EFETIVIDADE DO USO TÓPICO DE FLUORETOS NO CONTROLE DE CÁRIE DENTÁRIA


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Letícia Alves Ramos Reis; Simone Lopes Rodrigues
Orientador(es): Isabella Mota Pereira Veloso

RESUMO

Introdução: a cárie dentária ainda é considerada um grande problema de saúde pública e se desenvolve quando há um desequilíbrio no ph do meio bucal em decorrência do metabolismo dos carboidratos da dieta por micro-organismos cariogênicos. Levantamentos epidemiológicos em saúde bucal demonstraram uma prevalência de 26,85% na experiência de cárie em crianças entre 18 e 36 meses. Segundo dados do Ministério da Saúde, aos 5 anos de idade, uma criança possui em média 2,43 dentes com experiência de cárie, sendo que o componente cariado é responsável por mais de 80% do índice e é a maior causa de dor dental, podendo afetar o crescimento e interferir na qualidade de vida das crianças.

Objetivo: revisar a literatura sobre efetividade do uso tópico de fluoretos no controle de cárie dentária em crianças.

Metodologia: foram realizadas buscas bibliográficas nas seguintes bases de dados LILACS e BBO e SciELO, no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Para a busca, foram utilizados os seguintes descritores: “fluoretos tópicos” AND “efetividade” AND “criança”. Não houve restrição quanto ao período de publicação dos estudos. Foram incluídos estudos descritivos, observacionais e revisão de literatura.

Resultados: foram selecionados e incluídos seis artigos nas buscas bibliográficas para leitura completa. Os artigos demonstram que o uso de fluoretos tópicos esteve relacionado à redução da prevalência de cárie em crianças, no entanto, outras formas de absorção de fluoretos, contidas nos cremes dentais e água de abastecimento, também influenciaram no controle da cárie dentária.

Conclusão: os fluoretos tópicos na forma de verniz fluoretado devem ser recomendados para tratamento de cárie ativa, pois a inativação de lesões iniciais esteve associada à melhora da qualidade da higiene das superfícies dentárias.