DISCIPLINA: PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS I

OBJETIVO: Conhecer as dificuldades de um paciente deficiente em suas tarefas diárias.

DOCENTE(S): Aline Françoise Cardoso, Taiane Oliveira e Lorrany Costa

METODOLOGIA: Material utilizado: Máscara para vedar os olhos, ataduras descartáveis, garrafa de café, caneca, açucareiro, bolacha, manteiga, colher, espátula para manteiga, escova dental, dentifrício e escova de cabelo.

O professor informa o objetivo da aula, que será dividida em quatro atividades, na qual em cada aluno se voluntaria:

Na primeira atividade, o aluno terá os olhos vendados para que simule um deficiente visual, será montada uma mesa de café da manhã, o aluno deverá adoçar o café, passar manteiga na bolacha e assim realizar a sua refeição.

Na segunda atividade, o aluno terá suas mãos atadas para que seja como um deficiente físico que não possui os membros superiores. Com uma escova dental e dentifrício deverá realizar a escovação.

Na terceira atividade, o aluno terá múltiplas deficiências (visual e física), terá seus olhos vendados e mãos atadas. Com uma escova de cabelo deverá pentear o seu cabelo.

Na quarta atividade, um aluno receberá uma mensagem dita pelo professor e passará aos colegas por meio de gestos ou libras, os colegas precisarão adivinhar a mensagem. Nesta atividade representamos um deficiente auditivo.

Ao final das atividades, os alunos escrevem um relatório onde relatam os desafios que perceberam, a importância de valorizar o esforço do deficiente e a conscientização de como podem ser melhores com estes exemplos.

CONCLUSÃO:

Na disciplina de PNE I os alunos atendem pacientes com diversas deficiências, e sentir como superar situações que para os alunos são automáticas e fáceis, mas para o deficiente necessita de adaptação, torna o aluno mais pensativo, mais humano no seu atendimento. Com esta atividade, os alunos vivenciam atividades do dia a dia de um deficiente, e percebem que mesmo com obstáculos, a vida nos permite fazer diferente, mas atingir o objetivo final.

É possível adaptar esta atividade dividindo a turma em grupos onde criem vídeos simulando uma deficiência e uma situação cotidiana, depois os vídeos serão apresentados à turma em uma aula online e discutidos.


REGISTRO FOTOGRÁFICO: