DISCIPLINA: Ciências Patológicas Articuladas
OBJETIVO: Construir um jogo que trabalhe conhecimentos sobre Imunologia e envolva a participação dos alunos em estudos coletivos e testes durante a aula.
DOCENTE: Prof. Dr. Marcos Vinícius Macedo de Oliveira
METODOLOGIA
O professor definiu que a atividade deveria ser realizada por um grupo de até seis estudantes, com o objetivo de elaborar um jogo com a temática trabalhada sobre o estudo do funcionamento do sistema imunológico. Este deveria conter um manual de instruções e abordar os assuntos relacionados ao Sistema Imune, como, por exemplo, seus componentes, funções e mecanismos envolvidos. A avaliação do grupo foi baseada em conteúdo, qualidade gráfica e criatividade e desempenho na participação dos jogos entre os grupos estudantes. Os estudantes apresentam o jogo, suas regras e depois convidam colegas dos diferentes grupos para jogar.
Exemplo de um dos trabalhos: “Jogo do Imune”: os componentes foram: um tabuleiro com 23 casas, um dado, três peões e 20 cartas contendo perguntas sobre o sistema imune. Pode ter de 2 a 3 jogadores. Ao iniciar, cada um joga o dado em sua vez, mas, para percorrer o número de casas indicado, o participante deve escolher uma carta e responder à pergunta corretamente. Ao cair em determinadas casas, poderia avançar ou começar tudo outra vez. O vencedor é o primeiro a cruzar a linha de chegada com seu respectivo peão. Os desenvolvedores desse jogo ainda apresentaram a um relato de experiência exitosa de aprendizado em Imunologia em fórum de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros.
CONCLUSÃO
Os acadêmicos, inspirados em jogos de tabuleiro, como ludo e banco imobiliário, desenvolveram jogos que, de fato, visam o aprimoramento dos conhecimentos dos participantes sobre o Sistema Imune, de forma que o aprendizado ficasse mais prazeroso e divertido.
A experiência promoveu uma aprendizagem significativa e prazerosa para os estudantes, que pesquisaram bastante sobre o assunto e elaboraram desafios, perguntas e regras para os jogos. Os acadêmicos que jogaram também relataram terem se divertido, alcançando conquistas ao demonstrar seu aprendizado prévio e adquirindo novos conhecimentos coletivamente. Ao identificar erros nos trabalhos dos colegas, houve uma discussão produtiva que agregou bastante para consolidar o conhecimento dos estudantes.
A gamificação no contexto da imunologia foi exitosa no processo de ensino-aprendizagem. Houve grande envolvimento dos estudantes para praticar os conhecimentos de forma lúdica, bem como estímulo ao uso da criatividade para solução de problemas.

REGISTRO FOTOGRÁFICO: