PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS QUANTO À UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA VIRTUAL APRENDER & ENSI


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Ana Carolina Alves Cordeiro; Hugo Matheus Gomes Campos
Orientador(es): Otávio Cardoso Filho

RESUMO

Introdução: com a pandemia da COVID-19, com a consequente suspensão das atividades letivas presenciais, tornou-se necessária a adoção de estratégias que possibilitassem a continuidade do processo     ensino aprendizagem dos discentes. Assim, a Faculdade de Ciências Odontológicas (FCO) desenvolveu e implantou a plataforma virtual  Aprender & Ensinar. Trata-se de uma ferramenta tecnológica que permite organizar e distribuir conteúdos por datas através de um calendário acadêmico, onde professores desenvolvem aulas online, avaliações teóricas, disponibilizaram conteúdos de aula, ciclos de estudo Kolb, roteiros de estudo e vídeos.

Objetivo: conhecer a percepção dos estudantes do curso de odontologia da FCO sobre a plataforma Aprender & Ensinar e consolidar informações para promover a melhoria das condições de ensino realizadas por meio das atividades remotas.

Metodologia: aplicou-se um questionário de opinião aos acadêmicos via WhatsApp. Este foi respondido por 336 acadêmicos num universo de 350 estudantes.

Resultado: após analisar e tabular os dados, percebeu-se que 86% dos usuários avaliaram a plataforma positivamente, sendo de fácil operacionalização e praticidade no acesso e 90,5% descreveram os recursos tecnológicos oferecidos pela plataforma como adequados para promover uma aprendizagem de qualidade no curso de odontologia. Dos acadêmicos avaliados, 57,6% disseram estabelecer autonomia na realização das atividades propostas como fundamental para aquisição do conhecimento durante as atividades remotas, entretanto, os resultados revelaram que 74,2% não conseguiram gerir e organizar o seu tempo em relação aos prazos estabelecidos pelos docentes.

Conclusão: a plataforma virtual Aprender & Ensinar, implantada pela FCO para a promoção do processo ensino aprendizagem durante as práticas de atividades pedagógicas remotas, foi considerada pelos acadêmicos do curso de odontologia uma ferramenta tecnológica capaz de garantir a interação entre      os docentes e os estudantes, além de favorecer de forma significativa o desenvolvimento de conteúdos, possibilitando aos acadêmicos potencializar a capacidade de gestão do tempo durante a realização das atividades.