PERFIL E PREVALÊNCIA DE BRUXISMO EM CRIANÇAS ATENDIDAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Anna Luísa Neves Cardoso; Luan Rabelo Veloso
Orientador(es): Michelle Pimenta Oliveira; Stéphany Ketllin Mendes Oliveira

Introdução: o bruxismo é uma atividade parafuncional do sistema estomatognático que pode causar danos irreversíveis ao longo dos anos. Esta possui característica multifatorial que pode ser causada por fatores sistêmicos, como doenças respiratórias, psicológicos como a ansiedade, e hereditários.

Objetivo: avaliar a prevalência do bruxismo no paciente pediátrico atendido em uma instituição de Ensino Superior no Norte de Minas Gerais.

Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo transversal e quantitativa, foi realizada uma busca ativa de todos os pacientes que foram atendidos no período de 2017 ao mês de julho de 2021 na clínica escola. Sendo incluídos pacientes de ambos os sexos, faixa etária entre 4 e 12 anos de idade e que tenham o registro de bruxismo no prontuário. Foram excluídos da pesquisa pacientes que apresentassem apenas dentes permanentes.

Resultados: a prevalência de bruxismo apresentada pelos pacientes pediátricos da instituição é de 20,16%, formada em sua maior parte pelos meninos (53,3%), hábitos deletérios como a onicofagia já foi realizada por 56,7% das crianças e 30% delas sempre estão ansiosas.

Conclusão: o hábito deletério e o fator emocional estão presentes na maioria das crianças, fato constatado através das informações passadas pelos pais/responsáveis que possuem papel fundamental para a realização de um diagnóstico correto e precoce.