MANUTENÇÃO DE REBORDO ALVEOLAR UTILIZANDO A TÉCNICA DE REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA E ENXERTO ÓSSEO AUTÓGENO: RELATO DE CASO CLÍNICO


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Katyane Prates Oliveira; Maria Luiza Pereira Souto
Orientador(es): Otávio Cardoso Filho

RESUMO

Introdução: a manutenção de volume do processo alveolar, após exodontia, pode ser obtida por meio de implantes imediatos ou regeneração óssea, associada ou não ao uso de biomateriais.

Objetivo: conduzir um relato de caso clínico com a manutenção do rebordo alveolar em região estética anterior, utilizando a técnica de regeneração óssea guiada com membrana de Politetrafluoretileno e enxerto ósseo autógeno.

Relato de caso: paciente A.M.E. do sexo feminino, 42 anos, residente na cidade de Montes Claros, compareceu à clínica de odontologia da Faculdade de Ciências Odontológicas – FCO, queixando de dor. Após exame radiográfico e avaliação, detectou que o elemento dental 11 da paciente apresentava uma fratura radicular vertical por vestibular e perda do rebordo ósseo desta região. Foi realizada uma análise do diagnóstico e das hipóteses de tratamento para este caso, e a paciente optou pelo procedimento cirúrgico. ocorreu a extração do resíduo radicular e uma reconstrução de rebordo alveolar, utilizando a técnica de regeneração óssea guiada e enxerto ósseo autógeno, para, posteriormente, fazer-se uma reabilitação, utilizando implante e prótese sobre implante.

Conclusão:pode-se concluir, de maneira positiva, que, através da técnica de regeneração óssea guiada com a membrana de politetrafluoretileno e enxerto ósseo autógeno, foi obtido um ganho de volume ósseo necessário para a instalação de um implante dentário naquela região para posterior reabilitação protética.