DISCIPLINA: Clínica de Odontopediatria e Ortodontia I
OBJETIVO: Realização da prática restauradora atraumática em crianças escolares para aprimoramento dos acadêmicos na técnica odontológica minimamente invasiva associada à contribuição com reabilitação da saúde bucal infantil sob risco de cárie dentária e limitação de acesso odontológico.
DOCENTES: Profª Ms. Michele Pimenta Oliveira e Profª Ms. Taiane Oliveira Souza
METODOLOGIA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Etapa 01 – Inicialmente foi solicitada a autorização da Escola Municipal Laudelina Fonseca para a realização das atividades dos acadêmicos do 5º período. O levantamento de necessidades de tratamento odontológico foi feito pelos alunos do 3º período com a professora Michele Pimenta através do índice CPO-D após atividades de educação em saúde (teatro e escovação supervisionada) na escola. s crianças que apresentavam lesões de cárie cavitada receberam um termo de autorização para ser entregue aos pais e foram selecionadas para posterior Tratamento Restaurador Atraumático (ART).
Etapa 02 – Os acadêmicos do 5º período apresentaram um seminário sobre ART em sala de aula para aprofundamento do assunto através de artigos científicos.
Etapa 03- Os alunos foram orientados a comparecerem a Escola Municipal Laudelina Fonseca com todo o material necessário para a técnica, além de travesseiros para garantir conforto das crianças durante a prática.

CONCLUSÃO: Os acadêmicos aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre o ART. Além de ampliar o conhecimento teórico e prático os alunos puderam contribuir com a saúde bucal dos escolares baseando em evidência científica e na odontologia humanizada.

REGISTRO FOTOGRÁFICO: