DISCIPLINA: Ciências Farmacológicas Aplicadas
OBJETIVO: Estimular a participação dos alunos, levá-los a selecionar os aspectos mais importantes do assunto e desenvolver a capacidade de síntese do conteúdo. Conteúdo escolhido: Farmacologia dos antibióticos (Biblioteca virtual: Farmacologia para a clínica odontológica - Cap 12: Controle das infecções).
DOCENTE: Profª Drª Talita Antunes Guimarães
METODOLOGIA: Dinâmica em grupo - TÉCNICA PHILLIPS
A sala foi dividida em 5 grupos de 5 alunos. Cada grupo recebeu um tema (uma classe de antibióticos) com diversos objetivos. Após o tema foi projetado no quadro um caso clínico. O grupo teve um tempo para discutir e para dar a solução para o caso clínico utilizado. Cada grupo tinha um relator, responsável por sintetizar o conteúdo e redigir um texto para ser entregue para o professor.
Após o tempo de discussão, grupos foram desfeitos e foram formados novos grupos contendo participantes de todos os grupos. Elegeu um novo relator, e iniciou-se nova discussão, envolvendo todos os temas. Um novo tempo foi dado e no final fez-se o fechamento do problema.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Atividade realizada em sala de aula para as turmas dos 3º períodos diurno e noturno.
REGISTRO FOTOGRÁFICO:
Os temas foram: Antibioticoterapia – Mecanismo de ação dos medicamentos
- Inibição da Síntese da Parede Celular
- Inibição da Síntese Proteica
- Inibição do Metabolismo Bacteriano/ Alteração da Permeabilidade da Membrana Celular
- Inibição da Síntese ou Atividade do Ácido Nucleico
Para direcionar conteúdo foi entregue os seguintes objetivos
- Identificar microrganismos residentes da cavidade oral
- Explicar como age a classe de medicamento
- Informar se os antibióticos pertencentes a classe é bacteriostática ou bactericida.
- Citar representantes e posologia.
- Identificar os efeitos adversos.
- Avaliar se a classe estudada pode ser indicada para o caso clínico.
CONCLUSÃO: Todas as classes de antibióticos foram discutidas e escolheu-se as possíveis medicações para o caso clínico. Os alunos trabalharam em equipe e todos participaram da dinâmica, pois quando foram formados novos grupos, o integrante do grupo anterior era responsável por explicar o seu conteúdo para os demais alunos.