CARACTERIZAÇÃO E SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE ODONTOPEDIATRIA


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Karolinny P. D. Oliva; Lavínia Rayane G. de Souza; Maria Clara Santos
Orientador(es): Ludmilla Regina de Souza David

RESUMO

Introdução: as clínicas das Instituições de Ensino Superior em Odontologia têm o compromisso com a formação profissional qualificada, bem como, atender as demandas dos usuários.

Objetivo: conhecer o perfil e a saúde bucal de pacientes atendidos na clínica escola de odontopediatria da Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO), Montes Claros, Minas Gerais.  

Metodologia: estudo descritivo, retrospectivo, com uma abordagem quantitativa, realizado a partir da coleta de informações de prontuários clínicos e aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer nº 4.894.751. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos a análises descritivas e ao teste qui- quadrado no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® 19.0.

Resultados: os pacientes atendidos na clínica-escola de odontopediatria apresentaram idade média de 7,3 anos, 51,3% foram do gênero masculino, 82,5% já havia realizado consulta odontológica prévia, 60% apresentavam uma higiene bucal satisfatória, 90% deles tinham cárie, 5% com mancha branca ativa e 2,5% com mancha branca inativa. Indicações de exodontia e de endodontia foram percebidas em 12,5% dos casos. As mais frequentes motivações para consulta foram avaliação geral (31,3% dos casos), seguida dos relatos de dor (22,5%) e queixas de cárie (21,3%). Dentre as crianças com higiene bucal insatisfatória, percebeu-se que a maioria delas tinha experiência odontológica prévia (85,7%) (p < 0,05), indicação de tratamento endodôntico (63,4%) (p < 0,05) e indicação de exodontia (63,4%) (p < 0,05).

Conclusão: espera-se que a caracterização das crianças atendidas na FCO possa subsidiar ações na instituição que visem à excelência do processo de ensino-aprendizado e do atendimento ao público.