25 de outubro: tudo que você precisa saber sobre o Dia do Dentista

Publicado em 01/10/2021 00:00 - Atualizado em 15/03/2024 07:41

Toda e qualquer profissão é importante para a nossa vida, já que cada uma delas é responsável por algo que necessitamos. Existem aquelas que trabalham para melhorar o nosso bem-estar e saúde, como a medicina e a odontologia. Sabendo da grande importância dos procedimentos bucais, no dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista.

Nesse sentido, é importante destacar que os dentistas cuidam da nossa saúde dentária, problemas em alguns ossos faciais, gengivas e tudo que está associado com nossa boca, além de zelarem pela estética facial. Assim, essa é uma profissão muito importante em nossa sociedade, e se desenvolve cada dia mais.

Continue a leitura e saiba tudo a respeito do Dia do Dentista!

Quando a data surgiu?

Dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Dentista. Essa data foi escolhida porque, em 1884, foi firmado o Decreto 9.311, que elaborou os primeiros cursos de graduação de odontologia do país, na Bahia e no Rio de Janeiro. Assim, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia instituiu essa data como o Dia do Dentista.

Qual a importância do dia 25 de outubro para a profissão?

Essa data é muito importante para os dentistas e para a sociedade, pois comemora o dia de uma profissão muito necessária para o bem-estar de todos. Esses profissionais são capazes de devolver um sorriso bonito e melhorar a autoestima de um paciente que há muito tempo não conseguia se olhar no espelho, por exemplo.

Quais as vantagens da carreira de dentista?

Existem diversas vantagens relacionadas à carreira de dentista, sendo uma delas a gama de especialização. Ao optar pelo curso de dentista, você pode decidir se especializar em uma área e dedicar seu serviço e empenho para ela. Confira!

  • cirurgia geral: esse especialista é o grande responsável por tratar dos dentes, analisar radiografias, fazer limpeza e cirurgias mais básicas;
  • odontologia estética: essa especialização cresce a cada dia, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a beleza. A principal finalidade desse dentista é a melhor a estética dos dentes;
  • periodontista: é o profissional preparado para tratar de qualquer doença ou alteração na gengiva e nos tecidos que são responsáveis para fixação dos dentes aos ossos;
  • saúde coletiva: o seu objetivo está associado mais aos problemas sociais. O profissional vai às escolas e aos locais mais carentes para realizar os tratamentos bucais nas pessoas que não têm condição de pagar.

Como está a demanda no mercado?

Atualmente, existem muitos dentistas formados, mas nem todos apresentam alguma especialização. Assim, as pessoas que se dedicam aos estudos e à carreira conseguem se sobressair. Sendo assim, é fundamental buscar uma boa faculdade, para que você consiga ser um excelente profissional.

É perceptível que o Dia do Dentista é muito importante para exaltar esse profissional que cuida da saúde bucal dos pacientes, buscando estratégias e métodos para que todos recebam o melhor tratamento.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais sobre a carreira de dentista, a sua importância e como começar o seu curso em uma excelente instituição!