Programas de Extensão

As Atividades Complementares correspondem a um componente curricular obrigatório, com carga horária total de 200 horas, que deverão ser cumpridas pelo estudante ao longo do curso de graduação. Essas atividades objetivam desenvolver no estudante a cultura da educação continuada e autônoma e a percepção sobre a necessidade de atualização permanente em seu processo de formação acadêmica e profissional. Além disso, as atividades complementares contribuem para a articulação entre teoria-prática e propiciam ao estudante desenvolver diversos conhecimentos e habilidades necessários ao crescimento pessoal, profissional, cultural e social do acadêmico.

Nesse contexto, as Atividades Complementares devem permear todos os aspectos da formação do aluno de forma interdisciplinar, promovendo o conhecimento significativo e ampliando a visão de mundo dos formandos. A carga horária será cumprida nas seguintes atividades, devendo contemplar, pelo menos, três dos grupos abaixo:

  1. Atividades de ensino;
  2. Atividades de extensão;
  3. Atividades de pesquisa;
  4. Atividades culturais;
  5. Outras atividades 

Dessa forma, são aproveitados os conhecimentos adquiridos pelo estudante por meio de estudos e práticas independentes presenciais e/ou à distância, tais como: participação em monitorias e ligas acadêmicas, estágios extracurriculares, programas de iniciação científica, ações de extensão junto à comunidade, participação em palestras e eventos científicos, cursos livres, atividades voluntárias e participação em projetos sociais, atividades culturais, entre outros. 

A carga horária das Atividades Complementares deve ser desenvolvida ao longo do período de integralização do curso, podendo ser iniciada a partir do 1º (primeiro) semestre do aluno na FCO, cabendo ao Coordenador do Curso e ao Coordenador de Estágios, Atividades e Projetos Acadêmicos conjuntamente com o estudante, planejar o cumprimento da carga horária. 

Documentos e Manuais