Sala Virtual

Simuladores de realidade virtual estão se tornando parte essencial da educação moderna na área da saúde. Na odontologia, os benefícios da realidade virtual estão sendo avaliados como um método ou um complemento para ampliar a construção do conhecimento, devido à facilidade de acesso às informações, podendo ser considerados como revolucionários no processo de ensino e aprendizagem.

O ensino tradicional da anatomia é constituído por aulas teóricas expositivas e aulas práticas no laboratório de anatomia com peças cadavéricas e/ou sintéticas. O conteúdo teórico e prático é extenso, nomenclatura específica e memorização intensa, surgindo assim, a necessidade de outras formas de aquisição do conhecimento. Atualmente, é notória a interação dos estudantes com o mundo digital, incluindo a utilização diária de tablets, notebooks e smartphone, bem como de diferentes softwares e aplicativos.

Dessa forma, o projeto “Sala Virtual”, iniciativa da Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO), tem como objetivo proporcionar a aprendizagem acerca da Anatomia Óssea do Crânio associando-os à prática clínica, permitindo ao estudante compreender o conteúdo por meio de realidade virtual. O software foi desenvolvido por profissionais especializados e contou com a participação da direção e coordenação da FCO, bem como acadêmicos monitores e professores da disciplina de Anatomia Humana e Anatomia Facial e Dental.

O conteúdo digital inicialmente propôs a apresentação óssea do crânio, que foi dividido em vistas superior, inferior, anterior e posterior para facilitar o entendimento. Além da localização exata das estruturas de maneira simples e prática, os professores acrescentaram curiosidades referentes à aplicabilidade clínica médico-odontológica de cada região óssea, que pode ser acessada por meio de leitura ou áudio. O usuário tem acesso a um conjunto de imagens em alta resolução e em três dimensões (3D), permitindo visualização detalhada dos ossos. Neste contexto, a partir do uso da realidade virtual o estudante pode visualizar o crânio em suas mais variadas formas, podendo interagir com as estruturas anatômicas em 3D com uma rica visão de vários ângulos, permitindo a visualização e compreensão dos acidentes ósseos.

A evolução da tecnologia de realidade virtual proporciona maior interatividade, favorecendo um aprendizado mais dinâmico, tendo em vista a facilidade de correlações dos instrumentos de aprendizagem. Assim, tanto estudantes como professores podem usufruir desta ferramenta educacional, que vem ao encontro da utilização de metodologias ativas e de tecnologias da informação e comunicação, possibilitando práticas pedagógicas inovadoras.