Enem Digital 2020: 7 dicas para se preparar da melhor forma

Publicado em 16/06/2020 00:00 - Atualizado em 30/01/2024 07:36

Em 2020, teremos uma inovação em relação ao Enem: será o primeiro ano em que será possível realizar as provas na modalidade digital, ou seja, os estudantes farão as provas em um laboratório de informática, com toda a infraestrutura para o exame.

Esse momento de inovação pode ser uma opção para quem quer fazer uma prova diferente (já que as questões não serão as mesmas da modalidade impressa), podendo optar por um tipo que esteja mais próximo do seu dia a dia.

Enem Digital 2020 exige, também, todo o preparo para conseguir melhores resultados. Vamos dar 7 dicas imperdíveis para isso a seguir. Boa leitura!

1. Tenha uma boa estrutura de estudos

preparação para os estudos é o primeiro passo para conseguir bons resultados no Enem 2020. Isso significa ter um arsenal ao seu lado para conseguir um bom aprendizado e revisão para a prova.

Algumas dicas são:

  • conte com os canais do YouTube focados para conteúdos do Enem;
  • aproveite os aplicativos que auxiliam os estudantes no processo;
  • utilize um smartphone ou seu computador para auxiliá-lo;
  • busque ter uma conexão de internet estável para acompanhar esses conteúdos;
  • caso faça resumos em seu computador, armazene-os na nuvem para não perdê-los em caso de problemas tecnológicos.

2. Adapte-se ao universo digital

Fazer uma prova digital não é a mesma experiência de uma no papel: a plataforma é diferente, a forma de elaborar as questões também não é a mesma — por exemplo, a prova digital permite que possam ser utilizados na prova vídeos, infográficos digitais e jogos, pontos que não são possíveis na versão impressa.

Por isso, é importante que você se adapte às possibilidades digitais, para não tomar um susto ao realizar a prova. Afinal, sabemos que muitas escolas ainda têm dificuldade em modernizar seus processos de aprendizagem, optando pelo modelo tradicional.

3. Faça simulados

Os simulados são fundamentais para você treinar suas habilidades e entender como é a dinâmica da prova — que, tradicionalmente, é bem diferente das questões que encontramos em sala de aula.

Além disso, o simulado dá mais segurança para que você entenda as questões que mais domina e quais merecem sua atenção durante a revisão, por ter maior dificuldade.

4. Atente ao tempo da prova

Um erro muito comum dos estudantes do Enem é não conseguir lidar bem com o tempo disponível para a realização da prova, demorando mais do que o esperado com algumas questões, Com isso, precisam dedicar menos tempo do que o necessário para a resolução das questões finais.

Mas como conseguir equilíbrio nesse aspecto? Vamos a algumas dicas a seguir:

  • considerando o tempo total de prova e o número de questões, a média é 3 minutos por questão e 1 hora para a redação. Porém, não se apegue a isso — algumas questões demandarão mais tempo e outras menos;
  • uma dica comum e que pode auxiliá-lo é começar a prova pelas matérias em que você tem mais facilidade. Com isso, consegue acelerar no início da prova, para que possa realizar as demais questões com mais tempo no final;
  • dentro das matérias, faça o mesmo processo: dê uma olhada geral e comece pelas questões que você mais domina;
  • se uma questão estiver tomando mais tempo que o estimado, pule ela e vá para a próxima. Retorne a ela no final da prova;
  • não se apegue ao tempo para cada questão, ou a pressão poderá fazê-lo perder a concentração;
  • se estiver ansioso, não hesite em dar um tempo, respirar, para depois retornar à execução da prova.

5. Estude uma disciplina de cada vez

Muitos alunos tendem a querer estudar mais de uma disciplina por dia ou, ainda, estudar todas as disciplinas em um único dia. Isso é um erro. Vamos mostrar o motivo por meio de um exemplo.

Digamos que você tenha dificuldade com o aprendizado de Química. Em seu cronograma de estudos, você coloca para estudar, em um mesmo dia, Química e Literatura — duas áreas que não são semelhantes, ou que compartilham temas semelhantes. Você terá um esforço maior — tanto mental quanto emocional, devido às dificuldades —, que poderá deixá-lo esgotado ao término do período.

Você chegará, assim, desgastado para o aprendizado de Literatura e poderá não absorver, de forma eficiente, aquele conteúdo. Nada bom, não é mesmo? Então tente focar em aprender uma disciplina de cada vez.

Caso o cronograma esteja apertado e precise estudar mais de um tema por dia, tente colocar áreas afins em conjunto (por exemplo, Química e Física, Português e Literatura, História e Geografia).

6. Faça um cronograma de estudos

Para ter certeza de que conseguirá estudar e revisar todo o conteúdo programático, elabore um cronograma de estudos, dia a dia, até próximo à prova. Com isso, você terá certeza de que é possível avaliar se é possível revisar, antes da prova, aqueles pontos em que haja dúvida.

Lembre-se de considerar possíveis contratempos no seu cronograma, evitando montar um calendário muito rígido. Imagine, por exemplo, que você tenha algum tipo de imprevisto (por exemplo, tenha alguns dias de indisposição): se não houver um mínimo de flexibilidade, você poderá comprometer o resultado como um todo.

7. Encontre formas de controlar a ansiedade

Um dos pontos que mais prejudicam os candidatos do Enem é a ansiedade. Muitas pessoas estão profundamente preparadas, realizaram todo o processo para conseguir alcançar o sonhado sucesso e ter uma boa nota, mas na hora ficam extremamente nervosas e, infelizmente, travam.

Afinal, estamos falando em um dos momentos mais importantes da vida de um jovem: buscar um bom resultado para conseguir a sonhada vaga no ensino superior. Isso pesa na cabeça e a ansiedade impede que a pessoa consiga fazer uma boa prova.

Para isso, é importante encontrar algumas formas de conseguir realizar um bom controle emocional. São elas:

  • treine exercícios de respiração;
  • faça meditação;
  • evite estudar no último dia para não aumentar a tensão;
  • faça provas em casa para se acostumar com a dinâmica da prova;
  • respire fundo antes de começar;
  • esteja confiante de toda a sua preparação para esse momento.

O aluno que fará o Enem Digital 2020 precisa ficar atento, pois a prova, em primeiro lugar, não será idêntica à impressa, mesmo tendo a mesma estrutura. Lembre-se, também, de que os dias dos exames não serão os mesmos. Segundo o Ministério da Educação, as provas virtuais serão realizadas nos dias 22 e 29 de novembro.

Então aproveite, faça a melhor preparação possível e fique atento a possíveis novidades que possam ser divulgadas sobre a prova.

Quer mais dicas como estas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe os conteúdos em seu feed de notícias.