O que é corpo docente e qual a sua importância? Entenda aqui

Publicado em 01/06/2020 00:00 - Atualizado em 15/05/2024 18:09

No meio acadêmico, existem duas definições distintas, ambas relativas ao ensino. Enquanto docente é o professor, discente é o aluno.

No entanto, o que é corpo docente? Neste post, vamos explicar o conceito e a importância dessa expressão intrínseca a qualquer faculdade e abordaremos o que muda na relação aluno-professor quando se inicia o curso superior. Vamos lá?

O que é corpo docente?

Se docente é quem ministra aulas, logo, corpo docente é o conjunto de professores de instituições de ensino, como universidades, cursinhos, cursos profissionalizantes, ensino médio etc. Em geral, docente é uma palavra usada para se relacionar a professores com pós-graduação, mestres e doutores.

Se imaginarmos o termo no substantivo, docente quer dizer educador, professor ou mestre. Já o adjetivo docente pode ser associado às avaliações feitas pelo professor.

Qual a diferença entre corpo docente e discente?

Se, na introdução, mencionamos que discentes são os alunos, fica intuitivo que “corpo discente” é o conjunto de alunos que aprendem o que o corpo docente ensina. Mas podemos nos aprofundar mais no significado.

Ao pensarmos em discente enquanto substantivo, nós nos referimos aos estudantes. Mas, enquanto adjetivo, o significado é mais amplo, expressando a pessoa que busca aumentar seus conhecimentos como aprendiz.

Diferentemente de docente, o aprendiz é quem ainda não subiu um degrau no mundo da educação e ainda está no papel de aprender, enquanto o outro está no de ensinar.

Qual a importância de um bom corpo docente?

Um corpo docente de qualidade é aquele que se apropria da visão, da missão e dos objetivos da instituição de ensino. Esses três aspectos são os pilares de uma instituição de ensino. Os gestores das universidades que incentivam os professores a participarem desses fundamentos promovem um importante canal de comunicação entre faculdade e alunos.

Isso acontece porque os professores estão em contato direto com os alunos e, assim, conhecem suas necessidades. Quando ouvem suas insatisfações, histórias e sugestões, os professores estão atuando como uma ponte entre os estudantes e a administração da instituição. Com isso, os educadores se tornam parceiros para fazer o planejamento estratégico da faculdade, contribuindo com ideias para melhorias.

Um bom corpo docente contribui para questões relativas aos diferentes aspectos da universidade, tais como:

  • programas de qualidade;
  • metodologias de ensino;
  • didáticas de ensino; 
  • planos de ensino; 
  • fidelização; entre outros.

Ao conseguir que os professores estejam engajados dessa maneira, um forte vínculo será criado entre corpo docente e instituição de ensino. Essa união com forte alicerce é extremamente benéfica para a escola, que conseguirá alinhar e aprimorar os anseios e as necessidades de todos os que estão envolvidos nos processos de ensino (docentes) e aprendizagem (discentes).

O que muda na relação aluno-professor em uma faculdade?

Uma das coisas que você notará primeiro quando chegar à sala de aula do ensino superior é que a relação professor-aluno muda bastante. Mas vamos entender o que muda e por quê? Primeiro, é preciso se lembrar dessa relação de modo geral e das mudanças ocorridas ao longo das décadas.

Diferença nessa relação do ensino médio para o superior

Se, antes, o professor era uma figura temerosa e punitiva, atualmente, é muito mais alguém que inspira confiança, além de não ter mais uma missão que se limita a ensinar o conteúdo curricular.

No entanto, o que muda na relação entre os anos do ensino médio para a universidade? Se, antes, as cobranças eram maiores e o interesse nas aulas, em geral, era menor, na faculdade, o aluno escolheu uma graduação com base em seus objetivos profissionais, fazendo com que prestar atenção nas aulas não seja uma obrigação, mas uma necessidade.

Também justifica esse comportamento o fato de que a fase do ensino médio coincide com o meio e o fim da adolescência, uma etapa sempre difícil para todos, inclusive na esfera escolar.

No ensino médio, os professores são mais exigentes com os alunos, chamando a atenção e acompanhando cada passo do estudante para conferir se as atividades foram executadas. Na graduação, isso acaba. O aluno é o maior interessado em aprender, e o professor não se sente na obrigação de fazer cobranças. Entende-se que o discente está amadurecido e, assim, mais disposto a aprender.

Troca de conhecimentos e experiências

Se, agora, as cobranças são parte do passado, no ensino superior, existe maior possibilidade de interação aluno-professor no quesito trocar conhecimentos. Aqui, todos são considerados adultos e a faixa etária pode ser bastante variada, o que também colabora para a maior troca de experiências.

Na faculdade, há espaço para novas discussões, as quais vão além do ensino da disciplina. Assim, a cada novo encontro, alunos e professores podem trocar conhecimento e experiências com relação à área estudada e também sobre a vida profissional e sobre o mercado de trabalho.

Acesso a novas oportunidades 

Na faculdade, os professores não apenas ensinam a disciplina, mas também instigam a curiosidade dos alunos e os encorajam a traçar seu caminho durante sua trajetória acadêmica. Por isso, um contato mais constante com os professores e os diálogos fora da classe são essenciais para uma maior aproximação junto aos mestres, gerando impacto no futuro profissional, pois esse contato pode abrir portas para um estágio ou, até, um emprego.

É fundamental que o aluno dê valor à trajetória dos mestres, identificando aqueles que podem colaborar para a sua vida dentro e fora da esfera acadêmica. Em geral, a ajuda se inicia na orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Saiba aproveitar essa experiência em prol da sua carreira.

Consegue se sair bem nessa relação direta com o professor, o aluno que tem iniciativa de iniciar a interação. Então, confira dicas para conseguir estreitar o relacionamento com o corpo docente a seguir!

Tenha um bom comportamento

Para manter o ambiente de estudos e a relação com as pessoas agradáveis, trate todos (outros estudantes, professores e a equipe da direção e coordenadoria) com respeito. Isso fará com que você seja bem-visto e bem-aceito.

Mostre interesse

Você já ouviu um professor (em geral de cursinho) dizer que aquela é a melhor sala que ele tem? Em geral, essa frase é dita para turmas interessadas no aprendizado, engajadas e participativas. E se você for assim enquanto indivíduo e não apenas enquanto uma turma, muito maiores serão suas chances de se dar bem na relação com os professores. Para se mostrar engajado, faça perguntas sempre que tiver dúvidas e contribua com pontos de vista que agreguem conhecimento às aulas.

Seja sincero

Aja sempre com transparência mostrando quem você realmente é. Ou seja, não tema demonstrar seus defeitos e qualidades, pois todos têm pontos positivos, mas também negativos, os quais podem ser trabalhados.

Na FCO, o corpo docente é ativo e denominado Núcleo Docente Estruturante (NDE), representando um órgão consultivo e colaborativo. Ele é responsável por conceber e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso, cuja finalidade é fazer sua implementação. 

A FCO ainda conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) para acolher as demandas dos estudantes e professores. O NAP tem como objetivo proporcionar a saúde e o bem-estar do corpo discente e também do docente, colaborando para a melhora do processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, alunos com necessidades educacionais especiais têm atendimento educacional especializado e o processo de inclusão é incentivado.

Agora que você já sabe o que é corpo docente e qual a sua importância, continue aprendendo sempre que publicarmos um novo conteúdo. Como? Assinando a nossa newsletter!