Educação e coronavírus: como manter o cronograma de estudos na quarentena

Publicado em 04/05/2020 00:00 - Atualizado em 09/05/2024 19:57

Há alguns meses, a associação entre os termos educação e coronavírus era pouco significativa para a maioria das pessoas. Porém, com o estado de pandemia por COVID-19, o setor educacional foi bastante impactado, exigindo que professores e estudantes se adaptassem a uma nova realidade durante o isolamento social.

Pensando nisso, o post a seguir explica como organizar um ambiente adequado para estudar em casa, com circulação de ar e sem muitos estímulos que desviem a atenção. Por fim, o artigo dá dicas especiais (como seguir uma rotina e montar um plano) para manter o foco nos estudos nesta quarentena.

Ficou curioso sobre o tema, não é? Então, comece agora a leitura e torne os seus estudos em casa mais produtivos!

Qual é a relação entre a educação e o novo coronavírus?

Antes de saber como organizar a rotina de estudos na quarentena, é preciso entender como o novo coronavírus impacta a educação. A doença respiratória, também conhecida pelo termo COVID-19, surgiu, inicialmente, na província de Wuhan, na região central da China, em dezembro de 2019.

Nas primeiras semanas de 2020, o coronavírus (cujos sintomas são, em geral, tosse, febre e cansaço) chegou ao Brasil, obrigando os estados a adotarem medidas para inibir a alta taxa de contágio viral, por gotículas de saliva e suor ou por superfícies contaminadas.

De forma geral, o isolamento social foi incentivado nas cidades, o que alterou completamente o funcionamento de faculdades e centros universitários, onde ocorre aglomeração. Como alternativa para substituir as aulas físicas, a recomendação é que professores e estudantes utilizem ferramentas de educação a distância.

No entanto, a dúvida que fica, nessa situação de pandemia por COVID-19, é: como organizar um ambiente adequado para manter o andamento do semestre letivo e estudar em casa?

Como organizar um ambiente ideal para estudar em casa?

Ter um ambiente adequado para estudar faz toda a diferença em meio à pandemia por coronavírus. Ainda que nem todos possam ter um espaço para se dedicar, exclusivamente, às aulas, você pode transformar o seu quarto ou algum cômodo do lar e aumentar o foco na rotina de estudos.

Dessa forma, é importante fazer as atividades educacionais em mesa e cadeira confortáveis, evitando alguns móveis, como sofá e cama, nos quais há maior risco de sofrer dores devido à má postura. Por outro lado, os estudantes devem apostar em um local arejado, com grande circulação de ar.

Enfim, o espaço de estudos deve ser o mais limpo e calmo possível. Para evitar a distração e manter o cronograma em dia, o ambiente não deve ter, se possível, aparelhos de TV e videogame, que diminuem a concentração dos jovens na hora dos estudos.

Quais dicas ajudam a manter o foco nos estudos durante a quarentena?

Até o momento, você viu como um ambiente bem organizado ajuda a manter o foco nos estudos. Da mesma forma, dicas sobre como usar a tecnologia adequadamente, seguir planos à risca, pedir ajuda quando necessário, fazer anotações, exercitar-se regularmente e ver filmes e séries interessantes transformam a sua experiência na quarentena!

Use a tecnologia como aliada

Não é de hoje que se fala nos benefícios da tecnologia para o setor educacional, mas a quarentena reforça esse cenário com ferramentas de educação a distância.

Cabe aos estudantes, portanto, usar os recursos tecnológicos de forma adequada, participando de chats com a turma, acessando materiais didáticos e conferindo videoaulas sobre disciplinas diversas.

Evite usar o celular durante os estudos

É verdade que a tecnologia surge como uma grande aliada em tempos de pandemia, mas os alunos devem ficar atentos para não exceder o uso de celular em casa. Dispositivos móveis, como smartphones, despertam estímulos nos jovens e podem atrapalhar a rotina.

Por isso, a dica é controlar o acesso ao telefone (existem, inclusive, aplicativos que contabilizam quantas horas o usuário dedicou à rede online) durante a quarentena e cumprir, fielmente, o seu plano de estudos.

Siga um plano de estudos

Ficar em casa, devido ao isolamento social, não implica abrir mão da rotina! Logo, para tornar a quarentena mais produtiva, você deve seguir um plano de estudos à risca, determinando horários para estudar cada disciplina e fazendo os exercícios pendentes. Trace, também, metas e determine um cronograma para alcançar os seus objetivos educacionais.

Faça anotações entre as aulas

Esta dica é válida tanto para a quarentena quanto para o momento pós-isolamento: faça anotações ao assistir às aulas virtuais. O hábito, que pode ser desenvolvido em cadernos ou no bloco de notas do computador, ajuda o cérebro a assimilar o conteúdo, diminuindo a dispersão frente a estímulos externos.

Peça ajuda quando necessário

A pandemia por coronavírus está afetando governos e instituições de uma forma inédita, impactando o setor educacional e deixando muitos estudantes aflitos. Neste momento de crise, é comum se sentir instável emocionalmente e desconfortável com o isolamento social.

Por isso, a recomendação é pedir a ajuda de professores e coordenadores pedagógicos em caso de dúvidas sobre algum recurso tecnológico ou em caso de ansiedade devido ao momento crítico pelo qual estamos passando na sociedade.

Faça exercícios físicos regularmente

Ser bem-sucedido na rotina de estudos depende, também, de como você lida com a saúde do seu organismo. Para manter a mente sã, é recomendado praticar exercícios físicos em casa, diariamente, em um ciclo de alguns minutos. Movimente-se em pequenas caminhadas, estimule os músculos e mexa os membros do corpo.

Assista a filmes e séries educativos

O momento de lazer é indispensável neste período crítico e, para turbinar a sua rotina de estudos, você pode conferir conteúdos educativos. Nesse sentido, procure filmes e séries que trabalham os assuntos vistos em aula, ampliando o conhecimento sobre diversas áreas do saber.

Neste post, você percebeu como educação e coronavírus estão relacionados, uma vez que a doença mudou a rotina de professores e alunos. Contudo, em meio à pandemia, dicas ajudam a ter foco e plano de estudos, com o uso inteligente de ferramentas tecnológicas e de um suporte adequado, em caso de dúvidas e de instabilidade emocional.

O artigo foi útil para você, não é mesmo? Agora, ajude os amigos a manterem uma rotina de estudos produtiva na quarentena. Compartilhe já este texto nas suas redes sociais!