PERFIL DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA DAS FACULDADES DE CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS QUE UTILIZAM DROGAS PSICOATIVAS


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Ana Sara Oliveira Veloso; Nathalia Marques Martins
Orientador(es): Talita Antunes Guimarães

RESUMO

Introdução: o uso de substâncias psicoativas é reconhecido como grave problema de saúde pública e está presente em diferentes segmentos populacionais, inclusive entre os universitários. O crescimento expoente no consumo dessas substâncias, principalmente entre o público em questão, tem evidenciado uma importante problemática, principalmente diante do seu expressivo risco, prejuízos e consequências para a saúde.

Objetivo: avaliar o perfil dos acadêmicos que utilizam substâncias psicoativas no curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Odontológicas, da cidade de Montes Claros-MG.

Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo. O método utilizado para obtenção dos dados consistiu na aplicação de um questionário online pré-elaborado, cujo o intuito consistiu em responder à problemática levantada. A amostra final da pesquisa contou com 67 acadêmicos matriculados na referida instituição de ensino.

Resultados:na amostra constatou-se que 49,2% relatam que já fizeram uso de substâncias psicoativas, a principal utilizada foi a bebida alcoólica, seguida de cocaína, maconha e LSD. 3,1% utilizam substâncias como forma de recreação. Já 40% relatam o consumo semanal. Entre as emoções descritas 42% dizem sentirem-se felizes, 14,3% relatam reduzir a tensão, outros 11,4% se dizem relaxados ou eufóricos. 61,7 % se sentem deprimidos e 44,6% se sentem pressionados com as atividades cotidianas.

Conclusão: o perfil dos acadêmicos que fazem uso das substâncias são jovens de diferentes faixas etárias, que utilizam o álcool, cocaína e maconha com média semanal e relatam que durante o uso sentem-se eufóricos e alegres, e acreditam que o uso de substâncias psicoativas contribui na redução das tensões da rotina diária.