DISCIPLINA: Ciências Morfológicas Articuladas II
OBJETIVO: Discutir sobre teratogênese a partir de caso clínico
DOCENTES: Profª Drª Camila Santos Pereira e Prof. Dr. Edimilson Freitas
METODOLOGIA: Os alunos são orientados previamente a estudarem sobre teratogênese. A turma é dividida em pequenos grupos e após a leitura de um caso clínico específico sobre o tema, os alunos devem criar perguntas referentes ao caso clínico. As perguntas devem ser respondidas pelas equipes vizinhas de forma que os questionamentos possa fluir por todas as equipes.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: A atividade é realizada para as turmas do 2º período, em sala de aula. A turma é dividida em pequenos grupos, e após a leitura do caso clínico referente à teratogênese, os integrantes de cada equipe são convidados a descreverem no quadro as perguntas feitas pela sua equipe. Depois, os alunos são orientados a responderem e discutirem as perguntas das equipes vizinhas. As discussões e tentativas de respostas dos alunos são associadas com entendimento sobre o tema.
CONCLUSÃO: A discussão do caso clínico possibilita aos alunos conhecerem uma diversidade de substâncias químicas que podem afetar o desenvolvimento embrionário/fetal e em particular a formação dos dentes. O aprofundamento das discussões possibilita o surgimento de mais dúvidas sobre o tema que pode ser completada na aula seguinte.

REGISTRO FOTOGRÁFICO: