AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO CUIDADOR DE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Letícia Durães Pereira; João Victor Martins Guedes
Orientador(es): Stéphany Ketllin Mendes Oliveira Teixeira

Resumo

Introdução: o termo Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) é utilizado para caracterizar indivíduos que não apresentam os padrões considerados normais para a sociedade, por possuírem algum desvio da normalidade. Os cuidadores de PNE precisam ser instruídos sobre como proceder corretamente frente à limpeza da boca deste paciente, para contribuir na melhoria da sua saúde bucal.

Objetivo: avaliar a percepção do cuidador sobre a saúde bucal de PNE de uma Escola Especial da cidade de Januária – MG.

Metodologia: estudo de caráter descritivo do tipo transversal e quantitativo, apreciado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e aprovado sob o parecer de nº 2.803.384. Utilizou-se como instrumento de coleta dos dados um questionário, aplicado aos cuidadores de PNE da Escola Especial Dirceu de Oliveira Santos/APAE, da cidade de Januária-MG. 

Resultados: observou-se que mais da metade dos cuidadores são do sexo masculino (53,85º%), no grau de parentesco (25,64%) são cuidadores, 7,69% eram pai ou mãe, 17,95% irmãos, 12,82% tia/tio ou avó/avô e com 23,08% outros. 33,33% dos cuidadores classificam a higiene bucal do PNE como regular. Dos entrevistados, 46,15% consideram a saúde bucal importante para o estado geral de saúde do paciente. Quanto à frequência de higienização bucal no paciente, (41,02%) responderam: duas vezes ao dia. 66,67% disseram que acredita que existem materiais e técnicas que podem ser usados com eficiência no paciente. 55,55% classificam como difícil os níveis de dificuldade em abrir e manter aberta a boca do paciente. Em relação ao uso de escova, os cuidadores acreditam que facilitaria a higiene bucal do paciente, escova com cabo adaptado (50%). 48,72% dos cuidadores não fazem o uso de fio dental. 35,14% conhecem e não fazem uso de fio dental no paciente.

Conclusão: mesmo havendo conhecimento, em alguns aspectos, percebe-se que os cuidadores de PNE demonstraram que não são de sua expertise muitos elementos relacionados à saúde bucal.