4 dicas de produtividade para você arrasar nas provas do ENEM 2020!

Publicado em 14/12/2020 00:00 - Atualizado em 23/03/2024 14:17

As provas do Enem 2020 serão bem-diferentes do habitual. Afinal de contas, a pandemia gerou fortes impactos em todo o mundo e, por conta das medidas preventivas ao novo coronavírus, o exame foi adiado. Antes de qualquer coisa, vale salientar: os testes estão marcados para janeiro e fevereiro de 2021. E aí, preparado?

Se a sua resposta para a pergunta ainda é negativa, fique tranquilo. Não podemos relaxar diante da ameaça de infecção pela Covid-19. Além disso, apesar das readequações graduais na sociedade, muitas rotinas sofreram prejuízos. A dinâmica para estudar em casa exige uma série de mudanças, portanto é natural encontrar pequenos percalços.

Por esse e outros motivos, listamos, ao longo do post, quatro dicas de produtividade para você arrasar nas provas do Enem 2020, mesmo que o calendário já aponte 2021 no momento da aplicação do maior vestibular do país. Confira!

1. Separe horários específicos para os estudos

Consistência certamente figura entre as palavras-chave para o sucesso no Enem. O poder de hábitos eficientes repetidos a cada dia gera excelentes resultados no médio e longo prazos. Portanto, trace horários específicos voltados aos estudos, sempre de acordo com a sua disponibilidade.

O primeiro passo é definir o tempo disponível, em especial se existem outras obrigações na sua vida, como trabalho,. Então desenvolva uma espécie de cronograma para seguir todos os dias, traçando metas realistas, sem exageros, para evitar sobrecargas.

Como consequência, a produtividade durante os períodos de estudo aumenta muito. De quebra, você ganha uma grande dose de confiança, pois percebe a evolução cotidiana originada dos próprios esforço e organização. Outra dica valiosa: dê prioridade aos conteúdos de maior complexidade no começo do estudo, quando há mais energia para absorvê-los.

2. Use aplicativos para ganhar produtividade

A tecnologia pode até nos atrapalhar se não soubermos tirar o melhor dela, conforme veremos a seguir. Mas é fato que existem inúmeras ferramentas super benéficas. Alguns belos exemplos são os aplicativos para smartphones voltados ao aumento da produtividade.

Seja para a criação de cronogramas de estudo, seja para fugir das distrações da vida moderna, plataformas como Evernote, Flipd e Trello garantem ótimas funcionalidades. Basta entendê-las, e você, com certeza, notará o acréscimo de eficiência enquanto estuda, a partir de uma rotina disciplinada.

 

3. Elimine distrações

Já mencionamos, e vale enfatizar: a tecnologia é uma faca de dois gumes. De um lado aparece o potencial de auxílio, mas do outro estão várias distrações que podem colocar em risco a produtividade visando às provas do Enem 2020.

Na hora de estudar, faça o máximo para se esquecer das redes sociais e das maravilhas de entretenimento disponíveis na internet. Se não quer correr o risco de fraquejar e dar aquela conferida nas notificações, desative a conexão Wi-Fi ou coloque o celular no modo avião, por exemplo. Outra medida interessante pode ser a desativação das notificações de determinados aplicativos, deixando habilitado somente o que for necessário.

4. Descanse e alimente-se bem

Engana-se quem pensa que o volume de estudos é o principal fator para definir o potencial retorno na hora H. Pelo contrário: intervalos durante o dia, noites bem dormidas e, inclusive, a alimentação devem receber toda a atenção. Só assim você consegue ganhar produtividade enquanto confere os conteúdos.

Claro que, em determinados momentos, a concentração some, e é preciso esforçar-se para continuar atento. Mas, muitas vezes, a melhor opção é simplesmente aceitar a necessidade de pausar, tomar um café, respirar ar puro, assistir a um filme etc.

Jamais troque a noite pelo dia para estudar: a qualidade e o tempo de sono, de sete a oito horas por dia, são fundamentais. Assim, seu corpo e sua mente estarão muito mais dispostos ao acordar, gerando uma corrente positiva de eficiência nos estudos.

Listamos quatro práticas muito importantes para as provas do Enem 2020, mas que você pode levar para a vida inteira. Além delas, procure fazer anotações sobre o conteúdo e escolher um lugar propício para estudar. O resultado dessa rotina bem-planejada e seguida com constância é uma tendência maior de conquistar seu objetivo ao final dos exames!

Curtiu o post? Então aproveite a visita e assine a nossa newsletter para receber outros materiais exclusivos via e-mail!