AVALIAÇÃO DA HIGIENE BUCAL DE PACIENTES EM TRATAMENTO ORTODÔNTICO


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Paula Oliveira Da Cunha; Simone Almeida Araújo
Orientador(es): Stéphany Ketllin Mendes Oliveira

RESUMO

Introdução: durante o tratamento ortodôntico, os pacientes são mais suscetíveis a de desenvolverem lesões cariosas e gengivite, pois a presença de acessórios dificulta a higienização.

Objetivo: realizar uma revisão de literatura para identificar as condições de higiene bucal e suas dificuldades em pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico fixo.

Metodologia: realizada uma busca de trabalhos publicados no período de 2014 a 2021, nas bases de dados Medline, Scielo e Lilacs, sendo incluídas revisões sistemáticas e não sistemáticas, estudos do tipo caso clínico, pesquisa clínica e levantamentos epidemiológicos. Os descritores utilizados para esta busca foram: doença periodontal, promoção de saúde, saúde bucal, ortodontia, higiene bucal e a combinação entre eles.

Conclusão: verificou-se que a frequência diária de escovação dentária foi mais satisfatória quando comparada ao uso do fio dental. Sobre as instruções de orientação da escovação, após a instalação do aparelho, constatou-se que foram mínimas, sendo necessária a instrução dos cuidados da higienização pelo ortodontista.