DISCIPLINA: Ciências Fisiológicas Articuladas II
OBJETIVO: Aprender a técnica da aferição da pressão arterial e identificar os valores considerados normais da pressão arterial.
DOCENTES: Prof. Dr. Pedro Eleutério dos Santos Neto e Profª Drª Talita Antunes
METODOLOGIA: A atividade é realizada com acadêmicos do 2º período. Os acadêmicos foram divididos em dois grupos em salas separadas, onde cada professor ficou com um grupo. O professor demonstrou a técnica em um acadêmico para todos. Em seguida, foram divididos em duplas para cada acadêmico aferisse a pressão arterial e pulsação um do outro, sendo observado pelo professor se estavam realizando a técnica de forma correta (foto 1). Ao final da aferição, o professor conferia os valores encontrados. Quando estavam diferentes, o professor e o acadêmico aferiam a PA juntamente por meio de dois estetoscópios. Durante a aula prática, os acadêmicos que demonstravam maior domínico da técnica foram convidados para auxiliar os colegas com maior dificuldade. Após um horário de atividade prática, foi realizada uma aula dialogada para que fossem discutidos os valores encontrados e os fatores determinantes das pressões sistólica e diastólica. Em seguida, foi solicitado que todos treinassem mais a técnica em casa e interpretassem os resultados. Nas aulas seguintes, ao final de cada aula até o final do semestre, 4 a 6 acadêmicos eram escolhidos para aferir a PA novamente, sendo avaliado pelo professor.
 

CONCLUSÃO: Os alunos praticaram a técnica várias vezes e a partir dos próprios valores encontrados em sala, concluíram a variação dos valores considerados normais. Também foi trabalhado o cálculo da pressão arterial arterial média, no qual foi identificado alguns acadêmicos com dificuldade matemática. Nessa situação, o professor solicitava que o acadêmico refizesse mais cálculos para retirar as dúvidas. Foi observado que além da dificuldade de auscultar os sons de Korotkoff, alguns tinham dificuldade de sentir a pulsação pela artéria radial. Durante a aula dialogada, foi trabalhado os temas sobre débito cardíaco, retorno venoso, hipertensão arterial e atendimento odontológico a hipertensos. Os acadêmicos concluíram que, além de dominar a técnica de aferição da PA e pulsação, é importante saber interpretar os valores encontrados.

Registros Fotográficos: