PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA E EDENTULISMO EM IDOSOS NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA


Ano de Publicação: 2021
Autor(es): Brenner Lorenzo Teixeira Silva; Gabriel Dias de Araújo
Orientador(es): Isabella Mota Pereira Veloso

RESUMO

Introdução: no Brasil, a saúde bucal dos idosos é marcada por condições como edentulismo que ocorre comumente devido a problemas gengivais, cárie dentária ou desgastes na estrutura dentária.

Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura sobre prevalência de cárie dentária e edentulismo em idosos.

Metodologia: foram realizadas buscas bibliográficas no período de janeiro e fevereiro de 2021 por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para a busca, foram utilizados os seguintes descritores: “saúde bucal”, “idoso” e “cárie dentária”. Não houve restrição quanto ao período de publicação dos estudos. Foram incluídos estudos descritivos, observacionais e revisão de literatura.

Resultados: foram identificados 65 artigos, sendo 45 na LILACS, 13 na MEDLINE, 11 na BBO-Odontologia, 4 na CVSP-Brasil e 2 na SOF-Segunda Opinião Formativa. Foi realizada a análise pelo título e resumo, sendo pré-selecionados 8 artigos para leitura na íntegra. Destes, foram selecionados 5 artigos. Problemas odontológicos em idosos são complicações advindas de problemas acumulados durante toda a vida destes indivíduos. A deficiência de higiene bucal, falta de orientação correta a respeito da higienização e também a falta de interesse em adquirir informações e instruções acerca da saúde bucal acarretam no aumento da prevalência de problemas bucais.

Conclusão: há uma grande necessidade de um atendimento diferenciado para pacientes idosos, pois nota-se que há uma carência de programas voltados para a melhoria da saúde bucal dos idosos.