ANÁLISE ACERCA DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTAIS (P.A.I.) DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS (FCO)


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Ludmila Mendes Ferreira; Daniel Leles Mendes
Orientador(es): Patrícia Helena Costa Mendes

RESUMO

Introdução: diante do considerável índice de evasão de estudantes de Odontologia devido à dificuldade financeira para aquisição de instrumentais odontológicos e o atual contexto mercadológico do ensino superior, que exige constantes estratégias de inovação por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), destaca-se a relevância e a proficuidade do Programa de Aquisição de Instrumentais (P.A.I), concebido pela Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO), instituição privada de ensino superior localizada no município de Montes Claros, MG.

Objetivo: relatar a experiência dessa IES com a criação e funcionamento do Projeto P.A.I. descrevendo o seu planejamento e organização como um projeto de ensino que tem se destacado como importante estratégia de facilitação para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem de estudantes de Odontologia.

Relato de experiência: Foram adquiridos cerca de 3.400 instrumentais clínicos de 94 diferentes especificações. Os instrumentais utilizados nas atividades laboratoriais foram organizados em kits específicos, assim como os kits utilizados para atendimentos clínicos. O sistema adotado pela IES para cessão dos instrumentais ocorre mediante empréstimo diário.

Conclusão: Notou-se que a iniciativa da FCO, com a criação do Projeto P.A.I, gerou grande satisfação em toda comunidade acadêmica, tendo contribuído para a permanência dos estudantes no curso e a fidelização à IES, além de favorecer a execução do planejamento docente quanto às atividades práticas, comumente, muito prejudicadas pela ausência de instrumentais clínicos por parte dos discentes.