Passo a passo: aprenda como montar um plano de estudos ideal

Publicado em 13/12/2021 00:00 - Atualizado em 21/08/2024 19:43

Saber como montar um plano de estudos é essencial para conseguir aprender de maneira satisfatória. Ele consiste em uma forma de deixar o estudo mais organizado. Sendo que esse planejamento não considera apenas os estudos que devem ser abordados, mas os métodos que poderão ser utilizados. 

Nesse sentido, caso você esteja estudando para algum concurso, o  ENEM ou uma prova de faculdade, é fundamental criar um plano de estudos que apresente as matérias que precisam ser estudadas e a hora que você deve fazer isso. Continue a leitura e saiba como montar um plano de estudos ideal! 

Quais são as vantagens de um plano de estudos? 

Existem diversas vantagens em saber como montar um plano de estudos, já que com ele seu estudo fica mais otimizado e eficiente. Confira!

Focar mais nos estudos 

Muitas pessoas têm dificuldade de manter o foco nos estudos. Isso acontece porque existem muitas outras obrigações para serem realizadas no dia a dia. Mas, ao fazer um bom planejamento, esse contratempo pode ser evitado. 

Aumentar a capacidade de concentração 

Ao criar um plano de estudos, você aumenta a sua concentração. Isso porque, ao tornar o estudo um hábito, você consegue treinar o cérebro para absorver as informações com mais eficiência e eleva as chances de dominar o conteúdo no momento da prova. 

Melhorar a gestão de tempo

Para conseguir ter uma boa rotina de estudos, é necessário organizar o tempo para que todos os conteúdos sejam estudados e revisados de forma satisfatória. Com o plano de estudos, você melhora a gestão de tempo e consegue produzir bem. 

Como montar o seu plano de estudos? 

Há diversas formas de montar um plano de estudos ideal. Para isso, é necessário ficar atento a alguns pontos para ele conseguir satisfazer os seus anseios. Confira como esse processo deve ser feito! 

Defina seus objetivos 

Para que você se sinta motivado e consiga cumprir suas obrigações diárias, estabeleça seus objetivos. Ou seja, saiba aonde você pretende chegar e o tempo pretendido. Assim, você conseguirá realizar o seu sonho com sucesso e alcançará bons resultados nas provas que realizará. 

Considere seu estilo de aprendizado 

Cada indivíduo tem uma maneira de aprender, então é essencial descobrir a sua forma de aprendizado. Algumas pessoas conseguem assistir a videoaulas enquanto fazem afazeres domésticos, já outras necessitam de muita atenção e gostam de anotar tudo que o professor transmite. 

Caso ainda não saiba qual seu estilo de estudo, realize o teste e veja qual você mais consegue produzir. Para você conseguir estudar com tranquilidade, é preciso que você tenha um cantinho de estudos. Assim, você consegue maior concentração, e o seu cérebro assimila tudo com mais eficiência. 

Estabeleça os horários 

É essencial estabelecer os horários de estudo e o tempo para cada conteúdo. Nessa etapa, é preciso determinar quanto tempo precisará para realizar cada uma de suas tarefas. É fundamental ser muito realista para que o plano de estudos alcance bons resultados. 

É necessário que você registre o tempo para tomar café, almoçar, fazer lanches e trabalhar. Ao fazer esse registro, você evita perder tempo com distrações, por exemplo, nas redes sociais. 

Concilie sua rotina 

Não é nada satisfatório elaborar um plano de estudos que não concilie com sua rotina. Para que isso não ocorra, busque conhecer o seu dia a dia. Dessa forma, pode ser feito um plano adequado a suas necessidades. Nesse plano, é preciso inserir todas as atividades diárias, como comer, dormir, atividades físicas, trabalho, entre outras. 

No momento de elaborar um cronograma de estudos, você saberá os horários em que tem compromisso e os que podem ser usados para estudar. Todas as tarefas precisam estar inseridas no cronograma, para você saber o tempo disponível para os estudos. Assim, você conseguirá definir com exatidão o tempo para cada disciplina. 

Classifique as matérias 

É preciso estudar muitas matérias para fazer um vestibular, um concurso ou uma prova na faculdade. Para facilitar o seu rendimento e deixar o estudo mais otimizado, busque classificar as matérias em grau de dificuldade, ou seja, em fácil, média e difícil. Nesse contexto, você pode estudar de forma intercalada, com a finalidade de não deixar o estudo cansativo. 

Escolha um método 

Existem vários métodos de estudos, que ajudam a ordenar a maneira de estudar e melhorar a sua capacidade de aprendizado. Sendo assim, saiba que há, por exemplo, o Método Pomodoro. Essa técnica foi elaborada por um universitário italiano para otimizar o rendimento do estudante. 

Saiba que essa técnica indica reservar tempos para estudo sem qualquer tipo de interrupção, intercalando com momentos de descanso. A recomendação é estudar em torno de 30 minutos, sem parar. Após esse tempo, você pode tirar 5 minutos para descansar e, em seguida, voltar a estudar. 

Existe também o método curva do esquecimento. Com o passar do tempo, é normal ter a sensação que está esquecendo tudo que estudou na semana anterior. A técnica da curva do esquecimento tem o objetivo de evitar que isso aconteça. Por essa razão, é necessário realizar revisões constantes das matérias. 

O método determina três revisões constantes das matérias, uma após 24 horas, outra após sete dias, e a última após um mês. Para facilitar esse processo, você pode utilizar o resumo que fez do conteúdo. Assim, o tempo gasto é menor. 

Defina os períodos de pausa 

As pausas são indispensáveis em um plano de estudo, uma vez que, após um tempo, fica difícil absorver o conteúdo. Para isso, determine um tempo para comer alguma coisa e dar um esticada no corpo. Essas pausas são primordiais para melhorar o rendimento e facilitar a assimilação do conteúdo. 

Portanto, ao saber como montar um plano de estudos, é possível conciliar o lazer, o estudo e a prática de atividade física. Isso garante que você continue tendo uma boa qualidade de vida e alcance os resultados satisfatórios nas provas ou nos concursos. Manter a rotina de estudos é essencial para conseguir ingressar em um boa profissão, visto que o mercado está cada vez mais exigente. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para curtir nossa página do Facebook para ficar por dentro de outros assuntos!