DISCIPLINA: Seminários Interdisciplinares I: Metodologia Científica
OBJETIVO: Criar um momento de discussão sobre os projetos de pesquisa em elaboração pelos alunos em uma aula denominada Café com Ciência, a fim promover um momento descontraído para a análise e correção dos projetos pelos próprios alunos.
DOCENTE: Profª Drª Ludmilla Regina de Souza David
METODOLOGIA: A proposta do Café com Ciência foi elaborada pela professora para que os alunos vivenciassem momentos de trocas de experiências científicas em um cafezinho casual, como acontece em encontros de pesquisadores. Para isso, a professora preparou o laboratório de metodologias ativas com cartazes e uma mesa de café para recepcionar os alunos. O cafezinho ficou exposto para os alunos durante toda aula. A proposta foi elaborada visando ampliar o conhecimento sobre projeto de pesquisa, de maneira mais prazerosa, e esclarecer dúvidas sobre os projetos em elaboração pelos alunos. Foram realizados 3 momentos:
Etapa 1 – Foi destinado um momento para discussão dos objetivos do projeto de pesquisa. Para isso, os alunos foram divididos em 4 equipes (A, B, C e D, 5 alunos em cada), compostas pelos membros que elaboraram os projetos de pesquisa (em fase de elaboração). Primeiramente, cada equipe deveria reavaliar a coerência dos objetivos do seu projeto de pesquisa e deles com o título do projeto, discutindo entre eles e a professora.
Etapa 2 – Após a revisão dos objetivos, a professora distribuiu os alunos em novas equipes para a correção dos projetos de pesquisa em elaboração por cada equipe. Alunos da equipe A se misturaram com alunos da equipe B, e alunos da equipe C se misturaram com alunos da equipe D. Essa proposta foi escolhida para que os alunos corrigissem o projeto de outra equipe, apontando os erros e fazendo considerações a respeito. Para a formação das novas equipes, 3 alunos de cada equipe foram escolhidos como avaliadores e se juntaram com 2 alunos chamados de consultores. Os alunos avaliadores avaliaram o projeto de outra equipe,

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Primeiramente, os alunos, ao perceberem o empenho da professora em proporcionar uma aula diferente, adotaram posturas diferentes, se envolvendo mais com a proposta da aula e buscando aprender com mais leveza. Pode-se dizer que a atividade foi bem aceita pelos alunos, que se empenharam para fazerem uma análise minuciosa do trabalho dos colegas, e para entenderem o que não compreendiam, mas que precisavam aprender para corrigirem de forma adequada. Muitos detalhes de metodologia científica que os alunos não haviam se atentado ao lerem o manual de projetos de pesquisa distribuído pela professora nas aulas anteriores, passaram a observar ao terem que corrigir o projeto dos colegas. A criação de uma equipe com membros avaliadores e consultores do projeto possibilitou a discussão, a troca de experiências, e o registro das informações provenientes das discussões. A análise realizada pela professora do material recolhido ao final da aula confirmou as expectativas positivas percebidas ao longo das discussões.

CONCLUSÃO: Ao tornar o aluno corresponsável pela correção do projeto de pesquisa e julgamento do aprendizado, o aluno passou da condição tradicional de aluno para professor. Os alunos tiveram a oportunidade de identificar os erros dos trabalhos dos colegas e orientá-los para as correções, aprender com os acertos e os pontos de vistas dos colegas, e precisaram aprender o que não sabiam para poderem corrigir o trabalho de acordo com os aspectos pré-definidos para a atividade. Diante disso, por meio das observações do professor e relatos dos alunos, pode-se concluir que a atividade foi exitosa na dilatação do conhecimento abordado.