DISCIPLINA: Ciências Farmacológicas Aplicadas
OBJETIVO: Estimular a participação dos alunos, levá-los a selecionar os aspectos mais importantes do assunto e desenvolver a capacidade de síntese do conteúdo. Conteúdo escolhido: Farmacologia dos antibióticos (Biblioteca virtual: Farmacologia para a clínica odontológica - Cap 12: Controle das infecções).
DOCENTE: Profª Drª Talita Antunes Guimarães
METODOLOGIA: Dinâmica em grupo - TÉCNICA PHILLIPS
A sala foi dividida em 5 grupos de 5 alunos. Cada grupo recebeu um tema (uma classe de antibióticos) com diversos objetivos. Após o tema foi projetado no quadro um caso clínico. O grupo teve um tempo para discutir e para dar a solução para o caso clínico utilizado. Cada grupo tinha um relator, responsável por sintetizar o conteúdo e redigir um texto para ser entregue para o professor.
Após o tempo de discussão, grupos foram desfeitos e foram formados novos grupos contendo participantes de todos os grupos. Elegeu um novo relator, e iniciou-se nova discussão, envolvendo todos os temas. Um novo tempo foi dado e no final fez-se o fechamento do problema.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Atividade realizada em sala de aula para as turmas dos 3º períodos diurno e noturno.

REGISTRO FOTOGRÁFICO:

Os temas foram: Antibioticoterapia – Mecanismo de ação dos medicamentos

  1. Inibição da Síntese da Parede Celular
  2. Inibição da Síntese Proteica
  3. Inibição do Metabolismo Bacteriano/ Alteração da Permeabilidade da Membrana Celular
  4. Inibição da Síntese ou Atividade do Ácido Nucleico

Para direcionar conteúdo foi entregue os seguintes objetivos

 

  1. Identificar microrganismos residentes da cavidade oral
  2. Explicar como age a classe de medicamento
  3. Informar se os antibióticos pertencentes a classe é bacteriostática ou bactericida.
  4. Citar representantes e posologia.
  5. Identificar os efeitos adversos.
  6. Avaliar se a classe estudada pode ser indicada para o caso clínico.

CONCLUSÃO: Todas as classes de antibióticos foram discutidas e escolheu-se as possíveis medicações para o caso clínico. Os alunos trabalharam em equipe e todos participaram da dinâmica, pois quando foram formados novos grupos, o integrante do grupo anterior era responsável por explicar o seu conteúdo para os demais alunos.