Empregabilidade para dentistas: saiba mais sobre o mercado de Odontologia

Publicado em 19/03/2020 00:00 - Atualizado em 21/01/2025 08:18

Não há dúvidas de que a empregabilidade é um dos pontos a serem considerados quando se escolhe uma profissão. Pensando nisso, este texto explica como funciona o mercado de trabalho para os dentistas, profissão que se destaca pela função tradicional prestada à sociedade e pelas boas oportunidades profissionais.

Além disso, desdobraremos as funções que o dentista pode seguir (em determinadas áreas, como Ortodontia, Implantodontia e Odontopediatria) após a graduação e informaremos como está o mercado de trabalho em Odontologia hoje e por que uma faculdade conceituada pode ajudar os estudantes a terem mais êxito na carreira.

O que está esperando para começar a leitura? Adiante, tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que a Odontologia oferece boas oportunidades de carreira?

Odontologia é uma das áreas de atuação mais tradicionais no mercado de trabalho e sua história remonta ao século 18, quando o francês Pierre Fauchard estabeleceu as novas técnicas odontológicas, sistematizando e institucionalizando a produção científica nessa área do conhecimento.

No Brasil, a profissão ganhou corpo com o pesquisador Thomas Gomes dos Santos Filho, que ajudou a compilar um material sobre o curso de Odontologia, que viria a se concretizar ao final do século 19.

Funções ligadas à saúde bucal, no entanto, são ainda mais antigas na história da humanidade, sendo exercidas com pouca ou nenhuma higiene até a formação regular de dentistas. De lá para cá, a profissão usufrui de grande prestígio social e, atualmente, oferece cada vez mais possibilidades de emprego para os graduados.

Quais áreas de trabalho o dentista pode seguir?

Até o momento, você sabe por que a Odontologia é uma carreira para quem busca empregabilidade, mas não é por menos que a profissão oferece oportunidades interessantes para os formados. O curso se desdobra em várias áreas e amplia a formação e a atuação dos profissionais.

Na faculdade, o estudante tem acesso a algumas dessas áreas, como a Ortodontia (investigação sobre o desenvolvimento da arcada dentária), a Implantodontia (conhecimento sobre próteses fixas e removíveis), a Odontologia Legal (exames de perícia judicial), a Traumatologia (diagnóstico de lesões e anomalias bucais), entre outras.

Após a conclusão do curso, o dentista pode fazer especializações nessas diversas áreas e assumir novas funções para atuar no mercado. Há a possibilidade, ainda, de montar o próprio consultório, firmar parceria com outros profissionais, investir em uma clínica multidisciplinar, aderir a uma franquia ou fazer um concurso público.

Como está o mercado de trabalho em Odontologia atualmente?

Atualmente, o Conselho Federal de Odontologia calcula que existem mais de 300 mil profissionais em atuação no Brasil, dos quais 40 mil estão em Minas Gerais. Comparando o dado ao de 200 milhões de brasileiros, percebe-se que o mercado não está saturado no país, ainda que haja concentração de cirurgiões-dentistas em algumas regiões metropolitanas.

Em relação à média salarial, o valor depende da função assumida pelo dentista e da região onde o profissional presta serviço. Nos grandes centros urbanos, por exemplo, uma pessoa recém-formada se depara com a alta concorrência e pode ter um salário inicial mais baixo.

No entanto, uma saída para quem deseja ser bem-sucedido na carreira é especializar-se, aumentando o tempo de estudo e o conhecimento específico em Odontologia. Algumas áreas, como a Implantodontia e a Dentística Restauradora, que reconstroem a estrutura óssea da boca, estão em alta nos consultórios e geram melhor desempenho salarial.

Outra possibilidade é abrir o próprio consultório odontológico, seja fazendo parceria com colegas, seja procurando uma franquia. Se esse for o caso, o profissional autônomo tem de arcar com gastos de instalação e de manutenção de equipamentos e com a contratação de pessoal, além de pagar contas fixas, como o aluguel, a luz e os materiais utilizados na consulta.

No entanto, a qualidade de ter a própria clínica é conquistar mais flexibilidade no horário de trabalho e investir em diferentes formas de atrair os clientes, o que seria mais difícil de conseguir na rede particular.

Por outro lado, o cirurgião-dentista que sonha com estabilidade no emprego pode investir no setor público, no qual as seleções simplificadas e os concursos preenchem vagas de unidades básicas de saúde e de programas governamentais.

Assumindo o tratamento odontológico popular pelo Sistema Único de Saúde, o profissional pode ganhar desde R$ 2 mil até R$ 10 mil mensais, a depender do posto ocupado e das horas de serviço prestado.

Olhando para o cenário profissional, percebe-se que a Odontologia é uma área com bastante atuação no mercado, oferecendo, para os profissionais, diferentes funções e formas de trabalhar, tanto no setor privado quando no público.

Como a FCO contribui para a empregabilidade na Odontologia?

Na busca por entender como garantir empregabilidade, a Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO) incentiva a inserção profissional dos estudantes com pesquisa, projetos de extensão e parcerias com o mercado de trabalho.

A instituição entende que a produção científica é um dos pilares do ensino superior, promovendo ações de pesquisa e grupos de investigação com professores orientadores.

Além do incentivo à investigação de temas relevantes ligados à Odontologia, os graduandos podem exercer uma função na Liga Acadêmica de Odontopediatria e cooperar com os projetos de extensão Semana da Saúde e Escola Adotada, que prestam serviço para a sociedade.

Por fim, a FCO mantém parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais e ONGs e escolas da região, o que facilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa e propostas de colaboração entre os profissionais.

Pode-se afirmar, nesse sentido, que a taxa de empregabilidade em Odontologia é alta, quando comparada à taxa de outras profissões. Mas, para aumentar a chance de sucesso na carreira, é interessante escolher uma faculdade comprometida com os estudantes e que lhes dê suporte na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho.

Você entendeu, neste texto, por que a empregabilidade é uma das qualidades do mercado em Odontologia, o qual se divide em diversas áreas e especializações. Além disso, descobriu como estão as ofertas de emprego para dentistas atualmente e por que contar com uma faculdade prestigiada ajuda a ter êxito na carreira.

O tema foi útil para você, não é mesmo? Então, comece a trilhar o seu futuro profissional agora: entre em contato com a Faculdade de Ciências Odontológicas, referência em educação na região Norte de Minas Gerais, e saiba como cursar a graduação em Odontologia!