhido após um consenso de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação que responde pela criação da prova.

Ainda que o processo seja sigiloso (devido ao peso que a prova subjetiva do Enem tem na nota final do candidato), uma reportagem explica que o assunto central da redação é definido até o terceiro trimestre do ano correspondente à edição do Exame.

Para a escolha temática, a redação costuma versar sobre assuntos de impacto social (como a violência contra a mulher, a imigração e a publicidade infantil, temas abordados nas últimas edições da prova) e que possibilitem, ao mesmo tempo, o desenvolvimento argumentativo a partir de dados e de informações sólidas.

Quais são os 5 motivos para o coronavírus ser tema de redação no Enem 2020?

Até o momento, você entendeu como os especialistas do Inep definem o tema da redação do Enem. No entanto, a dúvida que fica é por que a temática deste ano pode ser o novo coronavírus? Para responder à pergunta, separamos 5 motivos que colaboram com essa ideia!

1. Problema contemporâneo

Não há dúvidas: o ano de 2020 está marcado por notícias sobre o coronavírus, que, inicialmente, surgiu na China e, depois, espalhou-se pelo mundo devido à sua alta taxa de contágio. A COVID-19, doença causada pelo vírus, apresenta sintomas, como a tosse e a febre, e pode comprometer, em casos graves, o sistema respiratório dos pacientes.

Nesse sentido, o tema do coronavírus mostra relevância atual, uma vez que causa efeitos inéditos (comparáveis aos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial) no planeta, e tem grande possibilidade de surgir como proposta temática da redação do Enem 2020 e dos demais vestibulares nacionais.

2. Realidade vivenciada no Brasil e no mundo

Principal forma de ter acesso a instituições de ensino superior no Brasil, o Enem escolhe, regularmente, temas de redação com impacto nacional e internacional.

Esse aspecto contribui para que o coronavírus seja a proposta temática da redação do Exame neste ano, já que o vírus transformou a ordem global e trouxe novos desafios políticos e econômicos para os países.

3. Foco em caráter social ou ambiental

O caráter social e ambiental também está presente na maior parte das propostas de redação do Enem. O coronavírus gera impactos na vida das pessoas e pode refletir o descaso com o meio-ambiente e a forma como lidamos com os recursos naturais.

Devido à sua complexidade sócio-ambiental, a doença COVID-19 ganha os holofotes de técnicos e professores de Português e tem tudo para se tornar tema da única prova subjetiva do Enem 2020.

4. Proposta de solução

A proposta de solução ou de intervenção é uma marca da redação do Enem e de outros vestibulares nacionais que apostam no texto dissertativo-argumentativo. Nesse gênero textual, os estudantes precisam desenvolver um tema com argumentos sólidos e, ao final, devem apresentar um desfecho para o problema central.

O coronavírus transforma a realidade das pessoas e afeta a saúde, o comportamento e a economia das famílias. Pensando nisso, os alunos devem usar a redação para sugerir propostas que amenizem os impactos da pandemia, a exemplo de investimento na ciência, cujos pesquisadores buscam medicação efetiva e vacina contra a doença.

5. Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade, característica de um objeto de estudo ser comum a duas ou mais áreas do saber, é outro ponto que distingue as questões objetivas e a redação do Enem em relação aos demais exames aplicados a candidatos após o ensino médio.

Dessa forma, o entendimento sobre o coronavírus abrange diversos estudos (seja a biologia, seja a geografia política, seja a teoria social) e contribui para o aspecto interdisciplinar ao figurar como tema da redação do Enem.

O assunto, além de atual e impactante para os brasileiros, envolve disciplinas do ensino médio, amplamente trabalhadas em sala durante o ano letivo, e requer consciência crítica dos vestibulandos.

Como estudar o tema e preparar-se para a redação do Enem?

Estar atualizado sobre o mundo é uma das melhores maneiras de se preparar para a redação do Enem, uma vez que as informações ampliam o repertório cultural dos estudantes e servem para embasar os argumentos na hora de escrever essa prova subjetiva. Por isso, assista aos noticiários e leia as últimas notícias nos portais de notícias confiáveis.

Você pode usar, também, as redes sociais para aprofundar seus conhecimentos em Língua Portuguesa. Em alguns perfis e grupos de estudo online, você encontra desafios sobre expressões linguísticas equivocadas e pode conferir vídeos sobre estratégias de construção textual, que mantêm o foco nos estudos nessa quarentena.

Neste post, você descobriu algumas razões pelas quais o coronavírus pode ser o tema da redação Enem 2020, tanto pela atualidade quanto pela sugestão de intervenção e interdisciplinaridade que a doença altamente contagiante envolve. Assim, é importante estudar durante a quarentena e preparar-se, arduamente, para a prova!

O texto foi útil para você, não é mesmo? Então, continue se informando sobre dicas que ajudam a se preparar para o vestibular. Assine a newsletter do nosso blog e receba materiais gratuitos em primeira mão!