DISCIPLINA: Odontologia Laboratorial Articulada II
OBJETIVO: Promover um melhor entendimento do processo de polimerização das resinas compostas por meio de uma estratégia interativa envolvendo todos os alunos na sala de aula.
DOCENTES: Prof. Dr. Danilo Cangussu Mendes e Prof. Dr. Rodrigo Dantas Pereira
METODOLOGIA:
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Para um melhor entendimento do processo de polimerização física e química das resinas compostas, foi solicitado para que todos os alunos ficassem em pé na sala de aula. Cada um deles foi identificado como um monômero resinoso de alto ou baixo peso molecular. Alguns alunos foram identificados como as aminas terciárias e outros como os fotoiniciadores (canforoquinona). Todos já estando em posição iniciou-se o processo, ativando as moléculas de “canforoquinona” com a luz azul do projetor de slides. Uma vez sensibilizados os fotoiniciadores se ligavam (dando as mãos) às aminas terciárias, que por sua vez se ligavam aos monômeros, sendo que sempre que um monômero se ligava a outro, abria-se um novo sítio de ligação (o aluno esticava o outro braço para se ligar a outro colega). Assim, foi compreendido o processo de polimerização em todas as suas fases (iniciação, propagação e terminação), sendo que alguns alunos ficaram sem dar as mãos, ou seja, sem se ligar, representando também os monômeros residuais. Após esse processo foram discutidos os impactos da contração e da tensão de polimerização na restauração e no remanescente dentário. Após essa atividade, houve a explanação do processo por meio de imagens em powerpoint para sedimentação do conhecimento.
CONCLUSÃO: A atividade foi importante para uma melhor compreensão do processo de polimerização das resinas compostas de forma ativa pelos estudantes. Os mesmos tiveram a oportunidade de entender a importância dos componentes das resinas compostas e relacionar o papel de cada um deles processo de polimerização. Houve um feedback muito positivo da atividade por parte dos alunos.

REGISTRO FOTOGRÁFICO: