Educação a distância: como funciona na FCO e quais são as vantagens

Publicado em 29/06/2020 00:00 - Atualizado em 27/04/2024 10:12

O ensino a distância (EAD) é a modalidade que tem ganhado cada vez mais adeptos. Seja em cursos livres, seja na graduação e na pós-graduação, o EAD passou a ser a escolha de muitas pessoas devido à comodidade, à flexibilidade e à economia de tempo e de dinheiro.

Essa modalidade tem se mostrado uma ferramenta poderosa de inclusão e de acesso à educação de qualidade, pois, graças a esse tipo de ensino, pessoas que, antes, não tinham condições de frequentar uma universidade presencialmente podem obter um diploma reconhecido pelo MEC.

No atual contexto de pandemia do covid-19, diversas escolas e universidades estão transferindo suas aulas para plataformas online, a fim de garantir que os alunos continuem aprendendo de forma saudável e viável durante a crise. Um bom exemplo é o da Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO), que substituiu as atividades acadêmicas presenciais pelas plataformas digitais.

Quer saber mais sobre a educação a distância? Continue a leitura de nosso artigo e saiba como esse modelo funciona na FCO e quais são as vantagens.

O que é o ensino a distância e como ele funciona?

Ministério da Educação define a educação a distância como uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

Um requisito básico para realizar um curso EAD é ter o suporte técnico necessário para acompanhamento das aulas — geralmente um computador com internet. É importante também que o aluno tenha conhecimento básico de informática, para garantir capacidade para usar os métodos virtuais do EAD.

A sala de aula online é conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que o aluno realiza a maior parte do curso, como acompanhamento dos módulos das disciplinas, materiais em PDF, aulas em vídeo, atividades, fóruns de discussão, chats, conferências e outras metodologias.

Normalmente, além do acompanhamento do professor, os alunos também têm a ajuda de um tutor, que participa das discussões, orienta e responde às dúvidas. Quanto às avaliações, elas podem ser online, monitoradas por um cronômetro, ou presenciais, no polo de apoio da faculdade.

Atualmente, é possível realizar praticamente qualquer graduação na modalidade a distância. Os cursos EAD envolvem as áreas das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas e os graus de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Os conteúdos são equivalentes aos dos cursos presenciais e os diplomas têm a mesma validade.

Qual a importância do ensino a distância para a área da Odontologia?

Como em toda a abrangência do ensino superior, a Odontologia não poderia ficar fora da incorporação da tecnologia como ferramenta auxiliar no ensino e no aprendizado.

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) constitui uma medida de crescente importância para a Odontologia, assim como em outras áreas da saúde, pois permite o emprego de novas mídias educacionais que possibilitam aos estudantes o exercício da capacidade de procurar e selecionar informações, aprender de forma mais autônoma e solucionar problemas.

A inclusão das TICs nos currículos representa uma maneira de estimular, potencializar e aprimorar seu uso.

Embora a Odontologia seja uma profissão em que existe muito contato manual, de modo que a habilidade e a destreza são técnicas importantes para um aluno de graduação, as disciplinas teóricas podem ser, em sua integralidade, ministradas online sem nenhum problema.

O diretor-geral da FCO, Geraldo Magela, aponta que “o curso teria que ser mais teórico, um aperfeiçoamento apenas, sem envolvimento prático-clínico. E todas as disciplinas que envolvem práticas, sejam elas clínicas em pacientes ou em laboratórios e em manequins, teriam que ser disciplinas semipresenciais, por meio de um novo formato híbrido. Então, eu acredito que todas as disciplinas de forma integral ou no formato híbrido podem tranquilamente ser ofertadas na modalidade a distância”.

Atualmente, com esse mundo totalmente tecnológico, uma velocidade absurda no lançamento de novos conhecimentos, tecnologias, produtos e técnicas é fundamental para o profissional de Odontologia — ou para qualquer outro profissional — estar em constante aprendizado.

E, por meio do ensino a distância, essa facilidade para obter novos conhecimentos e ter contato com novos produtos e novas técnicas se torna essencial no desenvolvimento e no aprimoramento de um profissional, para estar sempre atualizado com o mercado de trabalho.

Quais são os benefícios de não interromper os estudos?

Com a pandemia, todos os setores tiveram suas atividades interrompidas devido ao isolamento social. Para as redes de ensino, o maior desafio tem sido lidar com a continuidade dos estudos, de forma que os alunos não sejam prejudicados.

Por isso, muitas faculdades estão trabalhando a todo vapor para proporcionar aos alunos um ensino remoto de qualidade. O conforto das aulas, a constante comunicação e a manutenção do conhecimento são algumas das vantagens de implantar o ensino a distância nesse cenário.

Apesar das dificuldades em manter os estudos durante o período de suspensão temporária das atividades presenciais, é fundamental não os interromper. A experiência gera diversas oportunidades, sobretudo às instituições de ensino que precisam superar a morosidade, a tradição e o medo, e realizar, finalmente, um movimento forte e rápido de adoção de tecnologias educacionais.

Como a FCO contribui para manter suas aulas a distância?

Por determinação do Ministério da Educação, nenhum curso é reconhecido antes de formar a primeira turma. Nesse caso, ele não tem autorização para ministrar aulas online em sua grade.

No entanto, após esse reconhecimento, existe uma determinação que permite que até 40% da grade das disciplinas seja ofertada de forma online. A FCO, por estar sempre atenta ao mercado de trabalho e ao mundo tecnológico, já desenvolveu uma plataforma, chamada “Aprender e ensinar”, desde o início da inserção do curso, com uma visão de futuro.

“Nós utilizamos essa plataforma para um reforço e uma nova maneira de se buscar conhecimento para os alunos. E hoje, nesse momento de pandemia, em que as aulas obrigatoriamente estão sendo de modo remoto, nós estamos a todo vapor com a nossa plataforma, mas de forma tranquila, porque a FCO já estava preparada tecnologicamente com as TICs prontas para o mercado de trabalho” – aponta o diretor-geral da instituição.

Dessa forma, a faculdade apresenta todo um aparato tecnológico, com funcionários e professores altamente capacitados, além da plataforma exclusiva da FCO. Todos os envolvidos são constantemente treinados por meio de palestras e de cursos para aplicar as metodologias ativas, tanto no modo presencial quanto no modo online. Então, todos já apresentam um know-how para trabalhar com esse tipo de ensino.

Na plataforma, existe tudo documentado, então, a qualquer momento, o aluno pode voltar a aulas ministradas anteriormente, que ficam gravadas e disponíveis, e, também, acessar exercícios e discussões. Com uma série de possibilidades de avaliação, é possível manter o acompanhamento dos alunos.

Para isso, o papel do professor é fundamental. Em diversos momentos online, é feita uma conversa com os alunos para ter uma ideia do que está acontecendo, para conhecer suas dificuldades, tirar dúvidas e saber como eles estão.

A partir daí, é aplicado um mapeamento e realizada uma avaliação diagnóstica em todos os alunos da FCO, para que seja possível obter um diagnóstico de tudo o que aconteceu de positivo e negativo, de todas as fragilidades e das potencialidades durante as semanas de funcionamento remoto.

Com relação aos métodos de avaliações, na forma online, existe uma corresponsabilidade do aprendizado entre o professor e o aluno, ou seja, um modelo de avaliação misto.

Ele abrange o tradicional, por meio de prova formativa ou somativa, em que os alunos têm um tempo para responder a questões. E também há avaliações que podem ser feitas com consulta, mediante análise de vídeo, estudo dirigido, trabalhos apresentados, relato de casos etc., consistindo em uma avaliação somativa, de forma um pouco diferenciada do modelo presencial.

Assim, mesmo em um momento complexo de crise, a FCO encontra-se apta e preparada para seguir com sua grade de ensino a distância, nos cursos de Odontologia, mantendo o constante acompanhamento dos alunos.

Como e com qual frequência o corpo docente acompanhará os alunos?

De modo geral, a FCO acompanha o desenvolvimento dos alunos mediante uma ótica psicopedagógica, praticada pelo seu corpo docente. A faculdade realiza um monitoramento constante semanal, e os professores preenchem uma planilha de todas as atividades que são ofertadas aos alunos e da metodologia utilizada em cada uma delas.

A FCO oferece uma orientação e uma tutoria individual ou em grupos, de acordo com as salas de aula. Além disso, tem um contato disponível 24 horas, por meio de um grupo de WhatsApp com todos os representantes de sala, em que são feitas análises e discussões praticamente diárias de tudo que está acontecendo.

Existe, também, o canal de atendimento NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), em que os alunos podem, de forma individual, acessar e ter orientação e tutoria online durante 24 horas, por conta deles. De acordo com o diagnóstico, o professor é acionado pela coordenação pedagógica e entra em contato direto com aquele aluno, ou grupo de alunos, dando uma tutoria especial em relação a algum tópico.

Segundo Geraldo Magela, “o mundo jamais voltará ao que era antes, mas a FCO já está preparada para um longo futuro, pós-pandemia. Nesse contexto, saímos na frente, com uma nova metodologia, um novo jeito de ensinar, uma nova infraestrutura, com biblioteca adequada, com make space, make laboratórios e clínicas totalmente diferenciadas, com alto poder de tecnologia. Todas essas ferramentas são diferenciais no modo de aprender e ensinar”.

Por fim, nota-se a importância do ensino a distância atualmente, afinal, é uma modalidade de ensino que permitiu o acesso a milhares de alunos, além da autonomia e da flexibilidade nos estudos.

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Este conteúdo foi produzido com base na entrevista realizada com Geraldo Magela, diretor-geral da FCO.