Saiba quais são os instrumentais de odontologia usados na graduação

Publicado em 11/01/2021 00:00 - Atualizado em 03/05/2024 09:56

O profissional de odontologia precisa trabalhar com uma série de instrumentos no seu dia a dia, que permitem a realização de funções essenciais, como limpeza, extração de tártaro, retirada de cáries, aplicação de anestésicos, observação da cavidade bucal, entre outros. E eles fazem parte, também, da rotina do estudante de Odontologia.

É nessa fase que ocorre o aprendizado sobre como manusear esses instrumentos, permitindo que seja possível aprender as principais técnicas para isso. Assim, garante-se que você terá essa experiência quando chegar ao mercado de trabalho, potencializando as chances de sucesso profissional. Isso é fundamental para que você tenha maior segurança em suas atividades.

A propósito, você sabe quais são os instrumentais de odontologia mais utilizados nessa fase? Continue lendo e saiba mais sobre o tema.

Pinça clínica

A pinça clínica tem o importante papel de auxiliar o profissional no manejo de materiais, tanto dentro quanto fora da boca. Por exemplo, ela é usada para pegar algodões e levá-los até a boca do paciente, quando necessário, para gerar afastamento da mucosa para realização do trabalho. Ela facilita a manipulação de itens, como algodão, brocas e gases, com maior precisão e segurança, sem a necessidade de que o profissional utilize as mãos para esse fim.

Raspadores periodontais e curetas

O raspador periodontal e as curetas odontológicas são instrumentais que auxiliam na raspagem da superfície dentária, coroa e área radicular. Assim, são usados em procedimentos cirúrgicos, bem como para a retirada de tártaro. Nesse sentido, são fundamentais para que seja possível prevenir doenças que possam impactar a região gengival e outras estruturas próximas. Também, auxiliam na limpeza, algo que é rotineiro nas atividades práticas dos estudantes de Odontologia.

Espelho clínico

O espelho clínico — ou espelho bucal — também é essencial para as atividades dos estudantes na prática do curso de Odontologia. Como as estruturas mais internas da boca são mais difíceis de serem visualizadas, o espelho permite que o profissional visualize e possa diagnosticar, com maior facilidade, os problemas nessas regiões.

Por exemplo, com a ajuda dele, é possível identificar sinais de cáries nos dentes mais internos (molares e pré-molares), inflamações gengivais, tártaros, entre diversos outros problemas que possam acometer a região. Ele também serve para afastar a língua e ter uma observação mais eficiente do local. O espelho deve ser utilizado em conjunto com o refletor, para conseguir iluminar determinado dente e, assim, garantir uma melhor visualização.

Uniforme e equipamentos

O uniforme é uma parte imprescindível a ser adquirida pelos estudantes de Odontologia. Uma das partes que o compõem é o jaleco, característico da área de saúde. Ele serve para proteger os estudantes e profissionais da saúde durante o ato de higienização dos materiais e, também, na realização dos procedimentos.

Pense, por exemplo, em quem realiza técnicas que envolvem possível contaminação por sangue. Vestindo o jaleco, esses elementos ficam ali na região e evitam que tenham contato com feridas abertas nos braços, por exemplo. Por isso, ele deve ter mangas longas e ser de tecido branco, para que seja possível identificar esses componentes e garantir uma higienização completa.

Além do jaleco, também é essencial que o aluno tenha seu kit de luvas e máscaras descartáveis e óculos de proteção. São EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) primordiais, também, na proteção contra contaminações e para garantir maior higienização tanto para você quanto para aqueles que eventualmente sejam atendidos no estágio supervisionado.

É imperativo considerar a aquisição dos itens em locais especializados para esse fim. Isso porque eles cumprem tanto as Normas Reguladoras, no que diz respeito ao uso de EPIs, quanto as normas do Conselho Federal de Odontologia. Desse modo, evita-se, por exemplo, que materiais inadequados rompam-se e possam expor você a agentes contaminantes.

Sugador descartável

Ele é amplamente utilizado nas rotinas internas das clínicas odontológicas e, também, nas de aprendizado das Faculdades de Odontologia. Como o próprio nome sugere, trata-se de um item que tem a função de sugar a saliva do paciente durante os procedimentos.

Isso é fundamental para que o excesso de líquido não prejudique a visualização do profissional. Além disso, o ato de engolir pode fazer com que o paciente ingira partículas indesejadas. Assim, com o sugador, ele não terá essa necessidade, e evita-se, assim, riscos eventuais para ele e maior praticidade para as suas atividades.

Seringa carpule

Durante a Faculdade de Odontologia, você aprenderá técnicas de aplicação de anestésicos, algo fundamental para as práticas após a formação. Afinal, isso é necessário nos casos de:

  • extrações;
  • microcirurgias;
  • retiradas de cáries;
  • abertura gengival, entre outros.

A seringa carpule é o instrumento que permite a aplicação da anestesia injetável, nos casos em que a anestesia tópica não é o suficiente para minimizar o desconforto ou a dor. Ela vem com um dispositivo de segurança, importante para que não ocorra a aplicação acidental de anestésico em vasos sanguíneos.

Alicates de ortodontia

Os alicates de ortodontia são imprescindíveis para os aprendizados nessa área específica, a qual tem importância por ser responsável pela correção do sorriso, permitindo não só maior conforto estético, mas também reabilitando o paciente para uma deglutição correta — problemas dessa natureza podem acarretar dores e danos severos para o paciente.

Os alicates de ortodontia, assim, auxiliam na colocação e no ajuste do posicionamento dos brackets, bem como na troca dos fios do aparelho. Eles servem, também, para a retirada dos itens na finalização do tratamento.

Sabemos que, no total, são muitos os custos que o estudante tem ao ingressar na Faculdade de Odontologia. Isso, muitas vezes, inviabiliza que muitos optem por esse curso, mesmo que tenham anseio de trabalhar na área.

Pensando nisso, a FCO tem um projeto pioneiro: o P.A.I. Por meio dele, o aluno da nossa instituição não precisa comprar instrumentais de odontologia. Nós fazemos o empréstimo para todos os estudantes, ocorrendo diariamente, a cada atividade laboral. O estudante realiza a reserva do item, e o responsável da FCO faz a conferência tanto na entrega quanto na devolução.

Assim, você não precisará preocupar-se com os custos de aquisição — um dos principais motivos de evasão de estudantes nessa área. Afinal, sabemos que são elevados. Desse modo, queremos auxiliar no pleno desenvolvimento da sua formação profissional.

Quer saber mais sobre isso e conhecer nossos cursos? Entre em contato e tire as suas dúvidas com um de nossos atendentes!